A Alegria de Ensinar Design Gráfico

Este final de ano, consegui realizar dois passos importantes para levar os fundamentos do Design Gráfico para designers amadores ou designers iniciantes que tiveram uma formação aquém do ideal.

ler mais

Duas Capas de Livros Bem Diferentes

Mais duas capas criadas para publicações de autores independentes: um livro de negócios e um romance de aventura. Duas capas de segmentos bem diferentes e para públicos leitores diferentes.

ler mais

No Júri do Prêmio Jabuti 2016

Fazer parte do principal prêmio literário e editorial brasileiro como jurado é uma grande honra. Ser convidado para julgar a categoria Ilustração representa um reconhecimento importante de minha carreira como ilustrador.

ler mais

Capa de Livro para Guia de Viagem

Mês passado, tive mais um desafio diferente: criar pela primeira vez a capa para um guia de viagem, mais precisamente um “diário de viagem” escrito pelo simpaticíssimo autor Paulo Mendes.

ler mais

0 comentários

Outros Posts:

À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.

Logomarca? Sim!

Logomarca. Esta palavra foi vítima de muito preconceito e injustiça. O desconhecimento provocou o linchamento de quem ousasse proferi-la. A partir de um artigo de Ricardo Martins, resgato finalmente a justiça.

Livro Não é Caixa de Sabão em Pó

Infelizmente, na ânsia desesperada de promover o livro como produto, algumas editoras transformam suas capas de livros em verdadeiros outdoors — em um apelo desesperado e exagerado para obter a atenção do leitor.

Razões para um Briefing Ruim

Muitos editores falham terrivelmente ao elaborar o briefing de criação para seu designer gráfico editorial. Por que isso acontece?

O Layout Frankenstein!

O “cientista” editorial vai juntando em seu “laboratório” partes que não foram projetadas para atuar juntas e acaba criando este monstro improvisado das capas de livros, destruindo a unidade do projeto e o apelo visual.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...