5 dicas para Autores sobre Capas de Livros

Todo AUTOR quer uma capa vencedora para seu livro. Conheça as 5 dicas essenciais sobre a criação de uma capa de livro de sucesso e turbine sua obra!
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Nesses anos todos, trabalhando como designer de livros, vejo que muitos autores e autoras chegam a mim com muitas dúvidas. Por isso, reuni aqui essas 5 dicas sobre capas de livros para ajudar vocês, que desejam lançar um livro independente.

Introdução

Sendo simples e direto:

A capa é o principal elemento de toda divulgação de seu livro. Ela é a embalagem comercial de sua obra.

Sim, a capa de seu livro está muito mais ligada à marketing e vendas que a parte editorial. É a capa que ilustra 100% das peças de divulgação de sua obra. É ela que vai atrair a atenção de seu leitor nas prateleiras das livrarias físicas e nas páginas da Amazon e criar o primeiro interesse pelo seu livro. Além disso, é a capa que reúne os outros três elementos mais importantes para o sucesso comercial de seu livro: o titulo, o subtítulo e o texto de apresentação de sua obra (que aparece na contracapa).

O profissional que tem a função de criar capas de livros é um designer editorial, um especialista que chamamos no mercado de capista.

A missão do capista é visualmente conectar seu livro ao seu leitor, chamar sua atenção. Este profissional estudou a fundo teoria e técnicas de design gráfico e comunicação visual e, por isso, está apto a traduzir de forma visual as intenções comerciais de seu livro. O investimento é válido pois, lançando um livro, você está colocando no mercado a sua própria imagem pessoal e profissional à prova. E ninguém quer arriscar a própria imagem.

Introdução feita, é hora de passar as 5 dicas para que você tenha uma capa de livro que realmente impacte seus leitores. Minhas principais recomendações são:

  • Foco no leitor
  • Defina o público de seu livro
  • Simplicidade e objetividade
  • Contrate o profissional certo
  • Liberte seu capista

1) Foco no leitor

Um dos principais enganos que os autores cometem na hora de solicitar, analisar ou aprovar a capa de seu livro é esquecer do leitor e focar em seu próprio gosto pessoal. Ou seja, o escritor se preocupa em satisfazer apenas suas próprias expectativas.

Na verdade, todo o processo de criação da capa de um livro deve ser focado principalmente em encantar os leitores. Não em apenas satisfazer os desejos do próprio autor.

A capa deve ser criada com métodos eficientes baseados em critérios estéticos, técnicos e comerciais mais assertivos, sem depender tanto de fatores subjetivos como gosto, opinião ou intuição.

Por isso, capista e autor, devem trabalhar juntos.  Unindo forças para agradar os leitores, os potenciais compradores do livro. Só assim o livro terá chance de sucesso.

2) Defina o público de seu livro

Você compreendeu que a capa de livro deve ser focada no seu público-leitor, certo? Então, certamente precisamos definir muito bem quem é este público.

Abandone a sedutora ideia que seu livro é para todas as pessoas que se interessam pelo assunto. Quanto mais precisamente definir o “leitor ideal” para seu livro, maior será a chance de encantá-lo e vender mais livros.

Comece imaginando o perfil de leitor que mais necessitaria de seu livro ou aquele que mais se beneficiaria com seu conteúdo. Imagine esse perfil como uma pessoa existente. Em marketing, chamamos essa personificação do consumidor de “persona”.

Crie a persona que representa seu leitor. Faça isso definindo as principais características do leitor ideal para sua obra. Estabeleça o gênero, a faixa etária, a escolaridade, a classe social, a localização geográfica, os hábitos de leitura, o tipo de profissão. Liste também as principais necessidades que este público apresenta em relação ao tema de seu livro. Além disso, identifique os desejos e ambições deste público e os principais obstáculos para que eles encontram para preencher esses objetivos.

Exemplo: Meu público prioritário são mulheres na faixa de 30 a 40 anos. Moram na região Sudeste do país. Pertencem à classe A/B e tem formação superior.
Mônica tem um perfil independente. É profissional liberal, divorciada e têm dois filhos pequenos. Ela encontra grande dificuldade em equilibrar sua vida profissional com a vida familiar. Por ser muito atarefada, tornou-se uma mulher muito prática e objetiva. Mesmo assim, não consegue cuidar direito de sua alimentação e saúde. Como lazer adora passear com seus filhos. Está acostumada a comprar livros de desenvolvimento pessoal de autores como Roberto Shinyashiki, além de livros técnicos relacionados à sua profissão.

Conhecendo o perfil de seu público, não só seu livro será criado com foco, como seu capista poderá escolher a linguagem visual ideal para este leitor específico. Assim, a capa criada vai cativar seu leitor de forma muito mais envolvente e relevante.

3) Simplicidade e objetividade

A capa de livro é o principal elemento comercial da publicação. Ela não é uma obra de arte para ser analisada lenta e demoradamente. A capa é, na verdade, um elemento de percepção rápida para despertar a curiosidade do leitor ao primeiro olhar.

Para atiçar rapidamente a curiosidade e despertar o interesse do seu leitor, a capa de livro deve ser simples e objetiva. Precisa apresentar poucos elementos: um elemento visual forte e textos impactantes, mas curtos.

Infelizmente, poucas editoras explicam isso para seus autores. Muitos autores, empolgados com a própria obra, querem colocar toda uma narrativa visual na capa. Buscam representar, explicar ou resumir todo o conteúdo de seu livro. E, para isso, utilizam diversas imagens, além de muito texto. 

O resultado para o leitor é o excesso de informações visuais e textuais. Essa quantidade de informação é muito difícil de ser interpretada rapidamente. E, diante de muita informação para decodificar, a chance do cérebro simplesmente ignorar esta capa é grande.

É importante que o autor compreenda que a capa de livro não serve para resumir, explicar ou sequer antecipar muitas informações sobre a obra. Serve sim para impactar, instigar a curiosidade e atrair a atenção do leitor.

4) O profissional certo

A menos que esteja produzindo um livro sem intenções comerciais e com baixíssima tiragem para distribuir apenas para amigos ou familares, você vai precisar de um capista profissional.

E, mesmo contratando um profissional, vejo autores obterem resultados ruins por desconhecerem os critérios para a escolha de seu capista.

Seguem algumas dicas:

  1. Procure sempre contratar um designer gráfico com boa experiência no mercado editorial. Este profissional é conhecido como designer editorial. Lembre: não adianta o profissional ser ótimo em criar marcas, logotipos, folhetos e websites, se ele não tem um bom portfólio mostrando capas de livros.
  2. Analise sempre o histórico, a experiência e o portfólio de capas do profissional. Busque competência, boa comunicação e bom atendimento. Analise também se o custo é compatível com o nível e experiência do profissional.
  3. Contrate um capista com boa experiência no mesmo tipo de livro que está planejando publicar. Se você pretende publicar um livro sobre política internacional, não adianta contratar um designer que tenha trabalhado apenas em livros de romances adolescentes. 

5) Liberte seu capista!

Muitos autores, por falta de experiência na área editorial, abordam o designer capista com uma ideia fechada e pronta:

“Olha, Rubens, quero uma capa azul, com titulo bem grande. Gostaria que ela tivesse uma foto de um executivo correndo. Atrás dele um relógio com os ponteiros andando muito rápido”

ou

“Rubens, já tenho uma capa pronta que eu mesmo criei. Você pode fazer uns ajustes e melhorias para deixá-la mais profissional?”.

Nada contra o autor fazer sugestões ao capista. É sempre importante a participação ativa do autor.

Mas, ao procurar o capista profissional já com uma ideia fechada na cabeça, o escritor acaba limitando a capacidade do designer profissional criar a solução ideal, ou seja, uma capa que tenha uma mensagem impactante, comercialmente eficiente e que chame realmente a atenção do leitor em meio aos muitos livros concorrentes.

O papel do designer não é embelezar a ideia do autor, mas sim criar todo o conceito da capa para que ela represente o autor e sua mensagem da maneira mais eficiente possível.

O autor independente é um grande conhecedor de sua própria obra, de seu texto e também do tema que trata em seu livro. Mas, ele precisa reconhecer que, geralmente, tem pouco conhecimento sobre o mercado editorial e livreiro. Além disso, apresenta nenhum conhecimento sobre design gráfico e comunicação visual.

Nunca me esqueço de um autor que chegou com uma ideia pronta. Como profissional experiente, percebi claramente que era uma ideia um pouco óbvia, imatura. Ela sequer tocava no conceito chave que valorizaria a obra aos olhos do público. Enfim, uma ideia que subestimava muito seu leitor. Quando perguntei se ele estava aberto a outras sugestões, ele respondeu:

“Não, Rubens, esta ideia me veio em um sonho e, por isso, tenho certeza que é perfeita para meu livro”.

Fiquei sem argumentos, agradeci e, educadamente, indiquei outro profissional para ajudá-lo.


Leia também:

A Capa de Livro e Seus Mitos
O que Escrever em uma Capa de Livro



Rubens Lima

rubens Lima

São mais de 25 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

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