blog "o capista"

Case: À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O ano era 1998. Depois de dois estágios e dois empregos em seguida — O estúdio Adesign e a Agência de Propaganda Fischer — eu estava, pela primeira vez, sem emprego fixo. Fazendo (poucos) trabalhos freelancers e pensando em montar meu próprio negócio.

Nessa época, fui a diversas palestras para começar a ganhar conhecimento para empreender. Em uma delas, o palestrante argumentava sobre a importância de conhecer técnicas de vendas em qualquer negócio que você esteja envolvido. Como material complementar, ele indicou o livro “Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender” de Frank Bettger (1888 -1981). Sai dali e fui voando para a velha Livraria Siciliano comprar o livro!

Fiquei deslumbrado com a obra do autor americano. Eu, que até então só pensava na parte técnica de minha profissão, recebi uma verdadeira iluminação profissional. Compreendi a importância de saber vender meu serviço, de entender como o outro ser humano pensa, tentando descobrir suas reais necessidades e desejos. Aprendi a falar (um pouco) menos e saber escutar quando se interage com um cliente (sabendo “escutar” inclusive o que não é dito).  E, principalmente, Bettger me ensinou a realmente me importar com o lado humano do cliente, a querer genuinamente ajudá-lo. Não à toa, esta obra é a base de muitos livros sobre vendas até hoje. Guardo com carinho esta edição que comprei há 20 anos, na tentativa de não esquecer esses ensinamentos.

Voltando a 2018. Uma bela tarde recebo um e-mail de um editor me perguntando se eu estava disponível para criar a capa de um livro antigo sobre vendas, cuja primeira edição foi lá pelos anos 1950. Para minha surpresa, o livro era justamente o clássico de Frank Bettger, agora renomeado no Brasil com o título “Do Fracasso ao Sucesso em Vendas”. Fiquei muito emocionado. A vida realmente é um ciclo. Eu tinha agora a chance de retribuir postumamente ao velho Bettger, todos os ensinamentos que ele me entregou em seu livro.

O desafio era difícil, esse livro sempre teve péssimas capas ao longos dos anos e o descaso das várias editoras pelas quais passou (aqui e lá fora). Além disso, o mercado de livros sobre vendas tem certos clichês que precisam ser respeitados, ao mesmo tempo que precisamos dar um toque de criatividade, dando diferencial ao livro para chamar a atenção do leitor em meio a tantos livros de vendas.

Abaixo, algumas capas nacionais e internacionais que o livro “sofreu” ao longo dos anos:

Por ser um livro de muita importância para mim, sofri um bocado para criar as opções de layouts para a Editora. O inimigo era uma cobrança ferrenha vinda… de mim mesmo!

Na primeira apresentação de layouts, optei por mostrar um layout mais forte e outro mais dinâmico. Ambos tentando explorar conceitualmente esta “virada” do fracasso para o sucesso, tentando visualmente dar um ar mais contemporâneo à publicação e usando recursos visuais para manter o resultado bem conectado ao universo de vendas.

A Editora escolheu o primeiro layout mas solicitou que as cores fossem mais vivas, que chamassem mais a atenção. Pediu também que fosse retirada a textura do layout original. O layout final aprovado e publicado foi este aqui:

rubens-lima-capista-9

rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.