Os Fundamentos do Design Gráfico

O que é preciso aprender para ser um designer gráfico realmente profissional? Por que?
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Muitas pessoas me procuram para saber que tipo de conhecimento precisam ter para serem designers realmente profissionais e terem sucesso no mercado.

Infelizmente, no mercado de design gráfico ainda temos muitos amadores. São pessoas que, apesar de gostarem muito de design, não têm formação e nunca receberam conhecimento técnico, teórico ou prático sobre a profissão. Muitas vezes, isso acontece por simples falta de oportunidade para aprender. Ou até falta de orientação sobre o que é preciso aprender.

A maioria desses designers iniciantes ou amadores acabam apenas fazendo cursos ou assistindo tutoriais de softwares (Photoshop, Corel Draw, Illustrator, InDesign etc) e achando que, com isso, já estão prontos para o mercado. E acabam sendo explorados por maus clientes e não respeitados por seus colegas.

Muitos não percebem que o software é apenas a ferramenta que se usa para materializar sua criação, seu projeto. Sem saber criar de maneira profissional não há software que ajude. E esse conhecimento apenas de programas não vai diferenciá-los do “garoto ou mocinha que sabe desenhar no computador”.

Para ter sucesso e respeito profissional, é preciso ir atrás da verdadeira base do aprendizado de design: OS 5 FUNDAMENTOS DO DESIGN GRÁFICO. E aí sim, ser considerado um designer gráfico realmente profissional.

Esses fundamentos são:

  • Processo de criação/projeto
  • Composição
  • Tipografia
  • Cor
  • Elementos Visuais

No texto abaixo, vou explicar a importância de cada um desses fundamentos:


1 – Projeto / Processo de Criação

Infelizmente, muitos designers iniciantes e as vezes até designers atuantes não seguem um processo de criação, uma metodologia de projeto. Trabalham em sistema anárquico, de puro caos. E seus resultados, naturalmente, passam longe da eficiência.

É extremamente importante para o designer ter uma metodologia de projeto consistente com etapas de criação bem definidas. É essencial para se chegar a um resultado eficiente e rápido para seu cliente.

Não podemos depender apenas de intuição ou lampejos de criatividade. O projeto de design é algo bem racional, com objetivos de comunicação bem definidos. É necessário ter um método eficiente que te leve da criação do conceito inicial até a apresentação final ao cliente.

2 – Composição

composição é justamente o que estrutura todo projeto de design gráfico. Ela nos ajuda a organizar e hierarquizar os elementos visuais dentro do espaço. E também nos auxilia a estabelecer relações entre esses elementos. É fundamental conhecer estruturas básicas como o grid modular e a regra dos terços — entre outros.

Quem não conhece técnicas de composição está sempre “jogando” coisas no papel ou na tela de forma aleatória. E o resultado disso costuma ter uma aparência bem amadora.

3 – Tipografia

O texto é elemento vital no trabalho de um designer gráfico. É muito importante conhecer as famílias de fontes, a diferença de desenho entre elas, seus diferentes usos. Um bom designer sabe selecionar, combinar e manipular fontes e textos para que auxiliem na comunicação da mensagem visual de forma coesa com o resto da peça gráfica. Um designer preparado tecnicamente sabe criar manchas de texto, manipulando variáveis como corpo, peso, alinhamentos, orientação, entrelinhas, entre letras, kerning.

Vejo designers, sem esta base técnica, apresentarem uma dificuldade enorme em selecionar e combinar fontes — e muitas vezes arruínam seu projeto com combinações absurdas e exageradas de famílias tipográficas — o que dá tom amador às suas peças gráficas.

4 – Cor

A cor é importante na comunicação visual pois influencia o observador de maneira psicológica e até (como a ciência já prova) fisiológica. Além disso, é inegável a sua força como atributo simbólico. Sendo assim, o designer deve conhecer muito bem a teoria das cores, o círculo cromático, os diferentes sistemas de cor e esquemas de cores (monocromático, análogo, complementar — além das tríades, tétrades etc) .

Quem desconhece a teoria das cores ou não sabe aplicá-la vai estar sempre “chutando” combinações de cores, muitas delas incompatíveis com a peça gráfica ou com a mensagem que seu cliente deseja passar.

5 – Elementos Visuais

Se design gráfico fosse teatro, com certeza, os elementos visuais (ou elementos gráficos) seriam os “atores” da nossa “peça” visual. Por isso, é preciso conhecer bem cada elemento para que haja uma composição funcional, harmônica e coerente. 

Os principais elementos visuais que um designer deve dominar são: linhas, formas, padrões, texturas, imagens e ilustrações. Por isso, é preciso saber as funções de cada elemento, como utilizá-los e quais são suas variantes.

E não podemos esquecer um elemento visual que muitos designers não sabem utilizar: o espaço em branco, conhecido também como espaço negativo ou espaço vazio. Um dos pontos que diferenciam um designer amador de um profissional é justamente como ele lida com o espaço vazio. Um designer amador, normalmente preenche todos os espaços do projeto, não deixando área para respiro, sufocando o observador de tanta informação visual.


Conclusão

Aprender e evoluir em cada um desses fundamentos técnicos irá torná-lo um designer mais profissional e mais preparado para atender clientes melhores, maiores (e, é claro, que pagam bem melhor). Não é um diploma que separa designers profissionais de designers amadores — é o conhecimento técnico, teórico e prático em Design Gráfico e Comunicação Visual.

Rubens Lima

rubens Lima

São mais de 25 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. É pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição e Publicação de Livros) e professor de Design Editorial.

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