blog "o capista"

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muitas vezes, vejo o designer gráfico iniciante ou amador adotar um “software de estimação”, ou seja, ele elege um software favorito, aquele que ele tem mais facilidade em trabalhar e faz todo tipo de projeto nele. Um exemplo: alguns designers adotam o Adobe Photoshop e então o utilizam para criar e desenhar logotipos, marcas, capas de livros, folhetos, ilustrações, gráficos… tudo. Como o software não foi desenvolvido para muitas dessas aplicações, há uma perda de produtividade e eficiência.

O ideal é sempre utilizar o software mais adequado para cada tipo de projeto em design gráfico. Podemos dividir esses softwares em três categorias básicas:

  • Softwares de desenho vetorial
  • Softwares de edição de imagem
  • Softwares de editoração

No quadro abaixo, separo esses três tipos de software, alguns exemplos de aplicações e mostro alguns produtos do mercado em cada categoria, inclusive opções gratuitas.

Softwares para design gráfico

No meu caso específico, eu utilizo a suite de produtos da Adobe. Como capista, sem dúvida nenhuma meu software principal é o de editoração — Adobe InDesign — o tipo mais indicado para projetos de livros. Mas também utilizo o Illustrator e Photoshop, mas cada um na sua função.

Por exemplo: utilizo o Illustrator quando tenho que criar um selo de desenho mais complexo para aplicar na capa de livro. O photoshop, eu utilizo para criar montagens fotográficas, fundos ilustrados ou texturas que também serão utilizadas na capa. E, depois, junto tudo isso no InDesign para dar saída para impressão.

Sempre oriento meus alunos que eles não precisam conhecer ou dominar todos os softwares do mercado, mas precisam ter facilidade em trabalhar com, pelo menos, um software de cada tipo que mostramos: um software de desenho vetorial, um software de edição de imagens e um software de editoração.

Sucesso sempre, galera!

rubens-lima-capista-9

rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.