Capas de Livros para Coleções

por

Um dos projetos mais desafiadores para um designer gráfico editorial é, sem dúvida, a criação de capas de livros para coleções ou séries. O desafio em cada coleção é estudar e definir o padrão visual. Criar os elementos que as capas terão em comum — e que serão fixos, se repetindo para o leitor compreender que os volumes fazem parte de uma mesma série. E determinar os elementos que serão variáveis em cada volume  — para ficar claro para o leitor que não é o mesmo livro e sim volumes diferentes de uma mesma série.

Capas de Livros para Coleções

Capas de Livros para Coleções

Ficou claro que a palavra chave para um projeto desses é padrão. E a maior dificuldade que os designers encontram em um projeto de série é mostrar às editoras a importância de termos também um padrão editorial para a coleção. Um padrão de conteúdo e de texto para as capas.

É algo extremamente simples: se temos um subtítulo e uma chamada na capa do primeiro volume da serie, o ideal é manter o padrão editorial e ter um subtítulo e uma chamada em todos os volumes da coleção. Outro exemplo: se temos um texto de 2 parágrafos curtos na quarta capa e uma citação, o ideal é que nos outros volumes a quantidade de texto na quarta capa seja mais ou menos equivalente.

Infelizmente, na prática, não é o que acontece. O conteúdo de cada volume vem sem padrão nenhum. E o leitor acaba perdendo aquela sensação de “familiaridade” que uma série deve causar. Este é mais um exemplo da falta de comunicação e diálogo entre os profissionais responsáveis pelo conteúdo dos livros e os profissionais responsáveis pela parte visual.

Capas de Livros para Coleções

0 comentários

Você gosta de produção de livros e design editorial?

Então vai gostar dos conteúdo que tenho para entregar periodicamente para você: posts, vídeos, PDFs, e-books, webinares grátis, cursos, workshops e palestras! E, em breve, incluirei conteúdo sobre marketing editorial! Vem pra lista do Capista, vem! Após fazer seu cadastro, você vai receber, gratuitamente, o primeiro conteúdo: um guia rápido apresentando o processo profissional de criação de capas de livros em 5 passos! Briefing, Pesquisa, Ideia, Layout e Finalização.

Mais no Blog "O Capista":

As Melhores Capas de Livros

A Paste Magazine faz uma boa seleção periódica das melhores capas de livros. Ótimo material para estarmos atentos ao que acontece no mercado internacional.

Você de capa de livro nova!

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

A Estrutura de uma Capa de Livro II

Saiba mais sobre a estrutura de conteúdo de uma capa de livro. Como é o titulo ideal? Qual o real papel do subtítulo? O que colocar na biografia do autor?

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...