Capas de Livros para Coleções

A palavra chave para um projeto gráfico de coleção é “padrão visual”. E a maior dificuldade que os designers encontram é mostrar às editoras a importância de termos também um padrão editorial para a coleção.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Um dos projetos mais desafiadores para um designer gráfico editorial é, sem dúvida, a criação de capas de livros para coleções ou séries. O desafio em cada coleção é estudar e definir o padrão visual. Criar os elementos que as capas terão em comum — e que serão fixos, se repetindo para o leitor compreender que os volumes fazem parte de uma mesma série. E determinar os elementos que serão variáveis em cada volume  — para ficar claro para o leitor que não é o mesmo livro e sim volumes diferentes de uma mesma série.

Ficou claro que a palavra chave para um projeto desses é padrão. E a maior dificuldade que os designers encontram em um projeto de série é mostrar às editoras a importância de termos também um padrão editorial para a coleção. Um padrão de conteúdo e de texto para as capas.

É algo extremamente simples: se temos um subtítulo e uma chamada na capa do primeiro volume da serie, o ideal é manter o padrão editorial e ter um subtítulo e uma chamada em todos os volumes da coleção. Outro exemplo: se temos um texto de 2 parágrafos curtos na quarta capa e uma citação, o ideal é que nos outros volumes a quantidade de texto na quarta capa seja mais ou menos equivalente.

Infelizmente, na prática, não é o que acontece. O conteúdo de cada volume vem sem padrão nenhum. E o leitor acaba perdendo aquela sensação de “familiaridade” que uma série deve causar. Este é mais um exemplo da falta de comunicação e diálogo entre os profissionais responsáveis pelo conteúdo dos livros e os profissionais responsáveis pela parte visual.

Rubens Lima

rubens Lima

São mais de 25 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. É pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição e Publicação de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

Por que Publicar um Livro?

Um livro, além de uma realização pessoal, é uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e profissional que vai alavancar sua carreira.

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui revelamos os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de seu livro!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.