Case: Você de Emprego Novo! de Taís Targa

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Foi uma honra e uma grande responsabilidade ser escolhido por Tais Targa para ser o criador da capa de seu primeiro livro “Você de Emprego Novo!”. A obra reúne o conhecimento profissional adquirido por ela em mais de 20 anos de carreira.

Tais Targa é psicóloga e coach especializada em recolocação e transição de carreira. Top Voice do Linkedin, ela tem uma plataforma de mais de 500.000 fiéis seguidores, que se beneficiam diariamente de seu conteúdo de qualidade.

Logo no primeiro contato com a autora, percebi o quanto ela era apaixonada pelo seu trabalho e o quanto ela genuinamente queria auxiliar as pessoas. Sua ajuda não se limitava ao processo de recolocação das pessoas no mercado. Abrangia também a reconstrução da confiança e autoestima das pessoas que passam pela situação de desemprego.

Primeira Apresentação

Na primeira apresentação dos layouts, mostrei à Tais três caminhos diferentes que poderíamos seguir para sua capa de livro:

  • Destaque para o título forte e, como imagens secundárias, um conjunto de ícones e uma imagem pequena da autora;
  • O foco sendo uma imagem forte que simbolizasse a conquista de um novo emprego (o crachá)
  • Uso de uma ilustração, algo mais informal e alegre, representando o orgulho de estar recolocada no mercado (a volta da autoestima):
Taís Targa - Livro - Você de Emprego Novo!

O caminho que mais atraiu a autora e que, segundo ela, melhor representava a ideia do livro para seus leitores era a ideia do crachá. É o símbolo do maior troféu que alguém que procura recolocação pode conseguir. Um comentário super pertinente que ela fez foi que, apesar de ter gostado da capa, faltava “vida” nela.

Segunda Apresentação

Partindo desse comentário, fiz estudos para trazer “vida” a capa do livro. Primeiro, apenas uma mudança na paleta de cores. Em seguida, adicionando a figura humana à capa (o detalhe da mão que segura o crachá).

O feedback da autora foi bem positivo!

Taís Targa definitivamente achou que a inclusão da figura humana resolvia a questão sem precisar alterar as cores. A equipe da autora sugeriu a ela que a mão fosse de uma mulher. Uma ótima sugestão. O próximo passo foi selecionar em bancos de imagens fotos que poderiam atender bem a solicitação da autora e sua equipe.

Uma Enquete com o Público

A autora escolheu as fotos 2 e 6 para trabalharmos. Sugeriu Também que apresentássemos os dois layouts para seu público no Linkedin, para seus mais de 500.000 seguidores. Sim, eles escolheriam a capa final!

 Essas foram as duas opções apresentadas na rede social:

Taís Targa - Livro - Você de Emprego Novo!

A opção 2 ganhou disparado (que também era minha preferida). O público achou que a segunda opção de capa era a “cara” da autora. Uma imagem mais dinâmica que tinha mais energia e emoção. O bacana é que perceberam isso apenas na maneira que a moça segura o crachá. Não foi preciso mostrar rosto, expressões faciais, nada.

Taís Targa - Livro - Você de Emprego Novo!

Em comunicação visual, sugerir é algo muito mais forte que mostrar.

Poucos editores do meu segmento compreendem esse fato — e sempre insistem para os designers serem literais demais nas capas, subestimando o leitor. Se fosse em outra casa editorial, certamente teríamos na capa da Taís Targa o rosto de uma mulher, sorrindo, olhando diretamente para a câmera. Por isso, parabéns aos editores Henrique Farinha e Cláudia Rondelli que ajudaram muito no processo todo.


Leia outros cases:

Case: Redesign de capa de livro de ficção
Case: À Bettger com Carinho


Rubens Lima

rubens Lima

São quase 30 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui vou revelar os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de sua obra!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.