Como Produzir um Livro Independente?

Compreenda melhor as etapas para produzir um livro independente. E mais: conheça um método diferente para organizar a criação de seu livro.
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Hoje, produzir um livro independente é uma realidade. Ou seja, a ideia de um autor produzir e publicar seu livro, sem passar pelo desanimador processo de aceitação ou aprovação de editoras, está cada vez mais acessível a todos!

Mas, isso não quer dizer que transformar seu texto no produto chamado livro seja tarefa fácil. Para atingir melhores resultados com seu leitor e vender mais livros é preciso conhecer um pouco sobre produção editorial. E este é justamente o objetivo deste artigo.

O projeto de um livro

Em meu método “Publicar Para Vencer“, desenvolvido para criação, produção e publicação de livros independentes na área de desenvolvimento profissional e pessoal, eu dividi o projeto de um livro em 5 grandes etapas:

  1. Planejamento
  2. Identidade
  3. Criação
  4. Produção
  5. Marketing e Venda

Este novo método surgiu quando, depois de 25 anos trabalhando no mercado editorial, percebi que a maneira que muitas editoras produzem seus livros é a mesma de 100 anos atrás. Um processo lento, informal, artesanal — e muitas vezes confuso e ineficiente. As etapas editoriais e comerciais se enroscam sem diálogo e relação entre elas. O caos.

Foram 2 anos rabiscando processos diferentes até chegar a forma ideal do método “Publicar Para Vencer“.

O processo se inicia na etapa de planejamento, quando são estabelecidas as premissas essenciais que formarão a linha mestre de todo o projeto: a definição do propósito do autor e objetivo da obra, a escolha do tema e do assunto específico, identificação do público-alvo, definição do valor a ser entregue ao leitor, análise de mercado e dos concorrentes, definição de linguagem, a construção da estrutura básica de conteúdo, entre outras.

Na etapa de identidade, o foco é a criação da capa do livro, a escolha do título e subtítulo e a criação do texto de apresentação da obra (a ser utilizado na contracapa do livro e nas páginas das livrarias digitais). Tendo uma identidade comercial criada no princípio do processo, é possível começar a pré-divulgação do livro e criar clima e expectativa para o lançamento, bem antes de ter o livro pronto.

Na etapa de criação, entram o processo de escrita (calendário), edição e preparação de texto. Sim, o livro é escrito baseado em todas as definições de planejamento e já tendo uma identidade comercial. Tudo vira inspiração. O processo de escrita deixa de ser uma batalha terrível contra a folha em branco.

Falando em “produzir o livro”, a etapa de produção foca principalmente na parte interna da publicação (que chamamos no mercado editorial de “miolo” do livro): projeto e diagramação, solicitação de ISBN e ficha catalográfica revisão e impressão.

A etapa 5, marketing e venda, envolve a estratégia para o livro atingir seu máximo potencial de vendas. Esta etapa, envolve desde as decisões sobre modelo de venda, forma de distribuição e precificação e também envolve a criação da plataforma do autor (website, blog, lista de e-mail, redes sociais) e dos materiais de divulgação (anúncios on-line, booktrailer e press-relase).

Agora que compreendem melhor as etapas de um projeto completo de livro, podemos focar especificamente na etapa de produção. Como falei acima, a produção do miolo de um livro é dividida em quatro partes:

  1. Projeto e Diagramação
  2. Solicitação de ISBN e Ficha Catalográfica
  3. Revisão
  4. Impressão

A. Projeto e Diagramação

Enquanto a capa é um elemento da identidade comercial de seu livro, conectado muito mais à marketing e vendas, ou seja, focado em atrair e conquistar o leitor, a parte interna do livro (miolo) é puramente editorial, focada totalmente no conteúdo do livro.

projeto do miolo é realizado por um designer editorial e tem três objetivos principais:

  • organizar e dar legibilidade à sua obra, ou seja, dar ao leitor uma leitura agradável, natural e sem esforço.
  • dar ao miolo identidade compatível com o segmento, tema e assunto do seu livro, mas evitando o excesso de distrações visuais que atrapalhem o foco no texto.
  • fazer com que a parte interna tenha coerência visual com a linguagem da capa, tornando o livro um objeto único.

Portanto, é nessa etapa é que definimos:

  • a tipologia (fonte) para o texto e títulos
  • os tamanhos e pesos das fontes (hierarquia visual)
  • as margens da página e o tamanho da mancha de texto
  • os espaçamentos: entrelinhas, entre parágrafos, recuos e indentações
  • os elementos visuais que podem ajudar a organizar a página

diagramação é justamente a aplicação deste projeto editorial, destas definições, em todo o texto, em todas as páginas do livro.

Ao produzir um livro, esta diagramação pode ser realizada pelo mesmo designer que criou o projeto. Ou pode ser realizada por um profissional específico, o diagramador. Para conhecer melhor as diferenças entre designer e diagramador, acesse o artigo O Papel do Designer Gráfico.

Para se criar um livro de qualidade profissional, não se usa um editor de texto como o Microsoft Word. Na verdade, para o projeto e diagramação do miolo da publicação é usado um software específico para editoração de livros. O mais utilizado no mercado editorial profissional é o Adobe InDesign.

B. ISBN e Ficha Catalográfica

Catalogar sua obra também faz parte do processo de produzir um livro independente. Sim, é bom para seu livro ser encontrado e, sobretudo, importante para sua obra não parecer amadora demais.

ISBN

número do ISBN é a identidade de seu livro. Essa identificação ajuda seu livro a ser catalogado formalmente. Dessa maneira, sua obra pode ser encontrada mais facilmente em livrarias e distribuidores offline e online. O ISBN será usado na própria ficha catalográfica no miolo do livro e no verso do livro, em um código de barras.

Já há algum tempo, você pode obter o ISBN pela internet. A partir de março de 2020, a administração do ISBN deixou a Biblioteca Nacional e ficou sob responsabilidade da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Veja mais informações sobre o ISBN e como se cadastrar em: https://servicos.cbl.org.br/isbn/.

A Agência do ISBN recomenda que a versão impressa e a versão digital de seu livro tenham ISBNs diferentes para correta catalogação (pois são versões de um mesmo produto com entregas, formatos e preços diferentes). O mesmo raciocínio serve para o audiolivro: seria necessário um terceiro ISBN para essa versão.

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica é obrigatória por Lei Federal para todas as publicações não periódicas. Nela temos informações como:

  • Título do livro
  • Nomes dos autores
  • Nomes de colaboradores como ilustradores e tradutores
  • Data da publicação
  • Local da publicação
  • Nome da empresa (PJ) ou pessoa (PF) responsável pela publicação

A ficha catalográfica deve ser preparada e assinada por um bibliotecário responsável, matriculado no Conselho Regional de Biblioteconomia. Depois de entregue, a ficha será inserida pelo diagramador na parte interna do livro, na página de créditos (verso da folha de rosto).

C. Revisão

É neste material, já formatado e diagramado, que será realizada a revisão. O revisor é o profissional responsável por esta atividade. De preferência, em vez de contratar professores ou jornalistas, contrate um profissional com experiência anterior com livros, que conheça bem o mercado editorial.

O revisor vai fazer a última varredura no texto, corrigindo possíveis erros de ortografia e/ou gramática. Seu objetivo é minimizar ao máximo a ocorrência de incorreções no texto.

O profissional também faz a conferência do conteúdo do livro em relação ao sumário, checa números de página, cabeçalhos e as aberturas de capítulos. Além disso, vai verificar o padrão de diagramação (recuos, linhas orfãs, viúvas, forcas, espaços duplos, linhas duplas etc).

Normalmente, são feitas duas revisões no livro diagramado.

D. Impressão

É a última etapa do processo de produzir um livro independente.

A capa (cujo arquivo a esta altura já está prontinho) e o miolo do livro são impressos separados e, em seguida, unidos pela lombada. O tipo de conexão da capa com o miolo dependerá do tipo de encadernação que escolherá para seu livro. Abaixo, temos algumas opções:

  • brochura (com ou sem orelhas)
  • capa dura
  • capa flexível
  • espiral
  • grampo

Impressão Offset

Por causa de suas grandes máquinas e caros insumos, a impressão offset é reservada apenas para grandes tiragens, acima de 1.000 exemplares. Normalmente, são as editoras que trabalham com essas tiragens. Para elas, o uso de grandes gráficas offset compensa bastante pois quanto maior a tiragem, menor o custo unitário da impressão do livro.

Para os autores independentes, fazer uma impressão offset significa investir antecipadamente em milhares de exemplares. Portanto, isso representa um investimento inicial muito alto e um risco maior. Ao mesmo tempo, a maioria dos autores independentes tem dificuldade em arranjar espaço para estocar caixas e mais caixas de livros.

Outras alternativas

Uma opção seria a impressão digital. O valor unitário por livro é maior, mas o autor pode imprimir os livros em pequenas tiragens de 50, 100 ou 300 livros, conforme sua necessidade. Isto é, ele pode fazer pequenos investimentos por vez. Caso esgote sua primeira tiragem, basta imprimir mais exemplares em uma nova pequena tiragem.

Outra opção, seria a impressão sob demanda (POD – Print On Demand). Existem empresas no mercado que imprimem seu livro só quando são vendidos. Eles cuidam da impressão, montagem, manuseio e distribuição do livro e pagam ao autor royalties de 20 a 30% do valor de cada livro vendido. É uma maneira de fazer seu livro chegar a seus leitores sem ter que investir na impressão e distribuição.

A própria Amazon faz impressão sob demanda. Sim, além de publicar e distribuir seus e-books, a Amazon pode imprimir seu livro em papel e entregá-los a seus clientes. Infelizmente, ainda não temos um centro de impressão/distribuição da empresa no Brasil. Os livros são enviados aos leitores pelo Centro de Distribuição mais próximo, que é o dos Estados Unidos. Este fato encarece um pouco o produto final e eleva o prazo de entrega.

Espero que este texto, sobre como produzir um livro independente, tenha ajudado você a planejar a produção de sua obra de maneira mais profissional e com mais qualidade. Afinal, não adianta investir tanto tempo em escrever um bom livro, mas se descuidar na hora de produzi-lo, não é? Desejo muito sucesso para sua futura obra!!


Leia também:

A Capa de Livro, Seus Segredos e Seus Mitos
Livros: tamanhos e formatos mais comuns
Lombada de Livro: qual orientação é a correta?


Rubens Lima

rubens Lima

São mais de 25 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

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