blog "o capista"

Como identificar uma capa de livro de qualidade profissional

Quais as diferenças entre uma capa de livro de qualidade profissional e uma capa amadora?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo tem o objetivo de explicar a autores independentes e pequenas editoras a diferença entre uma capa de livro com qualidade profissional e uma capa de livro amadora — aquela feita pelo próprio autor ou por designers amadores ou muito inexperientes.

Uma capa profissional tem eficiência comercial para elevar a obra diante do leitor, de mostrar a ele a qualidade do livro. A capa do livro profissional consegue chamar a atenção do público-leitor, provocá-lo, cativá-lo, despertar nele o desejo de possuir o livro em sua estante.

Uma capa amadora, muitas vezes, pode até satisfazer o autor, mas falha em conquistar o verdadeiro público-alvo: o público leitor.

Sim, o capista amador procura normalmente atender todos os desejos de quem escreveu a obra — a capa amadora normalmente é criada para agradar o autor.

A capa feita por um amador, às vezes, é até esteticamente tolerável, mas não consegue refletir o trabalho árduo que o autor teve para escrever a obra. Não transmite qualidade. E daí vem a importante conclusão:

Uma capa de livro amadora antecipa ao leitor apenas a baixa qualidade e amadorismo da obra. Exatamente o contrário do que queremos passar ao leitor quando apresentamos a ele um livro.

Para efeito de comparação, abaixo seguem algumas capas de livros criadas pelo próprio autor ou por parentes e amigos “dizáiners” — e as capas após a contratação do designer Rubens Lima:

Capa de Livro amadora x profissional

Diferenças entre uma capa de livro de qualidade profissional e a amadora

Para ficar mais fácil para editores e autores identificarem uma capa verdadeiramente profissional em comparação a uma criação mais amadora, separei as características de cada um delas:

A capa profissional

Características mais comuns:

  • projetada para cativar o público-leitor;
  • conceito dominante bem definido;
  • preza a síntese visual e foca em apenas um ponto chave do livro;
  • valoriza o mistério, instiga a curiosidade do leitor;
  • identidade forte, personalizada e ligada ao tema do livro;
  • foca e explora um elemento visual dominante;
  • composição de elementos (linhas, formas, imagens, ilustrações) equilibrada com o texto;
  • alinhamentos bem definidos entre textos e elementos;
  • utiliza ilustrações e/ou fotos profissionais;
  • uso de um reduzido número de fontes (tipografia) e pertinentes ao tipo de livro e ao conceito central;
  • projeto de cores seguindo esquemas teóricos e sendo coerente com o tema e o restante do projeto. 

A capa amadora

Características mais comuns:

  • feita para agradar o autor ou o editor;
  • conceito fraco, disperso ou inexistente;
  • Acaba com a curiosidade ou mistério: tenta contar visualmente a história na capa (ficção) ou explicar o conteúdo do que será abordado no livro (não ficção);
  • peca pela falta de identidade própria ou identidade visual desconectada do tema/assunto do livro;
  • elementos visuais dispostos de forma aleatória, sem hierarquia, sem relação de dominância, sem projeto;
  • utiliza ilustrações e/ou fotos de baixa qualidade;
  • textos e elementos desalinhados, sem conexão na composição;
  • uso excessivo de diferentes fontes/tipografias (três ou mais) e mal escolhidas (sem relação com o conceito da obra);
  • abuso de fontes caligráficas e/ou decorativas;
  • projetos de cores aleatório, sem seguir um esquema de cores definido;
  • conjunto de cores sem relação conceitual com o tema da obra.

É por esse motivo que é tão importante contratar um designer profissional especializado na área editorial para criar a capa de seu livro. Só um designer profissional tem a formação técnica em comunicação visual para utilizar composição, tipografia e a teoria das cores a favor de sua obra.

Leia também:

5 dicas para Autores sobre Capas de Livros
O que escrever em uma Capa de Livro?

Rubens Lima

rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.

AUTORES E AUTORAS INDEPENDENTES

Quer saber se o seu livro vai conquistar seu leitor?

Baixe grátis o BookCheck, material do Programa PUBLICAR PARA VENCER de Rubens Lima. Saiba agora se você está preparado para lançar um livro profissional que possa realmente alavancar sua carreira como consultor, coach, professor ou especialista em sua área!