blog "o capista"

A Estrutura de uma Capa de Livro

O que é quarta capa? Que largura deve ter a orelha do livro? Tire essas e outras dúvidas nesse artigo sobre a estrutura de uma capa de livro!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Este artigo será muito útil para autores independentes e produtores editoriais iniciantes. Vai ajudá-los a compreenderem a estrutura de uma capa de livro, suas diferentes partes e sua nomenclatura.

  • A estrutura da capa brochura
  • A estrutura da capa dura
  • Sobrecapas e cintas

A estrutura da capa brochura

Abaixo, nos diagramas, fica fácil entendermos a estrutura básica de uma capa de livro em encadernação brochura com orelhas.

Note nas figuras que, o que muita gente costuma chamar de contracapa, nós, no mercado editorial, chamamos de quarta capa. Sim, no livro temos quatro capas.

frontal.Estrutura de uma capa de livro - capa brochuraEstrutura de uma capa de livro - capa brochura

A primeira capa, que é a principal, é também identificada como capa frontal. A segunda e terceira capas são as partes internas da capa. A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra.

E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas. A segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior.

Orelhas

As orelhas, além de um suporte para o conteúdo comercial e editorial, tem também uma função física: reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura. Normalmente, a capa brochura é impressa em papel cartão não muito grosso (ao redor de 250 g/m²). Se não tivéssemos orelhas, as pontas da capa tenderiam a dobrar e amassar com a manipulação do livro — por isso, não é muito recomendado a escolha de capa brochura sem orelhas.

Justamente para melhor sustentação da estrutura, as orelhas devem ter o tamanho mínimo de metade da largura do livro. E o tamanho máximo de 1 cm menor que a largura total do livro fechado. Ou seja, para um livro de tamanho fechado 14 x 21 cm, a largura das orelhas poderia ficar entre 7 cm e 13 cm.

Os termos tecnicamente corretos para diferenciar as orelhas são: “orelha da capa” ou “primeira orelha” e “orelha da quarta capa” ou “segunda orelha”. Nunca usamos a nomenclatura “orelha direita” e “orelha esquerda”, pois isso varia, dependendo de como estamos olhando o livro.

Lombada

A lombada é onde a capa se fixa ao miolo do livro. Sua espessura depende do número de páginas e também dos tipos e gramaturas dos papéis usados nas páginas internas do livro e na própria capa. Aqui um link para um vídeo (YouTube) onde explico o cálculo da lombada e forneço uma planilha para auxiliá-los nesse cálculo: Pergunte ao Capista 01 – Orelhas e lombada do livro.

A estrutura de capa dura

Abaixo, temos a estrutura física de uma capa de livro de encadernação em capa dura.

Na capa dura, o papel impresso com as informações e arte da capa é colado (empastado) em uma base de papelão (normalmente, o papel paraná). O papel impresso é cerca de 1,5 a 2,0 cm maior (sangria) que a base de papelão para que seja dobrado no verso, envolvendo a base (essa dobra chamamos de debrum). A guarda é o papel (normalmente um papel color plus colorido) colado no verso da 1ª capa e da 4ª capa, ou seja, colado na 2ª capa e 3ª capa.

Sobrecapas e Cintas

A sobrecapa é uma estrutura que envolve a capa protegendo o livro encadernado. Algumas editoras usam a sobrecapa com o mesmo projeto visual da capa, algo um tanto redundante. Outras, fazem a impressão comercial somente na sobrecapa, deixando a capa sem impressão ou apenas uma impressão sutil em relevo seco — o que dá bastante elegância à peça.

Quando a sobrecapa não ocupa toda a área da capa, a chamamos de cinta. Normalmente, a cinta tem a altura de um quarto ou um terço da capa, mas já vi no mercado cintas com a altura de metade da capa (ou até um pouco mais).

Leia também:

O que escrever em uma Capa de Livro?
Como Produzir um Livro Profissional?

rubens-lima-capista-9

rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.