O que escrever em uma Capa de Livro?

O que escrever na contracapa? Quais textos vão nas orelhas do livro? O subtítulo é obrigatório? O que colocar na biografia do autor?

Uma das maiores dificuldades de autores e autoras de livros independentes na área de desenvolvimento pessoal e profissional é entender como utilizar os textos da capa de livro para vender sua obra. Ou seja: criar textos para a capa, contracapa e as orelhas de seu livro que façam o leitor desejar ter sua obra na estante dele!

Um alerta: por melhor que seja seu conteúdo, se o visual e os textos de sua capa não convencem o leitor que ele precisa daquela obra, seu livro está fadado ao esquecimento.

A capa de livro é essencialmente um elemento de marketing, uma ferramenta comercial. Ela é a embalagem do “produto” chamado livro. Seus textos não podem ser meramente informativos, apenas descrevendo ou explicando o conteúdo do livro. Seus textos precisam persuadir o leitor!

Este artigo vai responder perguntas como: “Rubens, que conteúdo coloco nas orelha de meu livro?”; “Onde coloco minha biografia?”; “Rubens, meu livro precisa mesmo de um subtítulo?”; “Que tamanho deve ter meu título?“.

Vamos lá?

CAPA FRONTAL

A capa frontal é a área mais nobre da embalagem de seu livro e a primeira coisa que seu leitor vê ao encontrar sua publicação. É nela que temos os principais elementos que dão identidade à sua obra: o título, o subtítulo e o elemento visual principal (imagem, ilustração, foto, ícone, pictograma ou outro elemento gráfico). Além disso temos, claro, a identificação do autor da obra.

1) Título

O ideal é que seja curto (uma a quatro palavras) e impactante.

O título da obra deve chamar a atenção, instigar a curiosidade do leitor, quase provocá-lo. Dependendo do livro, o título pode ser pesado como um “soco no estômago” ou provocar risos pelo tom sarcástico e humorístico. O importante é ser memorável: fácil de lembrar e difícil de esquecer!

Cuidado: tentação aqui é criar um longo título explicativo, ou seja, que tenta explicar o livro ao leitor. Não faça isso, deixe as explicações para o subtítulo. Não subestime demais seu leitor, principalmente na área de livros profissionais.

2) Subtítulo

Embora dispensável em muitas obras de ficção (romances, poesia etc.), este elemento é vital para livros para desenvolvimento pessoal, profissional, livros técnicos e acadêmicos.

No segmento de não ficção, o subtítulo é o elemento principal de apoio ao título. É o subtítulo que vai dar elementos ao leitor para compreender melhor o título, ou seja, o subtítulo dá contexto ao título. É justamente a existência do subtítulo que permite ao título ser menor, menos óbvio, misterioso, provocativo.

Se deseja que sua capa de livro fisgue seus leitores, coloque no texto do subtítulo o maior benefício que sua obra entrega ao leitor ou a transformação final que seu livro promove na vida dele.

Lembre-se: o subtítulo não precisa ser muito longo. Três a dez palavras são mais que suficientes para um bom subtítulo.

3) Nome do Autor

Muitos autores têm dúvidas quanto ao tamanho que o nome do autor deve aparecer na capa. E a regra é bem simples:

O tamanho (e até a posição) do nome do autor não deve seguir seu ego ou sua vaidade, mas sim o tamanho de sua plataforma.

A plataforma de um autor é o poder de sua marca pessoal. Representa a quantidade de livros publicados, quantidade de livros já vendidos, número de visitantes mensais em seu website e blog, número de seguidores no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e/ou LinkedIn e o número de cadastrados em sua lista de e-mails.

Um autor com uma plataforma de peso deve ter seu nome muito bem destacado, obviamente. Seu nome vende livros e atrai os leitores certos para a publicação.

Sempre recomendo ao autor que defina um nome literário, um nome profissional mais curto. Por exemplo, “Íris Bastos Rezende de Freitas Ullanden” perde impacto. Não dá para lembrar, não é memorável. “Íris B. R. de F. Ullanden, nem pensar! Optar por “Íris Ullanden” seria infinitamente melhor.

4) Chamada ou Destaques

Este é um elemento extra, ou seja, é opcional. A chamada ou destaque pode vir na parte de baixo, na parte de cima ou até dentro de áreas de destaque (como círculos, triângulos ou selos). E um texto que deve ser utilizado com critério. Só coloque um destaque se realmente existe algo muito importante a ser informado, algo que tenha impacto na decisão de compra do leitor:

  1. Anunciar que o livro tem o prefácio de alguém muito relevante na área e que endossa o livro (“Prefácio de Immanuel Kant, filósofo e pensador);
  2. Informar uma premiação que o livro ou o autor recebeu (“Vencedor do Prêmio Pulitzer de 2022”;
  3. Informar uma conquista comercial do livro (“Livro mais vendido na Amazon por 25 semanas”);
  4. Apresentar uma frase citação de um veículo muito importante (“Um livro imperdível” — Revista Veja) ou de alguém muito relevante dentro do tema/assunto do livro (“Um livro que recomendo de olhos fechados” — Albert Einstein)
  5. Informar diferencial, elemento ou material extra que o livro entrega e que realmente seja importante e algo que o leitor perceba valor (“Com 1300 perguntas e respostas”; “As 5 fórmulas do sucesso”; “Baixe 10 planilhas prontas para uso”; “Entrevistas em áudio para baixar”)

CONTRACAPA

O verso do livro (que o leitor chama de contracapa, mas nós profissionais do livro chamamos de quarta capa) é outra área nobre da embalagem de seu livro. É o segundo ponto de contato do leitor com sua obra após ter sua atenção atraída pela capa frontal. Este é um espaço de extrema importância e de potencial comercial gigante, mas que é normalmente muito mal utilizado pelos autores de livros de não ficção — e, acreditem, até por muitos editores.

Vamos ver quais textos podemos trabalhar na quarta capa:

1) Texto de Apresentação

Infelizmente, muitos autores e autoras colocam equivocadamente uma sinopse na contracapa de seu livro. Mas a contracapa não é lugar para um mero resumo do conteúdo da obra. Aqui devemos ter uma apresentação comercial do livro.

Sim, tão importante quanto o título, o subtítulo e a capa para a identidade de sua publicação, este texto é essencial para a decisão de compra do livro pelo leitor. Por isso, ele é utilizado não só na contracapa como também nas páginas de sua obra em livrarias online como a Amazon.

Infelizmente, a maioria utiliza este texto apenas para explicar e listar todos os assuntos que o livro trata. Blá, blá, blá e… blá. Assim, perdem a chance de acrescentar emoção, persuasão e empatia ao texto.

Na verdade, o texto principal da contracapa não deve ser focado no orgulho do autor ou autora em explicar seu livro. Se quiser que seu livro cative seu público, a criação do texto deve ser toda focada nas necessidades do leitor e nos benefícios que o livro vai trazer a vida pessoal ou profissional dele. Em outras palavras, um texto focado na transformação que o livro pode trazer para a vida pessoal ou profissional do leitor.

Este texto é normalmente escrito em terceira pessoa (emanando a credibilidade de “alguém indefinido” estar falando de seu livro — e não você mesmo estar enaltecendo ou defendendo sua obra). Não exagere no tamanho do texto. Com três, quatro ou, no máximo, cinco parágrafos curtos, você consegue apresentar seu livro de maneira eficiente e com foco no leitor.

2) Prova Social

Este é um elemento opcional, mas muito útil comercialmente.

Finalizar a contracapa com um ou dois testemunhos sobre a obra, vindo de profissionais renomados no assunto ou tema do livro, é uma forma de mostrar que pessoas de relevância endossam a obra. É o que os marketeiros chamam de “prova social”, e é muito importante para a credibilidade do “produto livro”. E também um elemento importante de persuasão.

Assim que tiver a primeira versão de seu livro pronto (draft), faça uma lista de seus contatos que teriam poder para endossar seu livro. Sugiro dois tipos de contatos: pessoas de mesmo perfil do leitor que será auxiliado/transformado pela sua obra (clientes, mentorados, alunos, pacientes etc.) e/ou perfil de autoridades no assunto (colegas, professores, mentores, outros especialistas no assunto etc.). Envie um e-mail com um PDF desta primeira versão do livro, acompanhado de um texto bem bacana mostrando a pessoa que ela está tendo acesso em primeira mão a seu livro e solicitando de maneira cordial um depoimento.

Você não precisa colocar o texto completo que a pessoa enviou. Você pode editar e ajustar o texto para que apenas a parte essencial deste endosso ao livro esteja presente. Duas a três linhas é suficiente. Não peque pelo excesso de texto em uma capa de livro.

ORELHAS

Em livros com capa brochura, temos duas orelhas para explorar com textos relevantes para seu leitor. As orelhas são os espaços para textos adicionais que podem ajudar e complementar os outros textos da capa e contracapa.

1) ORELHA DA CAPA (ou primeira orelha)

É uma área mais versátil da capa e podemos ter um texto com uma abordagem mais editorial. Aqui sim, pode ser um lugar para discorrer de forma resumida sobre como o livro é organizado editorialmente. É possível comentar ou enumerar os assuntos tratados no livro, citando até os capítulos principais.

Nesse texto é que vamos mostrar como o conteúdo da obra vai entregar o benefício ou o valor que foi prometido pelos textos mais comerciais da capa e contracapa.

Caso ache desnecessário criar mais um texto sobre a obra, estas são a outras opções para a orelha da capa:

  1. Uma frase curta, mas impactante extraída do livro;
  2. Um trecho mais longo do livro: um fragmento de dois ou três parágrafos que despertem a atenção do leitor e mostrem o potencial transformador do livro;
  3. Um trecho do prefácio do livro que foque na importância da obra para o leitor;
  4. Depoimentos ou testemunhos extras de terceiros sobre a importância ou benefícios do livro.

2) ORELHA DA CONTRACAPA (ou segunda orelha)

Normalmente reservamos essa área para uma biografia resumida do autor.

Neste texto, eu sempre recomendo focar nas informações que mostram a autoridade e experiência do autor no assunto tratado pela obra. Opte por escrever na terceira pessoa e compartilhar apenas experiências pessoais, profissionais ou acadêmicas que tenham a ver com o tema ou assunto do livro. É um texto curto, por isso foco é importante. Inclua, certamente, outras publicações e/ou artigos que o autor tenha produzido na área. Prêmios e eventos relevantes também são bem-vindos.

Lembre-se, o objetivo aqui é um só:

Validar a credibilidade do autor no assunto, ou seja, responder a pergunta: por que esta pessoa tem autoridade para falar desse tema?

Sugestão: abaixo do texto da “bio”, você também pode compartilhar o endereço de suas principais redes sociais, o endereço de seu website ou seu e-mail de contato. Isto pode ser importante para estender o contato com seu leitor para além do livro.

É muito útil colocar a foto do autor ou autora junto ao texto de sua bio. Uma imagem ajuda a ampliar a conexão do leitor com quem escreve o livro. Importante que a foto esteja em sintonia com o tom da biografia — lembre-se que esta imagem tem o mesmo objetivo do texto: transmitir a credibilidade e a autoridade do autor em determinado assunto.

3) E QUANDO NÃO TEMOS ORELHAS?

Quando o livro tem o acabamento em capa dura ou capa flexível não temos orelhas (teríamos orelhas nesse caso apenas se for usada uma sobrecapa). Também temos a versão de capa brochura sem orelhas, como é o caso da impressão pela Amazon (Kindle – KDP): a versão brochura da empresa não apresenta a opção de orelhas.

Nesse caso, eu recomendo que o texto de apresentação do livro divida espaço com o texto da biografia na contracapa. Veja abaixo dois exemplos (biografia com foto e sem foto):

Outra opção é manter a contracapa como seria em uma capa com orelhas e colocar a biografia do autor apenas nas páginas internas do livro, ao final do volume, em uma seção chamada “Sobre o Autor”.

Espero que este artigo seja útil para você desenvolver os textos de sua capa de livro. E, se quiser saber mais sobre capas de livros, sugiro os artigos abaixo:


Leia Também:

A Capa de Livro e seus Mitos
5 Dicas para Autores sobre Capas de Livros
A Estrutura de Uma Capa De Livro
Como Produzir um Livro Profissional?


Rubens Lima

rubens Lima

São quase 30 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

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