Como fazer a revisão de livro em PDF

Um método eficiente para passar os ajustes e correções de seu texto para um diagramador profissional. Para autores independentes e revisores.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

“Rubens, recebi o PDF de meu livro diagramado! E agora, como passo os ajustes e correções para o diagramador?”​

Essa é uma pergunta que recebo periodicamente no processo de produção de livros independentes. Resolvi, então, juntar as orientações que dou aos meus autores em um artigo bem didático. Sei que essa informação vai ajudar não só AUTORES como também REVISORES. Sim, vejo que muitos profissionais de revisão e preparação ainda usarem métodos desatualizados que atrapalham e retardam o fluxo de produção neste século 21.

Hoje, as ferramentas editoriais estão cada vez mais focadas na eficiência do processo de trabalho e agilidade dos times. Avançamos muito. Podemos explorar a sintonia perfeita entre dois softwares padrão na área editorial: o Adobe Acrobat (revisão) e o Adobe InDesign (diagramação). Agora, os diagramadores conseguem importar os comentários do PDF direto para o arquivo do livro em InDesign (.indd) e fazer aos ajustes e as correções solicitadas serem aplicadas automaticamente! Ou seja, eliminamos um dos fatores que geravam muitos erros e refações no processo: a interpretação do diagramador quanto às solicitações do revisor.

Prontos para aprender o processo? Dividi este artigo da seguinte maneira:

A) O software

B) As ferramentas

C) Como usar as ferramentas

A) O SOFTWARE

Para funcionar de maneira perfeita, a revisão no PDF deve ser feita usando o programa gratuito Adobe Acrobat Reader.

Aqui está o link para o download da última versão do Adobe Acrobat Reader: https://get.adobe.com/br/reader/

Para acessar as ferramentas de revisão basta clicar em “Ferramentas” e a seguir na seção “Compartilhar e Revisar” e clicar em “Comentário”:

Revisão de livro em PDF 1

B) AS FERRAMENTAS

São apenas quatro ferramentas. Mas você usará basicamente três delas:

• TROCAR = está dizendo ao diagramador para alterar esta exata palavra, trecho, parágrafo, letra ou pontuação e substituí-lo por outro trecho (que você irá redigir) — É a mais usada!

• EXCLUIR = está dizendo ao diagramador para excluir do texto esta exata palavra, trecho, parágrafo, letra ou pontuação;

 INSERIR = está dizendo ao diagramador para inserir esta palavra, trecho, parágrafo, letra ou pontuação em um lugar exato do texto.

Estas ferramentas estão juntas na parte superior esquerda da interface do Adobe Acrobat:

Revisão de livro em PDF 2

C) COMO USAR AS FERRAMENTAS

1) Ferramenta TROCAR:

(a) Selecione com o cursor todo o trecho do texto que deseja trocar. A seleção deve ser do trecho todo/exato que deseja mudar. Você pode trocar desde uma letra ou uma vírgula até parágrafos inteiros.

(b) O programa irá riscar o texto que você selecionou e exibirá, do lado direito da tela, uma janela de comentário para você digitar o novo texto que irá substituir o trecho selecionado. Quando o diagramador importar sua solicitação no programa de diagramação (Adobe InDesign), o texto será trocado automaticamente pelo novo texto que sugeriu (o diagramador vai apenas checar se a troca foi feita corretamente).

(c) Importante: o novo trecho deve substituir exatamente o trecho antigo (ver exemplos depois das imagens).

EXEMPLO:

Trecho original: O cachorro subiu no poste mas não conseguiu pegar o bato.

Necessidade: incluir vírgula antes de “mas”​ e corrigir a palavra “​bato“​ por “​gato“​.

(a) Selecionar trecho exato a trocar (aqui marquei o texto selecionado em negrito entre colchetes): O cachorro subiu no [poste mas não conseguiu pegar o bato.]

(b) Clicar a ferramenta TROCAR

(c) Digitar novo trecho para substituição (correspondendo exatamente ao trecho em negrito selecionado no item (a): [poste, mas não conseguiu pegar o gato.]

(d) Resultado: O cachorro subiu no poste, mas não conseguiu pegar o gato.

CUIDADO:

Veja o que acontece se os trechos selecionados forem diferentes:

(a) Selecionar trecho (aqui em negrito entre colchetes): O cachorro subiu no [poste mas não conseguiu pegar o bato.]

(b) Clicar a ferramenta TROCAR

(c) Aqui, por engano, o trecho para substituição é diferente do selecionado no item (a): O cachorro [subiu no poste, mas não conseguiu pegar o gato]. (aqui a pessoa incluiu o verbo na seleção e excluiu o ponto final da seleção)

(d) Resultado: O cachorro subiu no subiu no poste, mas não conseguiu pegar o gato..

Temos o termo “subiu no”​ repetido e também o “ponto final”​ repetido e precisaremos contar com a atenção do diagramador para corrigir (que é tudo que queremos evitar: contar com a atenção do diagramador).

2) Ferramenta EXCLUIR

(a) Selecione com o cursor todo o trecho do texto que deseja remover.

(b) O programa irá riscar o texto selecionado. Quando o diagramador importar sua solicitação no programa de diagramação (Adobe InDesign), esse elemento de texto será excluído automaticamente do texto original.

(c) Importante: Veja se excluiu corretamente o espaço em branco inicial ou final do trecho a ser retirado. (Veja exemplos abaixo o que acontece se não fizer isso.)

Revisão de livro em PDF 3

EXEMPLO:

Trecho original: O resultado desejado foi mais do que superado.

Necessidade: retirar a expressão “mais do que”​

(a) Clicar a ferramenta EXCLUIR.

(b) Selecionar o trecho a ser removido com o espaço em branco inicial (antes da palavra mais): O resultado desejado foi[_mais do que] superado.

(c) Resultado: O resultado desejado foi superado.

CUIDADO:

(a) Se na seleção do trecho não colocar um dos espaços em branco para excluir (Exemplo: “O resultado desejado foi [mais do que] superado.”​), teremos, no resultado, dois espaços em branco entre as palavras “foi e “superado”​:

O resultado desejado foi superado.

(b) Se selecionar os dois espaços para excluir, antes e depois do trecho (“O resultado desejado foi[_mais do que_]superado.”​), teremos a exclusão dos espaços entre as palavras “foi e “superado”​ :

O resultado desejado foisuperado.   

Novamente, teríamos que contar com a atenção do diagramador para corrigir isso (e isso não é o ideal).

3) Ferramenta INSERIR

(a) Selecione um ponto exato no texto para inserir o elemento que gostaria de incluir (normalmente elementos pequenos: uma palavra, letra, número ou pontuação).

(b) O programa irá marcar o ponto que escolheu no texto e exibirá, do lado direito da tela, uma janela de comentário para você digitar o novo elemento que gostaria de incluir. Quando o diagramador importar sua solicitação no programa de diagramação (Adobe InDesign), o texto será incluído automaticamente no exato ponto que você escolheu.

(3) Importante – Veja se escolheu o ponto certo no texto que gostaria de incluir seu elemento (após a vírgula, antes do ponto final, antes do espaço em branco…) pois ele será inserido no exato ponto que escolheu.

Revisão de livro em PDF 4

EXEMPLO:

Trecho original: Devemos ter na receita: manteiga, cacau, ovos e chocolate.

Necessidade: incluir farinha de trigo na frase, após a vírgula e a palavra “cacau”​.

(a) Escolher um ponto exato no texto para incluir o trecho novo (aqui este ponto será marcado com asterisco): Devemos ter na receita: manteiga, cacau, *ovos e chocolate

(b) Clicar a ferramenta INSERIR

(c) Digitar novo trecho para inclusão: [farinha de trigo, ] (veja que, ao final, foi incluída a vírgula e um espaço em branco)

(d) Resultado: Devemos ter na receita: manteiga, cacau, farinha de trigo, ovos e chocolate

CUIDADO:

Caso não tivesse incluído a vírgula nem o espaço em branco, o resultado seria:

Devemos ter na receita: manteiga, cacau, farinha de trigoovos e chocolate

Este é um erro que pode passar pelo diagramador e aparecer na prova.

D) A QUARTA FERRAMENTA: COMENTÁRIO

A quarta ferramenta é a ferramenta extra, a ferramenta que chamamos “comentário”​. O famoso balãozinho amarelo. O “quarto mosqueteiro”​ da revisão. Na verdade, é a ferramenta que deve ser menos usada (mas, por sua facilidade para quem revisa, é a mais utilizada para revisar — o que atrapalha e atravanca todo o processo).

Revisão de livro em PDF 5

Por isso aqui vai o aviso: Esta ferramenta é para ser usada apenas quando for impossível apontar a correção ou alteração usando as 3 ferramentas anteriores

Esta é a ferramenta é própria para colocar observações, dúvidas e apontar erros de formatação de texto ou da página (não de conteúdo textual):

• “Por favor, aumentar esse espaço em branco”

• “Este título parece que não segue o padrão dos outros. Verificar”,

• “Ajustar a frase ‘O resultado desejado foi mais do que superado.’​ — ela deveria estar em itálico.”

ou para questões relativas à de gráficos ou imagens:

• “…mude essa imagem para a nova foto que estou enviando”

• “há uma informação faltando aqui neste gráfico abaixo da seta: ‘Dados de 1998’​ ”.

Para usar a ferramenta “comentários”​, basta clicar próximo ao local sobre o qual deseja fazer uma observação ou instrução e escrever suas instruções.

Revisão de livro em PDF 6

Essas são as ferramentas que você vai utilizar para revisar um livro em PDF! Depois que colocar todas as suas observações, basta salvar o arquivo e enviar ao seu diagramador! A revisão será muito mais rápida e com menos erros que o método mais antigo.

Gostou? indique este artigo a um(a) amigo(a) autor ou revisor que pode ser ajudado também!


Leia também:

O Que Escrever Em Uma Capa de Livro
O Briefing Editorial


Rubens Lima

rubens Lima

São mais de 25 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. É pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição e Publicação de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

Por que Publicar um Livro?

Um livro, além de uma realização pessoal, é uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e profissional que vai alavancar sua carreira.

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui revelamos os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de seu livro!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.