A criação da capa de livro envolve alguns mitos e crenças equivocadas.
Muita gente pensa que a capa de livro é apenas um elemento estético para embelezar o livro. Outros, pensam que a capa é apenas um elemento editorial para representar o conteúdo da obra.
Essas visões simplificam demais o papel da capa no sucesso de uma publicação. A capa tem um valor estético e um valor editorial, mas seu principal valor é comercial.
A capa precisa mostrar o conteúdo do livro?
Hmmmm… na verdade, não.
Ao contrário do que muitos autores (e até alguns editores) pensam, a parte visual da capa certamente NÃO tem a função de:
- resumir visualmente o conteúdo ou a narrativa do livro
- tentar explicar o conteúdo do livro de alguma maneira
- antecipar ou informar o que o leitor vai ler no livro
Sim, por incrível que pareça, o design da capa de livro nada tem a ver com: explicar, resumir, informar, revelar ou esclarecer o conteúdo da obra! Pelo contrário!
A função de uma capa não é entregar respostas ao leitor.
É, na verdade, apresentar questões que irão instigar sua curiosidade
Afinal, para que serve uma capa de livro?
A capa, de fato, tem quatro funções principais:
- proteger fisicamente o frágil contéudo de papel;
- dar ao livro uma identidade única e diferenciá-lo dos seus principais concorrentes;
- agregar valor ao livro, um valor perceptível ao público, justificando no mercado seu preço final;
- chamar a atenção do leitor e atiçar sua curiosidade, instigando-o a querer saber mais informações sobre o livro — e comprá-lo.
Aliás, essas quatro funções são as mesmas de uma embalagem de produto. Ou seja, a capa de sua publicação desempenha o papel de embalagem para esse produto mais que especial chamado “livro”.
E agora que você compreende a capa como “embalagem”, podemos listar outros papéis importantes que ela desempenha em qualquer publicação:
- ser o elemento central de toda divulgação comercial do livro;
- ajudar o leitor a identificar o gênero literário da obra pela linguagem visual;
- estabelecer uma primeira relação emocional, de confiança, entre a obra e o leitor;
- antecipar a qualidade do conteúdo pela qualidade visual do projeto visual;
Justamente por ser o elemento principal de divulgação do livro é que a criação da capa deve ser feita no início do processo de produção da publicação. Desse modo, todo o processo de promoção deve começar antes do livro ficar pronto. Sim, o autor independente precisa começar a cativar seu público-leitor bem antes do lançamento efetivo da obra. Agora, adivinhe qual elemento certamente vai aparecer em todos os posts e anúncios sobre o livro? Ela mesma: a capa!
Uma embalagem única!
Para finalizar, é importante ressaltar que, apesar da capa ter as mesmas funções de qualquer embalagem, ela não é uma embalagem qualquer. De fato, a capa embala um produto cultural único: uma invenção especial que revolucionou a transmissão de conhecimento para toda a humanidade! Além disso, ela tem uma característica muito especial como embalagem:
A capa de livro é uma das raras embalagens que é parte do produto. Ela não é descartável e, em condições normais, permanece conectada ao produto até o seu derradeiro fim.
Ou seja, a capa é uma embalagem que nunca deixa de agregar valor ao produto, além de manter sempre seu papel de fortalecer a conexão emocional entre o objeto livro e o leitor.
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