A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui revelamos os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de seu livro!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A criação da capa de livro envolve alguns mitos. Muita gente pensa que a capa de livro é apenas um elemento estético para embelezar o livro. Outros, pensam que a capa é um elemento estritamente editorial, com a função de apenas representar o conteúdo do livro.

Essas visões simplificam demais o papel da capa no sucesso comercial de uma publicação. Na verdade, a capa tem um valor estético, também tem um valor editorial — mas seu principal valor é comercial.

E, ao contrário do que muitos autores (e até editores) pensam, a capa certamente NÃO tem a função de:

  • resumir visualmente o conteúdo ou a narrativa do livro
  • tentar explicar o conteúdo do livro de alguma maneira
  • antecipar ou informar o que o leitor vai ler no livro

Sim, por incrível que pareça, a capa nada tem a ver com: explicar, resumir, informar, revelar ou esclarecer! Pelo contrário!

A função de uma capa não é entregar respostas ao leitor. É, na verdade, apresentar questões que irão instigar sua curiosidade

O Real Papel da Capa de Livro

A capa, na verdade, tem quatro funções principais:

  1. proteger fisicamente o frágil contéudo de papel;
  2. dar ao livro uma identidade única e diferenciá-lo dos seus principais concorrentes;
  3. agregar valor ao livro, um valor perceptível ao público, justificando no mercado seu preço final;
  4. chamar a atenção do leitor e atiçar sua curiosidade, instigando-o a querer saber mais sobre o livro — e comprá-lo.

Se reparem bem, essas quatro funções são as mesmas de uma embalagem de produto. Ou seja, a capa de livro desempenha o papel de embalagem para esse produto mais que especial chamado “livro”.

Como “embalagem”, podemos listar outros papéis importantes que a capa desempenha em qualquer publicação:

  • ser o elemento central de toda divulgação comercial do livro;
  • ajudar o leitor a identificar o gênero literário da obra pela linguagem visual;
  • estabelecer uma primeira relação emocional, de confiança, entre a obra e o leitor;
  • antecipar a qualidade do conteúdo pela qualidade visual do projeto visual;
Criação e design de capa de livro

Uma embalagem única!

Para finalizar, é importante ressaltar que, apesar da capa ter as mesmas funções de qualquer embalagem, ela não é uma embalagem qualquer. Além de embalar a invenção única que, simplesmente, revolucionou a transmissão de conhecimento para toda a humanidade, ela tem uma característica especial:

A capa de livro é uma das raras embalagens que é parte do produto. Não é descartável e, em condições normais, permanece conectada ao produto até o seu derradeiro fim.

Ou seja, a capa é uma embalagem que nunca deixa de agregar valor ao produto, além de manter sempre sua conexão emocional com o leitor.

Quer saber mais sobre capa de livro?
Então, leia também os artigos abaixo:

5 dicas para Autores sobre Capas de Livros
A Estrutura de uma Capa de Livro
O que escrever em uma Capa de Livro?

Rubens Lima

rubens Lima

São mais de 25 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

O Poder do Livro

Por que coaches, consultores, palestrantes, professores e outros profissionais podem se beneficiar da publicação de um livro?

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui revelamos os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de seu livro!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.

AUTORES E AUTORAS INDEPENDENTES

Quer saber se o seu livro vai conquistar seu leitor?

Baixe grátis o BookCheck, material do Programa PUBLICAR PARA VENCER de Rubens Lima. Saiba agora se você está preparado para lançar um livro profissional que possa realmente alavancar sua carreira como consultor, coach, professor ou especialista em sua área!