A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui vou revelar os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de sua obra!

A criação da capa de livro envolve alguns mitos e crenças equivocadas.

Muita gente pensa que a capa de livro é apenas um elemento estético para embelezar o livro. Outros, pensam que a capa é apenas um elemento editorial para representar o conteúdo da obra.

Essas visões simplificam demais o papel da capa no sucesso de uma publicação. A capa tem um valor estético e um valor editorial, mas seu principal valor é comercial.

A capa precisa mostrar o conteúdo do livro?

Hmmmm… na verdade, não.

Ao contrário do que muitos autores (e até alguns editores) pensam, a parte visual da capa certamente NÃO tem a função de:

  • resumir visualmente o conteúdo ou a narrativa do livro
  • tentar explicar o conteúdo do livro de alguma maneira
  • antecipar ou informar o que o leitor vai ler no livro

Sim, por incrível que pareça, o design da capa de livro nada tem a ver com: explicar, resumir, informar, revelar ou esclarecer o conteúdo da obra! Pelo contrário!

A função de uma capa não é entregar respostas ao leitor.
É, na verdade, apresentar questões que irão instigar sua curiosidade

Afinal, para que serve uma capa de livro?

A capa, de fato, tem quatro funções principais:

  1. proteger fisicamente o frágil contéudo de papel;
  2. dar ao livro uma identidade única e diferenciá-lo dos seus principais concorrentes;
  3. agregar valor ao livro, um valor perceptível ao público, justificando no mercado seu preço final;
  4. chamar a atenção do leitor e atiçar sua curiosidade, instigando-o a querer saber mais informações sobre o livro — e comprá-lo.

Aliás, essas quatro funções são as mesmas de uma embalagem de produto. Ou seja, a capa de sua publicação desempenha o papel de embalagem para esse produto mais que especial chamado “livro”.

E agora que você compreende a capa como “embalagem”, podemos listar outros papéis importantes que ela desempenha em qualquer publicação:

  • ser o elemento central de toda divulgação comercial do livro;
  • ajudar o leitor a identificar o gênero literário da obra pela linguagem visual;
  • estabelecer uma primeira relação emocional, de confiança, entre a obra e o leitor;
  • antecipar a qualidade do conteúdo pela qualidade visual do projeto visual;

Justamente por ser o elemento principal de divulgação do livro é que a criação da capa deve ser feita no início do processo de produção da publicação. Desse modo, todo o processo de promoção deve começar antes do livro ficar pronto. Sim, o autor independente precisa começar a cativar seu público-leitor bem antes do lançamento efetivo da obra. Agora, adivinhe qual elemento certamente vai aparecer em todos os posts e anúncios sobre o livro? Ela mesma: a capa!

Rubens Lima, O Capista - criação de capas de livros

Uma embalagem única!

Para finalizar, é importante ressaltar que, apesar da capa ter as mesmas funções de qualquer embalagem, ela não é uma embalagem qualquer. De fato, a capa embala um produto cultural único: uma invenção especial que revolucionou a transmissão de conhecimento para toda a humanidade! Além disso, ela tem uma característica muito especial como embalagem:

A capa de livro é uma das raras embalagens que é parte do produto. Ela não é descartável e, em condições normais, permanece conectada ao produto até o seu derradeiro fim.

Ou seja, a capa é uma embalagem que nunca deixa de agregar valor ao produto, além de manter sempre seu papel de fortalecer a conexão emocional entre o objeto livro e o leitor.

Quer saber mais sobre capa de livro? Então, leia também os artigos abaixo:

5 dicas para Autores sobre Capas de Livros
O que escrever em uma Capa de Livro?

Rubens Lima

rubens Lima

São quase 30 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui vou revelar os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de sua obra!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.

AUTORES E AUTORAS INDEPENDENTES

Quer saber se o seu livro vai conquistar seu leitor?

Baixe grátis o BookCheck, material do Programa PUBLICAR PARA VENCER de Rubens Lima. Saiba agora se você está preparado para lançar um livro profissional que possa realmente alavancar sua carreira como consultor, coach, professor ou especialista em sua área!