De volta ao Júri do Prêmio Jabuti

Um dos maiores orgulhos de minha carreira: ser convocado mais uma vez para ser jurado do Prêmio Jabuti. Desta vez, para julgar a categoria mais importante para um designer editorial: Projeto Gráfico Editorial.

ler mais

Livro Não é Caixa de Sabão em Pó

Infelizmente, na ânsia desesperada de promover o livro como produto, algumas editoras transformam suas capas de livros em verdadeiros outdoors — em um apelo desesperado e exagerado para obter a atenção do leitor.

ler mais

Razões para um Briefing Ruim

Muitos editores falham terrivelmente ao elaborar o briefing de criação para seu designer gráfico editorial. Por que isso acontece?

ler mais

O Layout Frankenstein!

O “cientista” editorial vai juntando em seu “laboratório” partes que não foram projetadas para atuar juntas e acaba criando este monstro improvisado das capas de livros, destruindo a unidade do projeto e o apelo visual.

ler mais

O Teorema do Capista

A razão para o processo de criação de capas de livros nas Editoras ser lento e desgastante é explicado pelo “Teorema do Capista”

ler mais

O Penoso Jogo da Tentativa e Erro

No processo de criação de uma capa de livro, muitas editoras tendem a cair no penoso e improdutivo jogo da tentativa e erro. Veja aqui como é esse jogo tão desgastante e nada prático.

ler mais

Capas de Livros para Coleções

A palavra chave para um projeto gráfico de coleção é “padrão visual”. E a maior dificuldade que os designers encontram é mostrar às editoras a importância de termos também um padrão editorial para a coleção.

ler mais

Aumente o título do livro!

Sem nenhuma dúvida, em mais de duas décadas criando capas de livros, a solicitação que mais ouvi por parte de editores foi o sonoro: “Aumente o título do livro”, mostrando claro desconhecimento sobre design editorial.

ler mais

Em Busca do… medíocre

Todo designer gráfico editorial já passou pela situação de apresentar um projeto acima da média à Editora e ter seu layout modificado e retalhado pelos editores até pousar suavemente no nível “mediano”.

ler mais

0 comentários

Outros Posts:

Capas de Livros: 6 dicas para Autores

Para quem é autor independente e planeja lançar seu livro, juntei 6 dicas valiosas sobre o elemento mais importante da divulgação de sua obra: A CAPA DE LIVRO!

O Papel do Designer Gráfico

O que faz um Designer Gráfico? Qual a sua missão? Parece algo simples, mas vejo que muitas pessoas que atuam na área ainda se confundem na resposta.

Logomarca? Sim!

Logomarca. Esta palavra foi vítima de muito preconceito e injustiça. O desconhecimento provocou o linchamento de quem ousasse proferi-la. A partir de um artigo de Ricardo Martins, resgato finalmente a justiça.

De volta ao Júri do Prêmio Jabuti

Um dos maiores orgulhos de minha carreira: ser convocado mais uma vez para ser jurado do Prêmio Jabuti. Desta vez, para julgar a categoria mais importante para um designer editorial: Projeto Gráfico Editorial.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...