Como Produzir um Livro Independente?

Conheça a maneira mais eficiente de criar e produzir um livro independente com qualidade. Entenda cada etapa: do planejamento à impressão.

Hoje, produzir um livro independente é uma realidade. Ou seja, a ideia de um autor produzir e publicar seu livro, sem passar pelo desanimador processo de aceitação ou aprovação de editoras tradicionais, está cada vez mais acessível a todos!

Mas, isso não quer dizer que transformar seu texto no produto chamado livro seja tarefa fácil. Para conseguir um resultado de qualidade, atingir seus objetivos e também vender mais livros é preciso conhecer um pouco sobre o processo de criação/produção de um livro. O objetivo deste artigo é justamente explicar cada uma destas etapas:

Criação e produção de um livro de não ficção independente

A. Planejamento

B. Criação

C. Identidade

D. Diagramação

E. Formalização

F. Revisão

G. Impressão/publicação

Etapas para produzir um livro independente
Diagrama – Etapas de criação e produção de um livro independente de sucesso – Rubens Lima, O Capista

A. Planejamento

Diferente do que muitos autores e autoras de não-ficção imaginam, o processo de criação não se inicia com o escritor sentando-se à frente de seu notebook, abrindo o processador de texto e começando a escrever.

Para ter um livro de qualidade com chance de sucesso, é preciso passar antes pela importante etapa de planejamento!

Nesta fase são estabelecidas as premissas essenciais que formarão a linha mestre de todo o projeto: a definição dos propósitos e objetivos do autor com a publicação da obra, a escolha do tema e do assunto específico, a identificação do público-alvo (o perfil do leitor), a definição do valor/benefício palpável a ser entregue ao leitor, a análise de mercado e dos concorrentes, a definição de tom, linguagem e ritmo e a construção da estrutura básica de conteúdo (lista ordenada dos temas e capítulos).

B. Criação

Depois do planejamento feito, agora é que entra o processo de escrita propriamente dito. Sim, o livro é escrito baseado em suas predefinições da etapa de planejamento. Informação vira inspiração. Assim, escrever deixa de ser uma batalha terrível contra a folha em branco.

O processo de escrita normalmente se inicia com a construção de uma primeira versão, um draft do livro todo, uma versão “bruta” do texto. Esta primeira fase é apenas para colocar as ideias no papel, sem bloqueios ou excesso de autocrítica. Após a conclusão deste primeiro texto (a matéria-prima de seu livro), o autor ou autora inicia a fase de refinamento, ou seja, uma sequência de releituras e ajustes de seu texto, melhorando a clareza e fluência de leitura, deixando os parágrafos e sentenças mais enxutas, cortando os excessos e as redundâncias.

Na primeira fase (texto bruto) a autora ou autor irá focar em suas ideias e informações (no conteúdo). Na segunda fase, de refinamento, o foco sai do conteúdo e do autor e passa totalmente para O LEITOR! O objetivo desta fase é entregar um material que seja adequado, compreensível e interessante para o público.

Nesta sequência de aprimoramento de seu texto original (refinamento), o autor ou autora pode ser auxiliado(a) por um profissional chamado(a) preparador(a) de originais ou editor(a) de texto. Em muitos casos esse auxílio é imprescindível. O papel deste preparador/editor é padronizar e uniformizar estilos (citações, itemização, diálogos, notas, tabelas, legendas, sinais gráficos, itálicos, negritos etc.); ajustar e organizar o texto (sentenças e parágrafos) para melhorar sua fluidez, facilitando a leitura e sua compreensão pelo leitor e fazer ajustes de coesão e de coerência. Além disso este(a) profissional fará a primeira varredura e correção de possíveis erros de ortografia e gramática.

C. Identidade

A etapa de identidade é a criação do perfil de produto e do posicionamento comercial de sua publicação. É a etapa mais importante para a efetiva venda de seu livro.

É a definição de como seu livro irá se apresentar ao seu público-leitor e ao mercado editorial (lojas e livrarias). Esta etapa pode ser realizada em paralelo à criação do conteúdo do livro (etapa anterior). Ou seja, não é preciso acabar de escrever o livro para começar a criar sua “embalagem“.

O foco desta fase é a criação da capa do livro, a escolha do título e subtítulo e a criação do texto de apresentação da obra. Este último é o texto comercial que vai convencer o leitor sobre a necessidade de comprar seu livro. Ele será aplicado tanto na contracapa do livro e nas páginas das livrarias digitais como a Amazon.

Tendo uma identidade comercial criada no princípio do processo, é possível começar a pré-divulgação do livro. Sim, tendo o título e a capa, já e possível falar sobre seu livro nas redes sociais e começar a encontrar os leitores interessados em sua obra. Com isso você já vai criando o clima e a expectativa para o lançamento, bem antes de ter o livro pronto. O ideal é iniciar a divulgação de seu livro entre um a dois meses antes de realmente publicá-lo.

Rubens Lima, O Capista - criação de capas de livros

D. Diagramação

Enquanto a capa é um elemento da identidade comercial de seu livro, conectado muito mais à marketing e vendas e focado em atrair e conquistar o leitor, a parte interna do livro (miolo) é puramente editorial, focada em apresentar da melhor maneira o conteúdo do livro.

A capa tem como objetivo a venda do livro, já o projeto das páginas internas tem por objetivo fazer o leitor passar por uma excelente experiência após a compra do livro.

Uma boa diagramação tem três objetivos principais:

  • organizar e dar legibilidade à sua obra, ou seja, dar ao leitor uma leitura agradável, natural e sem esforço.
  • dar ao miolo identidade compatível com o segmento, tema e assunto do seu livro, mas evitando o excesso de distrações visuais que atrapalhem o foco no texto (pecado comum entre muitos diagramadores).
  • fazer com que a parte interna tenha coerência visual com a linguagem da capa, tornando o livro um objeto único.

Portanto, é nessa etapa é que temos as seguintes definições:

  • a tipologia (fonte) para o texto e títulos
  • os tamanhos e pesos das fontes (hierarquia visual)
  • as margens da página e o tamanho da mancha de texto
  • os espaçamentos: entrelinhas, entre parágrafos, recuos e indentações
  • os elementos visuais que podem ajudar a organizar a página

A capa deve ser feita ANTES da diagramação para que a parte interna possa seguir e/ou dialogar com a linguagem visual da capa.

O processo

Ao produzir um livro, o mesmo designer que criou o projeto visual pode também fazer a diagramação. Ou ela pode ser realizada por um profissional específico, o diagramador.

Para se criar um livro impresso de qualidade profissional, não se usa um editor de texto como o Microsoft Word. Na verdade, usa-se um software específico de editoração de livros para o projeto e diagramação do miolo da publicação. O mais utilizado no mercado editorial profissional é o Adobe InDesign. Através deste software será gerado um primeiro arquivo do miolo do livro em PDF para revisão. Após as revisões e ajustes, o diagramador vai gerar (também pelo InDesign) o arquivo final, ou seja, a arte-final do livro para impressão.

O InDesign é também utilizado para realizar uma diagramação prévia da versão digital do livro (ebook) para, em seguida, exportar-se um arquivo no formato ePub. Finaliza-se o processo de diagramação do livro digital em um software específico para edição de arquivos ePub e formatação de e-books. O mais popular entre os profissionais é o Sigil, um software de distribuição gratuita.

E. Formalização

Catalogar sua obra faz parte do processo de produção de um livro independente. Sim, isso ajuda a encontrar seu livro de maneira mais fácil e, principalmente, é crucial para que sua obra não pareça amadora demais. Para isso é preciso realizar a solicitação do ISBN do livro e da Ficha Catalográfica.

ISBN

número do ISBN é a identidade de seu livro. Essa identificação ajuda seu livro a ser catalogado formalmente. Dessa maneira, sua obra pode ser encontrada mais facilmente em livrarias e distribuidores offline e online. O ISBN será usado na própria ficha catalográfica no miolo do livro e no verso do livro, em um código de barras.

Já há algum tempo, você pode obter o ISBN pela internet. A partir de março de 2020, a administração do ISBN deixou a Biblioteca Nacional e ficou sob responsabilidade da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Veja mais informações sobre o ISBN e como se cadastrar neste link no próprio website da CBL.

A Agência do ISBN recomenda que a versão impressa e a versão digital de seu livro tenham ISBNs diferentes para correta catalogação (pois são versões de um mesmo produto com entregas, formatos e preços diferentes). O mesmo raciocínio serve para o audiolivro: seria necessário um terceiro ISBN para essa versão.

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica é obrigatória por Lei Federal para todas as publicações impressas não periódicas. Nela temos informações como:

  • Título do livro
  • Nomes dos autores
  • Nomes de colaboradores como ilustradores e tradutores
  • Data da publicação
  • Local da publicação
  • Nome da empresa (PJ) ou pessoa (PF) responsável pela publicação

A ficha catalográfica deve ser preparada e assinada por um(a) bibliotecário(a) responsável, matriculado(a) no Conselho Regional de Biblioteconomia. Hoje em dia, a CBL também presta esse serviço, ou seja, a instituição prepara e entrega a ficha catalográfica de seu livro em um arquivo PDF. Com este arquivo em mãos, o diagramador vai inserir as informações da ficha catalográfica, de maneira padronizada, na mesma página onde ficam os créditos de produção da obra (normalmente no início do livro, no verso da folha de rosto principal).

F. Revisão

É neste material, formatado e diagramado que será realizada a revisão. Sim, diferente do que muitos imaginam, a revisão não é feita no original em Word, mas no PDF do livro já diagramado.

O(a) revisor(a) é o profissional responsável por esta atividade. Sua missão é fazer a última varredura no livro, corrigindo possíveis erros de ortografia e/ou gramática que tenham passado nas fases anteriores de preparação/edição de texto. Seu objetivo é minimizar ao máximo a ocorrência de incorreções no texto.

O profissional também faz a conferência do conteúdo do livro em relação ao sumário, checa números de página, cabeçalhos e as aberturas de capítulos. Além disso, vai verificar o padrão de diagramação (recuos, linhas orfãs, viúvas, forcas, espaços duplos, linhas duplas etc.).

Normalmente, o livro diagramado passa por duas revisões.

Dica: De preferência, em vez de contratar professores de português ou jornalistas, contrate um profissional do mercado editorial, alguém com experiência anterior em livros e que conheça bem o mercado livreiro.

G. Impressão / Publicação online

É a última etapa do processo de produzir um livro independente.

Caso o livro que você esteja produzindo seja um e-book (livro digital), e você já tenha o livro diagramado e revisado no formato de arquivo ePub, é possível publicá-lo diretamente na Amazon online, juntamente com o arquivo da capa frontal em formato JPG (72 dpi)

Se você planejou ter também a versão impressa de seu livro é hora de pensar no tipo de impressão que fará. Os arquivos em PDF da capa e do miolo do livro são impressos separados, pois são impressos em papéis diferentes. Em seguida, capa e miolo são unidos pela lombada. O tipo de conexão da capa com o miolo dependerá do tipo de encadernação que escolherá para seu livro. Abaixo, algumas opções:

  • brochura (com ou sem orelhas)
  • capa dura
  • capa flexível
  • espiral
  • grampo

Impressão Offset

Por causa de suas grandes máquinas e caros insumos, indica-se a impressão offset apenas para grandes tiragens, acima de 1.000 exemplares. Normalmente, são as editoras que trabalham com essas tiragens. Para elas, o uso de grandes gráficas offset compensa bastante pois quanto maior a tiragem, menor o custo unitário da impressão do livro.

Para os autores independentes, fazer uma impressão offset significa investir antecipadamente em milhares de exemplares. Portanto, isso representa um investimento inicial mais alto e um risco maior. Ao mesmo tempo, a maioria dos autores independentes tem dificuldade em arranjar espaço para estocar caixas e mais caixas de livros. Sem contar a pressão psicológica de ver, todos os dias, livros e mais livros que você vai precisar vender para reaver o alto investimento.

Uma opção mais adequada ao autor independente seria a impressão digital. O valor unitário por livro é certamente maior, mas o autor pode imprimir os livros em pequenas tiragens de 50, 100 ou 300 livros, conforme sua necessidade. Isto é, ele pode fazer pequenos investimentos por vez. Caso esgote sua primeira tiragem, basta imprimir mais exemplares em uma nova pequena tiragem.

Outras alternativas

Uma opção interessante seria a impressão sob demanda (POD – Print On Demand). Existem empresas especificas no mercado (como a UmLivro, a Bok2, a UICLAP, o Clube de Autores, entre outras) que imprimem seu livro apenas quando são vendidos, um a um. Eles não só imprimem, mas cuidam da montagem, manuseio e distribuição de cada livro vendido e pagam ao autor royalties de 20 a 30% sobre o preço de capa do livro (preço final ao consumidor). É uma maneira de fazer seu livro impresso chegar a seus leitores sem ter que investir na impressão e distribuição.

A própria Amazon faz impressão sob demanda. Sim, além de publicar e distribuir seus e-books, a Amazon pode imprimir seu livro em papel e entregá-los a seus clientes. Infelizmente, ainda não temos um Centro de Impressão da empresa em nosso país. É o Centro de Impressão mais próximo, localizado nos Estados Unidos, que imprime e envia os livros aos seus leitores no Brasil. Este fato encarece um pouco o preço final ao consumidor e eleva o prazo de entrega.

Existe uma opção mista também. Você pode imprimir, via impressão digital em gráfica, uma pequena tiragem de seu livro (100 a 300 exemplares) e usar a Amazon apenas para publicação e venda — e você fica responsável por enviar o livro para seu leitor. Veja mais informações no site da própria empresa: Como Vender Livros pela Amazon.

Outra opção é usar a Amazon não apenas para expor e vender seu livro, mas também empacotar, envelopar e entregar sua publicação ao seu leitor, usando o serviço de logística próprio da empresa americana. Tudo é questão de ver, na ponta do lápis, qual solução mescla melhor a sua conveniência e esses custos que afetarão o preço final de seu livro.

Organização e método compensam

Espero que esta sugestão — de dividir o planejamento, criação e produção de seu livro independente em etapas bem organizadas — tenha ajudado você a enxergar o nascimento de sua obra de uma maneira mais profissional. Certamente isso vai se refletir na qualidade final de seu livro. Afinal, não adianta investir tanto tempo em escrever um bom livro, mas se descuidar na hora de criar sua identidade comercial, diagramá-lo e produzi-lo, não é?

Desejo de coração muito sucesso para sua futura obra!!


Leia também:

A Capa de Livro, Seus Segredos e Seus Mitos
Livros: tamanhos e formatos mais comuns
Lombada de Livro: qual orientação é a correta?


Rubens Lima

rubens Lima

São quase 30 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui vou revelar os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de sua obra!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.

AUTORES E AUTORAS INDEPENDENTES

Quer saber se o seu livro vai conquistar seu leitor?

Baixe grátis o BookCheck, material do Programa PUBLICAR PARA VENCER de Rubens Lima. Saiba agora se você está preparado para lançar um livro profissional que possa realmente alavancar sua carreira como consultor, coach, professor ou especialista em sua área!