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Como Produzir um Livro Profissional?

As 6 etapas essenciais para produzir um livro de maneira profissional: preparação de texto, capa, diagramação, revisão e muito mais.
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Hoje, a publicação independente, a ideia do autor produzir e publicar seu próprio livro, é uma realidade. Bons autores ganharam um caminho para que suas ideias cheguem diretamente a seus leitores. E sem a necessidade de passar pelo desanimador processo de aceitação ou aprovação de editoras.

O lado negativo é que, por não conhecerem muito bem o processo de produção editorial, os autores independentes podem atropelar etapas. E, com isso, acabam publicando livros com qualidade bem inferior ao potencial que seu conteúdo apresenta.

Abaixo, procuro resumir as etapas de produção de um livro:

  1. Preparação do original
  2. Capa de Livro
  3. Projeto e Diagramação
  4. Isbn e Ficha Catalográfica
  5. Revisão
  6. Impressão

1. Preparação do original

Esta é uma das etapas mais importantes e decisivas para a qualidade final de sua publicação. É a etapa que vai ajudar seu texto a ter “cara de livro”.

A maioria dos autores confundem a preparação com revisão. A revisão é menos profunda que a preparação e é feita normalmente sobre o livro já diagramado. E não sobre o original do autor. Por isso, veremos essa etapa de revisão apenas mais adiante (item 6).

O objetivo do preparador é trazer qualidade editorial a seu texto original. Deixá-lo mais inteligível e fluido, sem descaracterizar o que você escreveu. Estão entre as tarefas do preparador:

  • realizar a padronização de estilos (citações, itemização, notas, tabelas, legendas, sinais gráficos, itálicos, negritos, etc)
  • organizar o texto (sentenças e paragráfos)
  • fazer ajustes de coesão e de coerência
  • melhorar a fluidez do texto, facilitando a leitura
  • fazer a primeira correção de possíveis erros de ortografia e gramática.

3. Capa de Livro

A capa é o principal elemento de toda divulgação comercial de seu livro. É a capa de seu livro que vai atrair a atenção de seu leitor nas prateleiras das livrarias físicas e nas páginas da Amazon. A qualidade da capa também vai antecipar a qualidade de seu conteúdo e representar visualmente sua própria imagem profissional para seu público.

Como sua capa irá apresentá-lo com autor? De forma profissional, assertiva, competente, organizada? Ou bagunçada, amadora, confusa, imatura e sem foco? Por isso, cuidado, não arrisque: procure ajuda profissional. Quem cria capas de livros é um designer editorial que chamamos de capista.

Para outras dicas específicas sobre capas de livros, leia esses artigos:
a) Capas de Livros: 5 Dicas para Autores
b) A Estrutura de Uma Capa de Livro

4. Projeto e Diagramação

Vamos focar agora no visual do interior do livro, que chamamos de miolo. Enquanto a capa é um elemento de marketing focado em atrair e conquistar o leitor, a parte interna é puramente editorial.

projeto do miolo é realizado por um designer editorial e tem três objetivos principais:

  • dar legibilidade à sua obra, ou seja, dar ao leitor uma leitura agradável, natural e sem esforço.
  • dar ao miolo identidade compatível com o segmento, tema e assunto do seu livro.
  • fazer com que a parte interna tenha coerência visual com a linguagem da capa, tornando o livro um objeto único.

Nessa etapa é que definimos:

  • a tipologia (fonte) para o texto e títulos
  • os tamanhos e pesos das fontes (hierarquia visual)
  • as margens da página e o tamanho da mancha de texto
  • os espaçamentos entrelinhas, entre parágrafos, recuos e indentações

diagramação é justamente a aplicação deste projeto editorial, destas definições, em todo o texto, em todas as páginas do livro.

Ao produzir um livro, esta diagramação pode ser realizada pelo mesmo designer que criou o projeto. Ou pode ser realizada por um profissional específico, o diagramador. Para conhecer melhor as diferenças entre designer e diagramador, acesse o artigo O Papel do Designer Gráfico.

Para se criar um livro de qualidade profissional, não se usa um editor de texto como o Microsoft Word. Na verdade, para o projeto e diagramação do miolo da publicação é usado um software específico para editoração de livros. O mais utilizado no mercado editorial profissional é o Adobe InDesign.

5. ISBN e Ficha Catalográfica

ISBN

número do ISBN é a identidade de seu livro. Essa identificação ajuda seu livro a ser catalogado formalmente. Dessa maneira, sua obra pode ser encontrada mais facilmente em livrarias e distribuidores offline e online. O ISBN será usado na própria ficha catalográfica no miolo do livro e no verso do livro, em um código de barras.

Já há algum tempo, você pode obter o ISBN pela internet. A partir de março de 2020, a administração do ISBN deixou a Biblioteca Nacional e ficou sob responsabilidade da CBL (Câmara Brasileira do Livro). Veja mais informações sobre o ISBN e como se cadastrar em: https://servicos.cbl.org.br/isbn/.

A Agência do ISBN recomenda que a versão impressa e a versão digital de seu livro tenham ISBNs diferentes para correta catalogação (pois são versões de um mesmo produto com entregas, formatos e valores diferentes). O mesmo raciocínio serve para o audiolivro: seria necessário um terceiro ISBN para essa versão.

Ficha Catalográfica

Ficha Catalográfica é obrigatória por Lei Federal para todas as publicações não periódicas. Nela temos informações como:

  • Título do livro
  • Nomes dos autores
  • Nomes de colaboradores como ilustradores e tradutores
  • Data da publicação
  • Local da publicação
  • Nome da empresa (PJ) ou pessoa (PF) responsável pela publicação

A ficha catalográfica deve ser assinada por um bibliotecário responsável, matriculado no Conselho Regional de Biblioteconomia. A ficha é inserida na parte interna do livro, na página de créditos (verso da folha de rosto).

6. Revisão

É neste material já formatado e diagramado que realizamos a revisão.

O revisor é o profissional do mercado editorial responsável pela revisão. Este profissional pode ou não ser o mesmo que realizou a etapa de preparação.

O revisor faz a conferência do conteúdo, cabeçalhos, sumário e números de página, aberturas de capítulos e outros elementos editoriais. O profissional vai fazer também nova varredura no texto a procura de erros de ortografia e gramática. Além disso vai verificar o padrão de diagramação (recuos, linhas orfãs, viúvas, forcas, espaços duplos, linhas duplas etc).

Normalmente, são feitas duas revisões no livro diagramado.

7. Impressão

É a última etapa do processo de produção.

A capa e o miolo do livro são impressos separados e, em seguida, unidos pela lombada. O tipo de conexão da capa com o miolo dependerá do tipo de encadernação de seu livro dentre várias opções:

  • brochura
  • capa dura
  • espiral
  • grampo
  • lombada quadrada
  • lombada canoa
  • com orelhas
  • sem orelhas
  • miolo colado
  • miolo costurado e colado

Entre outras

Impressão Offset

As editoras trabalham normalmente com tiragens de mais de 1.000 exemplares. Ou seja, para elas compensa o uso de grandes gráficas offset pois, em tiragens grandes, o preço unitário de impressão cai bastante.

Para os autores independentes, fazer impressão offset significa investir na impressão de milhares de exemplares. Além do investimento inicial alto, o autor tem também dificuldade para estocar caixas e mais caixas de livros.

Outras alternativas

Uma opção seria a impressão digital . O valor unitário por livro é maior, mas o autor faz pequenos investimentos por vez. É possível imprimir os livros em pequenas tiragens de 50, 100 ou 300 livros, conforme sua necessidade. Esgotou sua primeira tiragem? Basta imprimir mais exemplares em nova pequena tiragem.

Outra opção, seria a impressão sob demanda (POD – Print On Demand). Existem empresas no mercado que imprimem seu livro só quando são vendidos. Eles cuidam da impressão, montagem , manuseio e distribuição do livro e pagam ao autor royalties de 20 a 30% do valor de cada livro vendido. É uma maneira de fazer seu livro chegar a seus leitores sem ter que investir na impressão e distribuição.

A própria Amazon faz impressão sob demanda. Sim, além de publicar e distribuir seus e-books, a Amazon pode imprimir seu livro em papel e entregá-los a seus clientes. Infelizmente, ainda não temos um centro de impressão/distribuição da empresa no Brasil. Os livros são enviados aos leitores pelo Centro de Distribuição mais próximo, que é o dos Estados Unidos. Este fato encarece o produto final e eleva o prazo de entrega.

Espero que este texto, sobre como produzir um livro de maneira profissional, tenha ajudado você a planejar a produção de sua obra independente.


Leia também:

Livros: tamanhos e formatos mais comuns
Lombada de Livro: qual orientação é a correta?


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rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

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