Um livro, além de uma realização pessoal muito especial, é uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e profissional. Publicar uma obra de sua autoria tem o poder de transformar a carreira de coaches, consultores, palestrantes, professores e profissionais das mais diversas áreas de atuação.
Os livros de não ficção, mais especificamente, livros para desenvolvimento pessoal ou profissional, livros técnicos e acadêmicos transformam seu autor ou autora em autoridades respeitadas e com muita credibilidade perante seu público específico (clientes, prospects, colegas, alunos, mentorados, coachees, seguidores etc).
A força de um conteúdo bem elaborado
Muitos profissionais já ouviram falar sobre marketing de conteúdo, certo? Esta ação de marketing consiste em criar conteúdo frequente em blogs e redes sociais para engajar seu público e começar a se estabelecer como um especialista em sua área de atuação profissional. É uma forma realmente efetiva de associar seu nome à expertise em sua atividade.
Mas, o que isso tem a ver com o livro?
É simples: Além de uma realização pessoal, o livro é o marketing de conteúdo sob efeito de esteroides. O livro é o formato que torna seu conteúdo e seus textos muito mais poderosos.
Na verdade, o livro é o pai deste tipo de marketing! Há séculos, autores escrevem e publicam livros técnicos e profissionais para marcar seu nome como autoridade em seu campo de atuação. E, mais recentemente, podendo conectar o lançamento de um livro à seus perfis e grupos em redes sociais, esse poder de promoção pessoal que o livro possui se multiplicou ainda mais.
Por que um livro se posso escrever em meu blog?
Você pode estar se perguntando:
Para que publicar um livro, se posso fazer meu marketing de conteúdo em blogs e redes sociais de maneira fácil, rápida e sem custos?
A resposta está justamente na própria pergunta.
Sim, você pode fazer seu marketing de conteúdo apenas em blogs e redes sociais. Mas, por outro lado, qualquer um pode, inclusive todos os seus concorrentes!
Ora, exatamente porque é fácil, rápido e não tem custos.
Não há grandes diferenciais. É para todos.
Ser autor de um livro independente é um grande diferencial para qualquer profissional, pois não é fácil, não é rápido e requer o comprometimento de tempo e dinheiro. E o número de pessoas tão comprometidas com sua evolução profissional a ponto de investir esses dois recursos preciosos é muito baixo.
A admiração que temos por um autor de livro vem justamente do fato de sabermos ser um trabalho árduo, uma dedicação que não é para “qualquer um”. O autor passa a se destacar naturalmente da concorrência.
Uma associação positiva para sua imagem
Outro diferencial do livro é seu próprio poder de encantamento. O livro desperta paixão, reconhecimento e até reverência. E, mais que tudo, transmite respeito. E não é por acaso. O livro é simplesmente o elemento que mudou a história da humanidade. Acelerou de maneira exponencial a forma que o ser humano passou a transmitir conhecimento para seus pares. O livro tem um papel de protagonista direto em nossa evolução cultural.
É por isso que o livro apresenta essa simbologia forte, denotando inteligência, bagagem cultural e intelectual, capacidade de raciocínio e resolução de problemas. Não à toa, adoramos fazer fotos formais ou vídeos profissionais em frente a uma estante de livros. Não é em vão que recebemos um cliente importante com grandes livros de nossa área de atuação colocados estrategicamente em nossa mesa de trabalho. Conhecemos o poder do livro!
É por isso que lançar um livro traz tanta credibilidade ao autor e a seu conteúdo. Todo este poder e esta conotação extremamente positiva que o livro traz são repassados ao autor.
O poder do livro na prática
O livro tem o poder de multiplicar a força da marca pessoal do autor. Além disso, ele é um forte aliado para marcar a imagem do profissional como autoridade em sua área de atuação. O leitor reconhece e aceita, inconscientemente, que é preciso saber muito sobre uma especialidade para escrever páginas e páginas sobre ela. É uma percepção enraizada no ser humano.
Com diz Seth Godin, um dos mais influentes profissionais de marketing da atualidade e autor de 19 livros:
“Escrever um livro é uma experiência tremenda. Compensa intelectualmente e clareia seu pensamento. O livro lhe dá credibilidade. É um motor vivo de marketing e divulgação de ideias, trabalhando todos os dias para entregar sua mensagem com autoridade.”
Sobretudo o lançamento de um livro próprio traz muito engajamento de público e muitas oportunidades de networking. Além disso, é uma imensa vitrine para a divulgação de seus produtos, serviços, palestras e cursos.
Produzido com qualidade, a publicação de um livro pode criar uma série de oportunidades que podem transformar uma carreira, entre elas:
- convites para eventos e palestras em grandes empresas e instituições
- solicitações de artigos em veículos especializados
- convites para entrevistas no rádio, tv e internet
- atuação como fonte de informação na grande imprensa — jornais, revistas e portais
Em síntese: em questão de marketing de conteúdo, nada é mais poderoso que produzir e publicar um livro de sua autoria. Além de ser uma realização pessoal gigantesca, um legado que transcende sua própria vida. Ou alguém se esquece da famosa frase, atribuída ao poeta cubano José Martí:
En la vida hay que hacer tres cosas:
tener un hijo,
plantar un árbol y
escribir un libro!
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