blog "o capista"

Tenho medo de escrever um livro!

Este artigo vai derrubar todas as suas desculpas para não escrever um livro em sua área de atuação profissional e se tornar uma autoridade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Medo, dúvida, receio, insegurança. Um autor de primeira viagem certamente estará experimentando todas essas sensações. E elas acabam paralisando bons profissionais e os impedindo de compartilhar seu conhecimento com os leitores.

Em minha experiência de mais de 20 anos no mercado de livros, comecei aos poucos a reunir os principais pensamentos e medos que passam na cabeça de quem deseja escrever um livro na área de desenvolvimento profissional ou pessoal. Os principais são seis:

  1. Acho que ninguém vai ligar para o que eu tenho a ensinar…
  2. Acho que meu livro não seria muito original…
  3. Tenho medo que meu livro não fique bom o suficiente…
  4. Tenho receio de decepcionar meu público…
  5. Acho que não tenho tempo de escrever um livro…

Acredite, se você tem conhecimento e rica experiência em sua especialidade ou se você superou um grande obstáculo pessoal é possível beneficiar muita gente compartilhando esse conhecimento ou experiência através de um livro independente. 

Você poderá ajudar muitas pessoas que estão tendo os mesmos problemas ou dificuldades que você já superou. Sim, com seu conhecimento, você pode ajudar outros profissionais a trilharem um caminho de evolução, sem que caiam nas diversas armadilhas que você enfrentou em sua jornada.

São os leitores que perdem se você não registrar em detalhes uma experiência rica de superação que você teve.

E são os leitores que perdem se você não compartilhar e ensinar um método ou estratégia eficiente que você desenvolveu em qualquer área do conhecimento.

Originalidade? Não se preocupe com isso. Seu livro será sempre original se você incluir nele a sua perspectiva, o seu ponto de vista, o seu DNA. Você tem que ser fiel a quem você é, à sua própria história e manter a sua autenticidade. Dessa maneira, seu livro será original pois será seu livro, único, exatamente como você é

Mas, não posso mentir e dizer a você: “Ah, escrever e produzir um livro de qualidade é uma tarefa fácil”. Muita gente falha na tarefa porque justamente pensa que é só sair escrevendo o que vem à cabeça. Fácil mesmo é se perder no processo, agindo dessa maneira. Fácil é desistir e engavetar seu texto no meio do caminho.

Para produzir um livro de qualidade que a(o) torne autoridade na sua área de atuação, além de vencer esses medos e receios, é preciso próposito, direcionamento e muito planejamento. Só assim você se programa de maneira eficiente para “criar tempo” para escrever e produzir seu livro.

É importante lembrar que, justamente por não ser fácil como escrever um post ou gravar um vídeo, é que o livro torna seu autor tão celebrado e receptor de todos os benefícios colaterais de ter uma publicação assinada com seu nome, tais como:

  • despertar no público admiração, respeito e credibilidade;
  • ganhar reconhecimento em sua área de atuação;
  • ser visto como autoridade no assunto;
  • obter mais engajamento de seu público (clientes, colegas, alunos, seguidores);
  • aumentar a valorização financeira de seus produtos ou serviços.
  • receber convites para escrever artigos, dar entrevistas, ministrar palestras — e até virar fonte de informações para a m

Se sempre pensou em escrever um livro com foco no desenvolvimento pessoal ou profissional de seu leitor e se encontra nesta fase de dúvidas e receios, tenho um presente para você:

Baixe grátis meu BOOKCHECK, material do Programa PUBLICAR PARA VENCER e conheça os 10 itens de planejamento que nenhum autor independente pode desprezar. Aproveite para verificar, nesse mesmo material, se você está preparado para lançar um livro profissional que possa realmente transformar sua carreira como consultor, coach, professor ou especialista em sua área! E não se esqueça:

Um livro bem planejado nunca vai decepcionar seu público!


Leia também:

O Poder do Livro como Ferramenta de Marketing
Como Produzir um Livro Profissional?


Rubens Lima

rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.