Este artigo tem o objetivo de explicar a autores independentes e pequenas editoras a diferença entre uma capa de livro com qualidade profissional e uma capa de livro amadora — aquela feita pelo próprio autor ou por designers amadores ou muito inexperientes.
Uma capa profissional tem eficiência comercial para elevar a obra diante do leitor, de mostrar a ele a qualidade do livro. A capa do livro profissional consegue chamar a atenção do público-leitor, provocá-lo, cativá-lo, despertar nele o desejo de possuir o livro em sua estante.
Uma capa amadora, muitas vezes, pode até satisfazer o autor, mas falha em conquistar o verdadeiro público-alvo: o público leitor.
Sim, o capista amador procura normalmente atender todos os desejos de quem escreveu a obra — a capa amadora normalmente é criada para agradar o autor.
A capa feita por um amador, às vezes, é até esteticamente tolerável, mas não consegue refletir o trabalho árduo que o autor teve para escrever a obra. Não transmite qualidade. E daí vem a importante conclusão:
Uma capa de livro amadora antecipa ao leitor apenas a baixa qualidade e amadorismo da obra. Exatamente o contrário do que queremos passar ao leitor quando apresentamos a ele um livro.
Para efeito de comparação, abaixo seguem algumas capas de livros criadas pelo próprio autor ou por parentes e amigos “dizáiners” — e as capas após a contratação do designer Rubens Lima:
Diferenças entre uma capa de livro de qualidade profissional e a amadora
Para ficar mais fácil para editores e autores identificarem uma capa verdadeiramente profissional em comparação a uma criação mais amadora, separei as características de cada um delas:
A capa profissional
Características mais comuns:
- projetada para cativar o público-leitor;
- conceito dominante bem definido;
- preza a síntese visual e foca em apenas um ponto chave do livro;
- valoriza o mistério, instiga a curiosidade do leitor;
- identidade forte, personalizada e ligada ao tema do livro;
- foca e explora um elemento visual dominante;
- composição de elementos (linhas, formas, imagens, ilustrações) equilibrada com o texto;
- alinhamentos bem definidos entre textos e elementos;
- utiliza ilustrações e/ou fotos profissionais;
- uso de um reduzido número de fontes (tipografia) e pertinentes ao tipo de livro e ao conceito central;
- projeto de cores seguindo esquemas teóricos e sendo coerente com o tema e o restante do projeto.
A capa amadora
Características mais comuns:
- feita para agradar o autor ou o editor;
- conceito fraco, disperso ou inexistente;
- Acaba com a curiosidade ou mistério: tenta contar visualmente a história na capa (ficção) ou explicar o conteúdo do que será abordado no livro (não ficção);
- peca pela falta de identidade própria ou identidade visual desconectada do tema/assunto do livro;
- elementos visuais dispostos de forma aleatória, sem hierarquia, sem relação de dominância, sem projeto;
- utiliza ilustrações e/ou fotos de baixa qualidade;
- textos e elementos desalinhados, sem conexão na composição;
- uso excessivo de diferentes fontes/tipografias (três ou mais) e mal escolhidas (sem relação com o conceito da obra);
- abuso de fontes caligráficas e/ou decorativas;
- projetos de cores aleatório, sem seguir um esquema de cores definido;
- conjunto de cores sem relação conceitual com o tema da obra.
É por esse motivo que é tão importante contratar um designer profissional especializado na área editorial para criar a capa de seu livro. Só um designer profissional tem a formação técnica em comunicação visual para utilizar composição, tipografia e a teoria das cores a favor de sua obra.
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