Este artigo será muito útil para autores independentes e produtores editoriais iniciantes. Vai ajudá-los a compreenderem a estrutura de uma capa de livro, suas diferentes partes e sua nomenclatura.
- A estrutura da capa brochura
- A estrutura da capa dura
- Sobrecapas e cintas
A estrutura da capa brochura
Abaixo, nos diagramas, fica fácil entendermos a estrutura básica de uma capa de livro em encadernação brochura com orelhas.
Note nas figuras que, o que muita gente costuma chamar de contracapa, nós, no mercado editorial, chamamos de quarta capa. Sim, no livro temos quatro capas.
Vista externa:
Vista interna:
A primeira capa, que é a principal, é também identificada como capa frontal. A segunda e terceira capas são as partes internas da capa. A quarta capa é a última capa, o verso do livro, onde colocamos o texto de apresentação da obra.
E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas. A segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior.
Orelhas
As orelhas, além de um suporte para o conteúdo comercial e editorial, tem também uma função física: reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura. Normalmente, a capa brochura é impressa em papel cartão não muito grosso (ao redor de 250 g/m²). Se não tivéssemos orelhas, as pontas da capa tenderiam a dobrar e amassar com a manipulação do livro — por isso, não é muito recomendado a escolha de capa brochura sem orelhas.
Justamente para melhor sustentação da estrutura, as orelhas devem ter o tamanho mínimo de metade da largura do livro. E o tamanho máximo de 1 cm menor que a largura total do livro fechado. Ou seja, para um livro de tamanho fechado 14 x 21 cm, a largura das orelhas poderia ficar entre 7 cm e 13 cm.
Os termos tecnicamente corretos para diferenciar as orelhas são: “orelha da capa” ou “primeira orelha” e “orelha da quarta capa” ou “segunda orelha”. Nunca usamos a nomenclatura “orelha direita” e “orelha esquerda”, pois isso varia, dependendo de como estamos olhando o livro.
Lombada
A lombada é onde a capa se fixa ao miolo do livro. Sua espessura depende do número de páginas e também dos tipos e gramaturas dos papéis usados nas páginas internas do livro e na própria capa. Aqui um link para um vídeo (YouTube) onde explico o cálculo da lombada e forneço uma planilha para auxiliá-los nesse cálculo: Pergunte ao Capista 01 – Orelhas e lombada do livro.
A estrutura de capa dura
Abaixo, temos a estrutura física de uma capa de livro de encadernação em capa dura.
Na capa dura, o papel impresso com as informações e arte da capa é colado (empastado) em uma base de papelão (normalmente, o papel paraná). O papel impresso é cerca de 1,5 a 2,0 cm maior (sangria) que a base de papelão para que seja dobrado no verso, envolvendo a base (essa dobra chamamos de debrum). A guarda é o papel (normalmente um papel color plus colorido) colado no verso da 1ª capa e da 4ª capa, ou seja, colado na 2ª capa e 3ª capa.
Sobrecapas e Cintas
A sobrecapa é uma estrutura que envolve a capa protegendo o livro encadernado. Algumas editoras usam a sobrecapa com o mesmo projeto visual da capa, algo um tanto redundante. Outras, fazem a impressão comercial somente na sobrecapa, deixando a capa sem impressão ou apenas uma impressão sutil em relevo seco — o que dá bastante elegância à peça.
Quando a sobrecapa não ocupa toda a área da capa, a chamamos de cinta. Normalmente, a cinta tem a altura de um quarto ou um terço da capa, mas já vi no mercado cintas com a altura de metade da capa (ou até um pouco mais).
Leia também:
O que escrever em uma Capa de Livro?
Como Produzir um Livro Profissional?