Trabalho há anos com autores de livros para desenvolvimento profissional e pessoal. São coaches, consultores e outros profissionais com carreiras já estabelecidas, buscando marcar seu legado profissional com seu livro. E a grande maioria deles apresenta algo em comum:
Medo.
Essa sensação de insegurança acaba atrapalhando bons profissionais e os impedindo de compartilhar seu conhecimento com os leitores e mudar sua carreira através da publicação de um livro.
Em minha experiência de mais de 25 anos no mercado de livros, reuni os principais medos que passam pela cabeça dos autores com quem convivi:
- Medo de ser irrelevante: Quem sou eu para publicar um livro?
- Medo de não ser original: Acho que meu livro não traria nada de novo na minha área.
- Medo de decepcionar o público: Tenho medo de não gostarem de meu livro.
- Pavor de ser julgado(a): O que meus colegas, alunos ou minha família, vão pensar de mim?
- Medo de ser ignorada(o): Acho que ninguém vai querer comprar meu livro.
1. Medo de ser irrelevante
Hoje em dia, não é preciso ser celebridade ou ser famoso para publicar um livro. Nem é preciso ser o maior especialista do país no assunto. O mais importante é ter conteúdo que possa, de alguma maneira, ajudar outras pessoas a chegar aonde você está. Sempre existirão pessoas que precisam de ajuda para chegar a seu patamar. Sempre existirão pessoas um degrau abaixo de você e que precisam muito de sua ajuda.
Acredite, se você tem conhecimento e experiência em sua especialidade profissional ou se você superou um grande obstáculo na sua vida pessoal é possível beneficiar muita gente compartilhando esse conhecimento ou experiência através de um livro independente na área de desenvolvimento pessoal ou profissional.
Você poderá ajudar muitas pessoas que estão tendo os mesmos problemas ou dificuldades que você já superou.
Sim, com seu conhecimento, você pode auxiliar outros profissionais a trilharem um caminho de evolução, sem que caiam nas diversas armadilhas que você enfrentou em sua jornada.
São os leitores que perdem se você não registrar em detalhes uma experiência rica de superação que você teve.
E são os leitores que perdem se você não compartilhar e ensinar o método ou estratégia que você desenvolveu em qualquer área do conhecimento.
Através de estratégias de marketing e divulgação, se você souber encontrar o público que realmente precisa do seu livro, sua obra nunca será irrelevante.
2. Medo de não ser original
Conheci um coach bastante relevante em sua área de atuação (recolocação) e com uma plataforma de milhares de seguidores na internet. Seu conteúdo nas redes era 80% focado em recolocação e seu público adorava suas publicações sobre o assunto. Quando ele me procurou para planejar seu primeiro livro, veio a surpresa. Em vez de publicar um livro na sua área de maior expertise, ele resolveu publicar seu primeiro livro com o tema “networking“. Eu estranhei e quando perguntei o motivo, ele respondeu:
— A Fulana já lançou um livro sobre recolocação. Não quero lançar um livro sobre o mesmo assunto.
Com o medo de não ser original, ele decidiu abordar um tema secundário justamente em seu livro de estreia.
Acredite, este é um medo sem fundamento. Um mesmo tema ou assunto pode ter tantas abordagens e visões diferentes que é difícil esgotar o assunto. Mas, um aviso:
Seu livro será sempre original, contanto que você agregue a ele a sua perspectiva pessoal, a sua experiência, suas histórias, o seu ponto de vista. Assim, o livro terá seu DNA único.
Para isso, você deve ser fiel a quem você é e também aos seus valores. Mantenha sempre sua autenticidade. Dessa maneira, não importa o assunto, seu livro será sempre original. Será seu livro, trará seu método, a sua didática.
Uma obra única, exatamente como você é.
3. Medo de decepcionar seu público
O medo mais comum que encontrei foi este: decepcionar ou desagradar seu público.
Sei que é difícil acreditar, mas o antídoto para este medo é muito simples:
Escreva seu livro PARA seu público!
Sim, o maior erro que um autor independente pode cometer, principalmente no segmento de livros para desenvolvimento profissional e pessoal é escrever e produzir um livro para si mesmo. Ou seja, uma obra focada muito mais nos desejos e gostos pessoais do autor do que focado na necessidade do público, do leitor. E, infelizmente, isso acontece muito no mercado de autopublicação.
Para publicar um livro vencedor é preciso identificar seu público específico e compreender as dores e frustrações deste leitor. É importante compreender também quais são as ambições e desejos deste público.
Seu livro deve se estruturar para ajudar este leitor a superar suas dificuldades e atingir o estado pessoal ou profissional que ele tanto almeja.
Em um livro de sucesso, o leitor é o protagonista, não o autor.
Você, autor, é o guia que vai ajudar “o herói” ou “heroína” a enfrentar todos os obstáculos e sair vencedor. Desta maneira será impossível decepcionar seu público. Pelo contrário, seu livro vai despertar o sentimento de gratidão em cada um de seus leitores.
4. Medo de ser julgado
“O que vão pensar de mim?”
O medo de se expor é o que mais paralisa potenciais autores e autoras. E é uma sensação que não é exclusiva do mercado de livros, pois é um receio que todos, em menor ou maior grau, podemos ter em qualquer tipo de situação.
Nesses anos trabalhando próximo à autores, o que tenho observado é que o antídoto que mais tem ajudado os profissionais a enfrentar este tipo de medo resume-se a uma palavra:
Propósito.
Propósito é aquela força invisível que vem da certeza de saber exatamente o porquê você decidiu publicar um livro. É definir, bem antes de começar a escrever, as suas expectativas de retorno, os seus objetivos, as suas ambições com a publicação de sua obra. Não se entra em uma batalha sem saber exatamente pelo que se está lutando.
Quanto mais forte for seu propósito, mais fraco será seu medo de julgamentos.
“Quero publicar este livro pois meu objetivo a médio prazo é largar meu emprego e trabalhar exclusivamente como consultor e ter controle, da minha vida profissional”
“Quero publicar esta obra pois quero me tornar uma autoridade reconhecida nesse assunto, o que vai me ajudar a cobrar mais pelos meus serviços, trabalhar menos horas e me dedicar mais à minha família”
“Sonho em fazer palestras pelo Brasil afora e um livro de minha autoria vai ser o cartão de visitas ideal para ser convidada para eventos em minha área de atuação”
Só você mesmo conhece realmente as batalhas diárias que vive. Só você mesmo conhece suas ambições e desejos mais íntimos. Nunca entre em qualquer projeto sem saber exatamente onde você deseja chegar. Como eu disse, isso vai torná-la(o) mais forte para enfrentar qualquer julgamento descabido e manter você no foco para ser bem-sucedida(o)!
5. Medo de ser ignorado(a)
Você investe tempo para escrever seu livro, investe dinheiro para produzí-lo, publica seu livro na Amazon e…
Nada.
Zero vendas. Ninguém comprou seu livro. Nem sua mamãe.
Este é um pesadelo que todo autor ou autora de livro independente já imaginou.
E, tenho que ser sincero, este é um pesadelo que às vezes vira realidade. A maior causa disso é que muitos autores imaginam que seu livro se venda sozinho. “Basta eu publicar na Amazon que os leitores vão descobrir meu livro e comprá-lo”. Infelizmente, não é bem assim.
Muitas pessoas esquecem que o livro, além de um objeto cultural, é um produto. E todo produto para vender precisa de uma estratégia de marketing (iniciar previamente o relacionamento com seu futuro leitor) e divulgação (fazer o produto livro aparecer para seu público).
Sim, o livro não se vende sozinho. O autor ou autora deve ter um papel ativo na venda de sua obra. É preciso trabalhar para que seu livro tenha uma embalagem correta (capa) e apareça diante de seus leitores (divulgação). Não dá para aguardar passivamente o leitor vir até seu livro de forma espontânea.
Uma estratégia de sucesso envolve a criação de uma forte identidade comercial do livro (uma capa impactante, um título relevante e um subtítulo esclarecedor). Uma precificação correta e a divulgação ativa de seu lançamento para os leitores certos fazem parte desta estratégia também. Use as redes sociais, seu website e seu blog para que a apresentação de sua obra chegue em seus leitores. Pesquise os preços dos livros de mesmo tema ou que atendem o mesmo público que o seu.
Se você identificou seu leitor ideal (o público com mais necessidade e interesse em ter seu livro) e investiu em uma estratégia coerente e totalmente focada nesse público não há necessidade nenhuma de se preocupar com este medo. Seu livro VAI vender!
Leia também:
O Poder do Livro
Como Produzir um Livro Independente?