O capista é um designer gráfico especializado na criação de capas de livros. Sua missão é estabelecer a conexão emocional perfeita entre o seu livro e o seu leitor. Mas como encontrar o capista ideal para a capa de sua obra?
“Mas, Rubens, você não vai dizer que o capista ideal para a capa de meu livro é você?“
Não, não vou dizer isso. Pois realmente há chance de eu NÃO ser o capista ideal para você ou para seu livro.
Não existe um capista perfeito para todos os tipos de livros e todos os perfis de autores e autoras. Por isso, espero que este artigo ajude você a escolher o melhor profissional para fazer seu livro se destacar e chamar a atenção de seu leitor, sem que o processo se torne um inferno.
Existem duas maneiras principais para você encontrar o designer editorial que possa prestar um bom atendimento e entregar uma capa que impulsione as vendas de seu livro: pesquisando ou pedindo indicações.
1) Faça pesquisa por “capista”
Pesquise no Google ou nas redes sociais para encontrar o designer para capa de seu livro. Ao encontrar os profissionais, analise não só sua experiência e a qualidade de seu portfólio, mas também sua forma de se comunicar e apresentar seu trabalho. Cheque se no website é possível conhecer seu histórico profissional e atestar sua efetiva experiência na área. Verifique também se existem depoimentos de clientes e certifique-se de que sejam legítimos.
Tente perceber o estilo, a organização e a linguagem do website ou do perfil na rede social, pois muitas vezes isso tudo reflete a personalidade do profissional. Pode ser interessante encontrar um(a) capista que tenha uma personalidade que sintonize bem com a sua obra e com você: Descontraído e informal ou sério e formal? Jovial e bem-humorado ou experiente e confiável? Artístico e caótico ou técnico e organizado? Sensível e delicado ou forte e impactante? As possibilidades são inúmeras…
2) Peça indicações de capistas
Converse com autores e autoras cujas capas você admira e pergunte quem as criou. O segredo é falar com colegas que se encaixem no mesmo gênero literário do seu livro. Pergunte pelos resultados. Afinal, não adianta você ter achado a capa deste autor ou autora bonita se ela não causou impacto, não chamou atenção no mercado e não o ajudou a vender o livro para o público certo.
Importante: não adianta o(a) designer criar capas geniais se o atendimento é um verdadeiro inferno. Procure sempre perguntar a seu/sua colega como foi todo o processo: o atendimento, a comunicação entre autor(a) e capista, sua disponibilidade e acessibilidade, o cumprimento dos prazos acordados — ou seja, como foi seu comprometimento geral com o projeto e com o cliente.
3) Dicas extras
a) Procure um especialista em livros
Para maximizar sua chance de sucesso, procure escolher um(a) profissional especializado(a) EM LIVROS. Ou seja, um(a) profissional do mercado editorial. Evite agências de comunicação generalistas, agências de publicidade ou designers que dividem seu foco com outras áreas de projeto como marcas de empresas, websites, redes sociais, aplicativos e material publicitário. Até hoje lembro de um depoimento de um cliente que me fez perceber que isso fazia mais diferença do que eu mesmo imaginava: “Até meu segundo livro, eu sofria muito com o projeto da capa. Os designers não eram especialistas, ou seja, não conheciam as particularidades do mercado editorial. O Rubens respira livros!” — Paulo Maccedo.
Importante: Para realmente não perder tempo, selecione alguém com experiência relevante no mesmo segmento editorial da obra que você está produzindo. Não precisa ser no mesmo assunto ou tema, mas no mesmo tipo de livro.
Exemplos: se o seu livro for um romance para adolescentes, procure um(a) capista com um portfólio repleto de ótimas capas de livros de romances específicos para este público. Se o seu livro for um livro de não ficção, como um tratado sobre política internacional, então não contrate um(a) capista que tenha livros de ficção do segmento de terror e suspense como predominantes em seu portfólio. Assim, você diminui as chances de se frustrar ou de seu livro ter uma capa que não explore todo o potencial de venda que ele tem.
b) Valorize o primeiro contato com o capista
Assim que possível entre em contato com o(a) profissional de seu interesse. Use este primeiro contato para fazer sua primeira avaliação do(a) profissional.
Observe atentamente sua clareza na comunicação, a rapidez na resposta, sua disponibilidade, educação, organização e profissionalismo. Lembre-se: quaisquer problemas identificados nesses primeiros contatos provavelmente se repetirão ao longo do processo. Assim como os pontos positivos. Aproveite este primeiro contato para perceber se existe boa sintonia entre vocês, pois isso pode ajudar no processo.
c) Fique de olho no preço
A faixa de preços de criação de uma capa é relativamente ampla (hoje em dia varia normalmente entre 500 e 2.500 reais). Esta variação ocorre pelas diferentes combinações entre duas variáveis:
- o porte do cliente que o profissional atende (uma editora gigante ou um autor independente iniciante? Uma pequena editora de nicho ou um autor experiente best seller?)
- a qualidade do próprio capista (talento, portfólio, experiência, formação).
Desconfie de preços muito baixos, fora desta faixa que eu apontei. Use a lógica: um profissional com preços unitários muito baixos, precisa atender uma quantidade grande de projetos para pagar suas contas ao final do mês. Isso reflete em sua atenção e dedicação para cada capa e cada cliente — e, consequentemente, nos resultados.
Ao mesmo tempo, é melhor investir em capistas mais qualificados e mais caros quando o seu livro representa um investimento real em sua carreira (livros para desenvolvimento pessoal ou profissional, livros técnicos, científicos ou acadêmicos). Ou seja, um investimento que pode trazer real retorno financeiro indireto, muito além da venda direta do livro. Calma, eu explico:
Seu novo status como autor de um livro na área em que você atua profissionalmente, se bem explorado, pode mudar radicalmente a faixa de preços que você cobra pelos seus serviços, além de transformar você em referência para outros profissionais, impulsionando a divulgação e venda de cursos, palestras e mentorias. Ser uma referência intelectual no seu campo de atuação muda o perfil de público que você atrai, valorizando sua imagem profissional, trazendo maior retorno financeiro (Leia mais sobre isso no artigo: O Poder do Livro).
O Capista certo para seu projeto editorial
Espero com sinceridade que este artigo ajude vocês a evitar que sua obra fique nas mãos de um profissional que não seja adequado para a missão específica de criar a capa de seu livro. E que essas dicas os ajudem a ficar longe de amadores ou designers sem real comprometimento com seus clientes.
Quer saber mais sobre capistas e capas de livros? Então, leia também os artigos abaixo:
A Capa de Livro e seus mitos
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