Case: À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.

O ano era 1998. Depois de dois estágios e dois empregos em seguida — O estúdio Adesign e a Agência de Propaganda Fischer — eu estava, pela primeira vez, sem emprego fixo. Fazendo (poucos) trabalhos freelancers e pensando em montar meu próprio negócio.

Nessa época, fui a diversas palestras para começar a ganhar conhecimento para empreender. Em uma delas, o palestrante argumentava sobre a importância de conhecer técnicas de vendas em qualquer negócio que você esteja envolvido. Como material complementar, ele indicou o livro “Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender” de Frank Bettger (1888 -1981). Sai dali e fui voando para a velha Livraria Siciliano comprar o livro!

Fiquei deslumbrado com a obra do autor americano. Eu, que até então só pensava na parte técnica de minha profissão, recebi uma verdadeira iluminação profissional. Compreendi a importância de saber vender meu serviço, de entender como o outro ser humano pensa, tentando descobrir suas reais necessidades e desejos. Aprendi a falar (um pouco) menos e saber escutar quando se interage com um cliente (sabendo “escutar” inclusive o que não é dito).  E, principalmente, Bettger me ensinou a realmente me importar com o lado humano do cliente, a querer genuinamente ajudá-lo. Não à toa, esta obra é a base de muitos livros sobre vendas até hoje. Guardo com carinho esta edição que comprei há 20 anos, na tentativa de não esquecer esses ensinamentos.

Voltando a 2018. Uma bela tarde recebo um e-mail de um editor me perguntando se eu estava disponível para criar a capa de um livro antigo sobre vendas, cuja primeira edição foi lá pelos anos 1950. Para minha surpresa, o livro era justamente o clássico de Frank Bettger, agora renomeado no Brasil com o título “Do Fracasso ao Sucesso em Vendas”. Fiquei muito emocionado. A vida realmente é um ciclo. Eu tinha agora a chance de retribuir postumamente ao velho Bettger, todos os ensinamentos que ele me entregou em seu livro.

O desafio era difícil, esse livro sempre teve péssimas capas ao longos dos anos e o descaso das várias editoras pelas quais passou (aqui e lá fora). Além disso, o mercado de livros sobre vendas tem certos clichês que precisam ser respeitados, ao mesmo tempo que precisamos dar um toque de criatividade, dando diferencial ao livro para chamar a atenção do leitor em meio a tantos livros de vendas.

Abaixo, algumas capas nacionais e internacionais que o livro “sofreu” ao longo dos anos:

Por ser um livro de muita importância para mim, sofri um bocado para criar as opções de layouts para a Editora. O inimigo era uma cobrança ferrenha vinda… de mim mesmo!

Na primeira apresentação de layouts, optei por mostrar um layout mais forte e outro mais dinâmico. Ambos tentando explorar conceitualmente esta “virada” do fracasso para o sucesso, tentando visualmente dar um ar mais contemporâneo à publicação e usando recursos visuais para manter o resultado bem conectado ao universo de vendas.

A Editora escolheu o primeiro layout mas solicitou que as cores fossem mais vivas, que chamassem mais a atenção. Pediu também que fosse retirada a textura do layout original. O layout final aprovado e publicado foi este aqui:


Leia outros cases:

Case: Redesign de capa de livro de ficção
Case: Você de Emprego Novo! de Taís Targa


Rubens Lima

rubens Lima

São quase 30 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

para autores

Seu livro será um sucesso com seus leitores?

Baixe gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores!

Outros posts

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui vou revelar os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de sua obra!

o livro que está escrevendo vai REALMENTE CONQUISTAR o seu leitor?

Tire essa dúvida agora, baixando gratuitamente o BOOKCHECK, material especial do programa PUBLICAR PARA VENCER® de Rubens Lima! Com o ele, você saberá se está no caminho certo ou se precisa se planejar melhor para publicar uma obra que vai efetivamente encantar seus leitores.