A criação da capa de livro envolve alguns mitos e crenças equivocadas.
Muitos autores e autoras pensam que a capa de livro é apenas um elemento estético para embelezar o livro. Outros, pensam que a capa é apenas um elemento editorial para representar o conteúdo da obra.
Essas visões simplificam demais o papel da capa no sucesso de uma publicação. A capa tem um valor estético e um valor editorial, mas seu principal valor é comercial. Principalmente no segmento de livros para desenvolvimento pessoal e profissional, livros técnicos e acadêmicos, foco deste blog.
A capa precisa mostrar o conteúdo do livro?
Hmmmm… na verdade, não.
Ao contrário do que muitos autores (e até alguns editores) pensam, a parte visual da capa certamente NÃO tem a função de:
- resumir visualmente o conteúdo ou a narrativa do livro
- tentar explicar o conteúdo do livro de alguma maneira
- antecipar ou informar o que o leitor vai ler no livro
Sim, por incrível que pareça, o design da capa de livro nada tem a ver com: explicar, resumir, informar, revelar ou esclarecer o conteúdo da obra! Pelo contrário!
A função de uma capa não é entregar respostas ao leitor.
É, na verdade, apresentar questões que irão instigar sua curiosidade
Uma conexão emocional com o leitor
A capa é um elemento de percepção rápida com o objetivo principal de despertar a curiosidade do leitor ao primeiro olhar. A capa deve provocar o leitor, inspirar alguma reação por parte do público. Por isso deve ser simples, muito objetiva e oferecer uma conexão visual rápida com os seus leitores.
Entender estes conceitos vai evitar que você use a capa de seu livro para tentar representar racionalmente seu conteúdo. Sim, este é um erro que a maioria dos autores independentes do segmento de não-ficção cometem: buscar na capa um apelo racional. Na verdade, o visual da capa deve se conectar ao leitor em um nível emocional, mais profundo e inconsciente. Este é seu grande poder.
Na criação de sua capa, tente:
- evitar usar ilustrações com narrativas visuais complexas na capa, buscando desesperadamente explicar o conteúdo de seu livro;
- evitar usar gráficos ou diagramas com elementos informativos ou dados técnicos. O lugar deles é dentro do livro;
- evitar usar um conjunto de várias fotos tentando representar os diferentes tópicos do livro ou explicar as fases de um processo ou apresentar as vantagens de seu método. Escolher uma foto realmente especial tem muito mais apelo do que diluir a atenção do leitor em uma série de fotos diferentes.
- evitar usar imagens para tentar apenas traduzir visualmente o mesmo conceito do título da obra. Se decidir realmente representar o título na parte visual, tente pelo menos usar as imagens de maneira criativa e inteligente, multiplicando seu impacto, ampliando a reação emocional do público ao conceito que já explora no título — e não apenas representar de forma racional o que o título diz de maneira redundante, subestimando o público;
Então para que serve uma capa de livro?
A capa, de fato, tem quatro funções principais:
- proteger fisicamente o frágil contéudo de papel;
- dar ao livro uma identidade única e diferenciá-lo dos seus principais concorrentes;
- agregar valor ao livro, um valor perceptível ao público, justificando no mercado seu preço final;
- chamar a atenção do leitor e atiçar sua curiosidade, instigando-o a querer saber mais informações sobre o livro — e comprá-lo.
Aliás, essas quatro funções são as mesmas de uma embalagem de produto. Ou seja, a capa de sua publicação desempenha o papel de embalagem para esse produto mais que especial chamado “livro”.
E agora que você compreende a capa como “embalagem”, podemos listar outros papéis importantes que ela desempenha em qualquer publicação:
- ser o elemento central de toda divulgação comercial do livro;
- ajudar o leitor a identificar o gênero literário da obra pela linguagem visual;
- estabelecer uma primeira relação emocional, de confiança, entre a obra e o leitor;
- antecipar a qualidade do conteúdo pela qualidade visual do projeto visual;
Justamente por ser o elemento principal de divulgação do livro é que a criação da capa deve ser feita no início do processo de produção da publicação. Desse modo, todo o processo de promoção vai poder começar antes do livro ficar pronto. Sim, o autor independente precisa começar a cativar seu público-leitor bem antes do lançamento efetivo da obra. Agora, adivinhe qual elemento certamente vai aparecer em todos os posts e anúncios sobre o livro? Ela mesma: a capa!
Uma embalagem única!
Para finalizar, é importante ressaltar que, apesar da capa ter as mesmas funções de qualquer embalagem, ela não é uma embalagem qualquer. De fato, a capa embala um produto cultural único: uma invenção especial que revolucionou a transmissão de conhecimento para toda a humanidade! Além disso, ela tem uma característica muito especial como embalagem:
A capa de livro é uma das raras embalagens que é parte do produto. Ela não é descartável e, em condições normais, permanece conectada ao produto até o seu derradeiro fim.
Ou seja, a capa é uma embalagem que nunca deixa de agregar valor ao produto, além de manter sempre seu papel de fortalecer a conexão emocional entre o objeto livro e o leitor.
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5 dicas para Autores sobre Capas de Livros
O que escrever em uma Capa de Livro?