Case: Redesign de capa de livro de ficção

Uma nova visão para a capa do Livro O Canto do Acauã, mostrando a importância de um design realmente profissional para seu livro.

Gostaria de compartilhar com vocês o projeto de redesign da capa do livro O Canto do Acauã de Ricardo de Campos Ferraz. O texto tem boas qualidades e a sinopse era bem interessante.

É uma ficção de aventura com toque de romance. A obra conta a história de uma menina muito rica, arrogante, mimada que a todos tratava mal. Ela sofre um acidente: seu avião bimotor despenca na floresta e ela fica dias e dias vivendo lá com a ajuda do piloto do avião, empregado de seus pais. A devoção deste empregado em ajudá-la e as agruras na floresta acabam por mudar sua visão da vida e ela acaba se entregando ao romance. O Acauã referenciado no título representa, segundo o autor, o espírito da floresta, o novo ambiente que promove a evolução emocional e espiritual da protagonista.

Apesar de procurar focar minha criação em capas de não-ficção (livros para desenvolvimento pessoal, profissional, além de livros técnicos), resolvi aceitar este trabalho quando o autor me enviou as capas anteriores que foram criadas para o livro.

As Capas Anteriores

Capas de Livros Amadoras

Sendo bem sincero, fiquei supreso. Triste pensar que o autor pagou por duas delas. Todas as capas tem soluções bem amadoras.

  • primeira capa (à esquerda) foi feita pelo autor. Ela pouco remete a obra. Chega a ser indecifrável — o que seria esta mão dourada?  A imagem escolhida reflete mais uma obra de terror/suspense do que uma ficção de aventura com toques de romance. Nada de floresta (ponto chave da história), nada de acauã. Também não ajuda a composição sem identidade, tímida, “sem sal”.
  • segunda capa tenta ser literal demais, tentando ilustrar toda a história na capa. E, por isso, acaba incluindo até um spoiler! Ela entrega o desfecho da história: mostra a realização do romance que só ocorre, como suposta surpresa para o leitor, no terço final do livro. O design do título não tem identidade, nem “tempero” e a ilustração tem qualidade técnica duvidosa (principalmente as feições das figuras humanas em primeiro plano).

Falando em figuras humanas, uma dica para vocês autores:
Afora romances bem populares (onde existe a necessidade de subestimar o leitor), evitamos identificar os personagens na capa. Mostrá-los claramente na capa impede que o leitor utilize sua imaginação para conceber a aparência dos personagens — justamente uma das grandes diferenças entre o cinema e a literatura. 

  • terceira capa (à direita) é a mais próxima de uma solução profissional, mas peca na identidade e conceito visual. O uso apenas de uma foto realista de um acauã é um tanto direto demais, até frio e sem emoção. E mais: a composição centralizada, o recorte retangular da foto, o uso de uma imagem sem efeitos (crua e realista), a cor séria, acinzentada, sem vida e a fonte tradicional escolhida, fazem a obra parecer ao leitor um livro técnico sobre aves — e não um romance.

Uma solução profissional para a capa do livro

Na minha versão para a capa, procurei focar no ponto de “virada” da história, no ponto-chave: o acidente com o avião e a recepção do casal pela floresta que os abrigou. O pássaro acauã, o espirito da floresta, procuro representar como algo realmente metafórico, conceitual.

O objetivo é fazer um capa mais elegante e inteligente. Além de mais bela esteticamente. Abaixo as duas opções apresentadas ao autor:

E uma comparação do layout final aprovado pelo autor com as capas anteriormente feitas por ele e para ele:

Qual destas capas tem mais chance de cativar o leitor, de chamar sua atenção, de introduzi-lo de maneira competente ao clima da história e ao tema?

Se vc já sabe como responder esta pergunta, começa a compreender a diferença entre uma capa de livro profissional e uma capa feita pelo próprio autor ou por um designer inexperiente, amador.


Leia outros cases:

Case: Você de Emprego Novo! de Taís Targa
Case: À Bettger com Carinho


Rubens Lima

rubens Lima

São quase 30 anos de experiência na produção de livros para tradicionais editoras do mercado e autores independentes. Rubens é um profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes, jurado do Prêmio Jabuti, a premiação de maior prestígio no mercado de livros. Formado pela FAU-USP, é pós-graduado (MBA) em Book Publishing (Edição de Livros) e professor de Design Editorial.

Outros posts

A Capa de Livro e seus mitos

Você sabe qual é a REAL função de uma capa de livro? Aqui vou revelar os segredos e mitos da capa para desvendar o sucesso de sua obra!