O ano era 1998. Depois de dois estágios e dois empregos em seguida — O estúdio Adesign e a Agência de Propaganda Fischer — eu estava, pela primeira vez, sem emprego fixo. Fazendo (poucos) trabalhos freelancers e pensando em montar meu próprio negócio.
Nessa época, fui a diversas palestras para começar a ganhar conhecimento para empreender. Em uma delas, o palestrante argumentava sobre a importância de conhecer técnicas de vendas em qualquer negócio que você esteja envolvido. Como material complementar, ele indicou o livro “Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender” de Frank Bettger (1888 -1981). Sai dali e fui voando para a velha Livraria Siciliano comprar o livro!
Fiquei deslumbrado com a obra do autor americano. Eu, que até então só pensava na parte técnica de minha profissão, recebi uma verdadeira iluminação profissional. Compreendi a importância de saber vender meu serviço, de entender como o outro ser humano pensa, tentando descobrir suas reais necessidades e desejos. Aprendi a falar (um pouco) menos e saber escutar quando se interage com um cliente (sabendo “escutar” inclusive o que não é dito). E, principalmente, Bettger me ensinou a realmente me importar com o lado humano do cliente, a querer genuinamente ajudá-lo. Não à toa, esta obra é a base de muitos livros sobre vendas até hoje. Guardo com carinho esta edição que comprei há 20 anos, na tentativa de não esquecer esses ensinamentos.
Voltando a 2018. Uma bela tarde recebo um e-mail de um editor me perguntando se eu estava disponível para criar a capa de um livro antigo sobre vendas, cuja primeira edição foi lá pelos anos 1950. Para minha surpresa, o livro era justamente o clássico de Frank Bettger, agora renomeado no Brasil com o título “Do Fracasso ao Sucesso em Vendas”. Fiquei muito emocionado. A vida realmente é um ciclo. Eu tinha agora a chance de retribuir postumamente ao velho Bettger, todos os ensinamentos que ele me entregou em seu livro.
O desafio era difícil, esse livro sempre teve péssimas capas ao longos dos anos e o descaso das várias editoras pelas quais passou (aqui e lá fora). Além disso, o mercado de livros sobre vendas tem certos clichês que precisam ser respeitados, ao mesmo tempo que precisamos dar um toque de criatividade, dando diferencial ao livro para chamar a atenção do leitor em meio a tantos livros de vendas.
Abaixo, algumas capas nacionais e internacionais que o livro “sofreu” ao longo dos anos:
Por ser um livro de muita importância para mim, sofri um bocado para criar as opções de layouts para a Editora. O inimigo era uma cobrança ferrenha vinda… de mim mesmo!
Na primeira apresentação de layouts, optei por mostrar um layout mais forte e outro mais dinâmico. Ambos tentando explorar conceitualmente esta “virada” do fracasso para o sucesso, tentando visualmente dar um ar mais contemporâneo à publicação e usando recursos visuais para manter o resultado bem conectado ao universo de vendas.
A Editora escolheu o primeiro layout mas solicitou que as cores fossem mais vivas, que chamassem mais a atenção. Pediu também que fosse retirada a textura do layout original. O layout final aprovado e publicado foi este aqui:
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