Você de capa de livro nova!

por

Foi uma honra e uma grande responsabilidade ser escolhido por Tais Targa para ser o criador da capa de seu primeiro livro “Você de Emprego Novo!” — uma obra que reúne todo o seu conhecimento profissional adquirido em mais de 20 anos de carreira.

Logo no primeiro contato com a autora, percebi o quanto ela era apaixonada pelo seu trabalho e o quanto genuinamente queria auxiliar as pessoas, não só no processo de recolocação no mercado, como também na reconstrução da confiança e autoestima das pessoas que passam pela situação de desemprego. Tais Targa é psicóloga, coach especializada em recolocação e transição de carreira. Top Voice do Linkedin, ela tem uma plataforma de mais de 350.000 fiéis seguidores que se beneficiam diariamente de seu conteúdo de qualidade.

Na primeira apresentação de layouts, mostrei à Tais três caminhos diferentes que poderíamos seguir para a publicação:

  • uma capa de livro com destaque para o título forte e, como imagens secundárias, um conjunto de ícones e uma imagem da autora;
  • uma capa com uma imagem forte que simbolizasse a conquista de um novo emprego (o crachá)
  • uma capa com uma ilustração, algo mais informal e alegre, representando o orgulho de estar recolocada no mercado (a volta da autoestima):

O caminho que mais atraiu a autora e que, segundo ela, melhor representava a ideia do livro para seus leitores era a ideia do crachá. É o símbolo do maior troféu que alguém que procura recolocação pode conseguir. Um comentário super pertinente que ela fez foi que, apesar de ter gostado da capa, faltava “vida” nela.

Partindo desse comentário, fiz estudos para trazer “vida” a capa do livro, primeiro através de mudança na paleta de cores e, em seguida, adicionando a figura humana à capa (o detalhe da mão que segura o crachá).


O feedback da autora foi positivo. A Tais definitivamente achava que a inclusão da figura humana resolvia a questão, nem precisávamos alterar as cores. A equipe da autora sugeriu a ela que a mão fosse de uma mulher. Uma ótima sugestão. O próximo passo foi selecionar em bancos de imagens fotos que poderiam atender bem a solicitação da autora e sua equipe.

A Tais escolheu para trabalharmos nas fotos 2 e 6. E sugeriu que apresentássemos os dois layouts para seu público no Linkedin, para seus mais de 350.000 seguidores. Eles escolheriam a capa final! Essas foram as duas opções apresentadas na rede social:
Capa de Livro

E ganhou disparado a opção 2 (que também era minha preferida). O público achou que a segunda opção de capa era a “cara” da autora, era mais dinâmica e tinha mais energia e emoção. O bacana é que perceberam isso apenas no jeito que a moça segura o crachá, na posição das mãos contra o peito, refletindo orgulho e satisfação — não foi preciso mostrar rosto, expressões faciais, nada.

Capa de Livro

Em comunicação visual, sugerir é algo muito mais forte que mostrar. Esse fato, poucos editores do meu segmento compreendem — e sempre insistem para os designers serem literais demais nas capas, subestimando o leitor. Se fosse em outra casa editorial, certamente teríamos na capa o rosto de uma mulher, sorrindo, olhando diretamente para a câmera. Por isso, parabéns aos editores Henrique Farinha e Cláudia Rondelli que ajudaram muito no processo todo.

Você gosta de produção de livros e design editorial?

Então vai gostar dos conteúdo que tenho para entregar periodicamente para você: posts, vídeos, PDFs, e-books, webinares grátis, cursos, workshops e palestras! E, em breve, incluirei conteúdo sobre marketing editorial! Vem pra lista do Capista, vem! Após fazer seu cadastro, você vai receber, gratuitamente, o primeiro conteúdo: um guia rápido apresentando o processo profissional de criação de capas de livros em 5 passos! Briefing, Pesquisa, Ideia, Layout e Finalização.

Mais no Blog "O Capista":

As Melhores Capas de Livros

A Paste Magazine faz uma boa seleção periódica das melhores capas de livros. Ótimo material para estarmos atentos ao que acontece no mercado internacional.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

A Estrutura de uma Capa de Livro II

Saiba mais sobre a estrutura de conteúdo de uma capa de livro. Como é o titulo ideal? Qual o real papel do subtítulo? O que colocar na biografia do autor?

A Estrutura de uma Capa de Livro I

O que é quarta capa? Que largura deve ter a orelha do livro? Tire essas e outras dúvidas nesse artigo sobre a estrutura física de uma capa de livro!

Capas de Livros: 5 dicas para Autores

Para quem é autor independente e planeja lançar seu livro, juntei 5 dicas valiosas sobre o elemento mais importante da divulgação de sua obra: A CAPA DE LIVRO!

O Briefing Editorial

Um modelo de briefing para a criação de capas de livros com as informações mais relevantes para ajudar um designer editorial a atingir um ótimo resultado.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...