Quase todos os profissionais já ouviram falar sobre marketing de conteúdo, certo? Esta ação de marketing consiste em criar conteúdo frequente em blogs e redes sociais para engajar seu público e tentar se estabelecer como um especialista em sua área de atuação profissional. É uma forma realmente efetiva de associar seu nome à expertise em sua atividade.
Reconheço o poder de blogs e redes mas, na minha opinião, o livro é o marketing de conteúdo sob efeito de esteroides. Extremamente poderoso.
Na verdade, o livro é o pai deste tipo de marketing! Há décadas, autores utilizam livros técnicos-científicos e livros na área de desenvolvimento profissional e desenvolvimento humano para marcar seu nome como autoridade em seu campo de atuação. E, mais recentemente, podendo conectar o lançamento de um livro à perfis e grupos em redes sociais, esse poder de promoção pessoal que o livro tem se multiplicou ainda mais.
Por que usar o livro para seu marketing profissional?
Para que publicar um livro, se posso fazer meu marketing de conteúdo em blogs e redes sociais de maneira prática, fácil e sem custos?
A primeira resposta está justamente na própria pergunta. Sim, você pode fazer seu marketing de conteúdo apenas em blogs e redes. Mas todos podem, inclusive seus concorrentes!
Porque é fácil. Porque é rápido. Porque não tem custos.
Não há grandes diferenciais. É para todos.
Ser autor de um livro independente é um grande diferencial para qualquer profissional, pois não é fácil, não é rápido e requer investimento de tempo e dinheiro. A admiração que temos por um autor de livro vem justamente do fato de sabermos ser um trabalho árduo, uma tarefa que não é para “qualquer um”. O autor passa a se destacar naturalmente da concorrência.
Outro diferencial do livro é seu próprio poder de encantamento. O livro desperta paixão, reconhecimento e até reverência. E, mais que tudo, transmite respeito. E não é por acaso. O livro é simplesmente o elemento que mudou a história da humanidade. Acelerou de maneira exponencial a forma que o ser humano passou a transmitir conhecimento para seus pares. O livro tem um papel de protagonista direto em nossa evolução cultural.
É por isso que o livro apresenta essa simbologia forte, denotando inteligência, bagagem cultural e intelectual, capacidade de raciocínio e resolução de problemas. Não à toa, adoramos fazer fotos formais ou vídeos profissionais em frente a uma estante de livros. Não é em vão que recebemos um cliente importante com grandes livros de nossa área de atuação colocados estrategicamente em nossa mesa de trabalho. Conhecemos o poder do livro!
É por isso que lançar um livro traz tanta credibilidade ao autor e a seu conteúdo. Todo este poder, esta conotação extremamente positiva que o livro traz é repassada ao autor.
O poder do livro
O livro tem o poder de multiplicar a força da marca pessoal do autor, além de ser um forte aliado para marcar a autoridade do profissional dentro de sua área de atuação. O leitor reconhece, inconscientemente, que é preciso saber muito sobre uma especialidade para escrever páginas e páginas sobre ela.
Com diz Seth Godin, um dos mais influentes profissionais de marketing da atualidade e autor de 19 livros:
“Escrever um livro é uma experiência tremenda. Compensa intelectualmente e clareia seu pensamento. O livro lhe dá credibilidade. É um motor vivo de marketing e divulgação de ideias, trabalhando todos os dias para entregar sua mensagem com autoridade.”
Na prática, o lançamento de um livro próprio traz muito engajamento de público e muitas oportunidades de networking. Além disso, é uma imensa vitrine para a divulgação de seus serviços e cursos.
Bem trabalhado, a publicação de um livro pode criar uma série de oportunidades que podem transformar uma carreira, entre elas:
- convites para eventos e palestras presenciais e online.
- solicitações de artigos em veículos especializados
- convites para entrevistas no rádio, tv e internet
- atuação como fonte de informação na grande imprensa — jornais, revistas e portais
Por tudo isso, acredito firmemente que, em questão de marketing de conteúdo, nada é mais poderoso que produzir um livro de sua autoria.