blog "o capista"

O Poder do Livro como Ferramenta de Marketing

Um livro é uma poderosa ferramenta de marketing pessoal e profissional. Saiba porque não há nada melhor em marketing de conteúdo.
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Quase todos os profissionais já ouviram falar sobre marketing de conteúdo, certo? Esta ação de marketing consiste em criar conteúdo frequente em blogs e redes sociais para engajar seu público e tentar se estabelecer como um especialista em sua área de atuação profissional. É uma forma realmente efetiva de associar seu nome à expertise em sua atividade.

Reconheço o poder de blogs e redes mas, na minha opinião, o livro é o marketing de conteúdo sob efeito de esteroides. Extremamente poderoso.

Na verdade, o livro é o pai deste tipo de marketing! Há décadas, autores utilizam livros técnicos-científicos e livros na área de desenvolvimento profissional e desenvolvimento humano para marcar seu nome como autoridade em seu campo de atuação. E, mais recentemente, podendo conectar o lançamento de um livro à perfis e grupos em redes sociais, esse poder de promoção pessoal que o livro tem se multiplicou ainda mais.

Por que usar o livro para seu marketing profissional?

Para que publicar um livro, se posso fazer meu marketing de conteúdo em blogs e redes sociais de maneira prática, fácil e sem custos?

A primeira resposta está justamente na própria pergunta. Sim, você pode fazer seu marketing de conteúdo apenas em blogs e redes. Mas todos podem, inclusive seus concorrentes!

Porque é fácil. Porque é rápido. Porque não tem custos.

Não há grandes diferenciais. É para todos.

Ser autor de um livro independente é um grande diferencial para qualquer profissional, pois não é fácil, não é rápido e requer investimento de tempo e dinheiro. A admiração que temos por um autor de livro vem justamente do fato de sabermos ser um trabalho árduo, uma tarefa que não é para “qualquer um”. O autor passa a se destacar naturalmente da concorrência.

Outro diferencial do livro é seu próprio poder de encantamento. O livro desperta paixão, reconhecimento e até reverência. E, mais que tudo, transmite respeito. E não é por acaso. O livro é simplesmente o elemento que mudou a história da humanidade. Acelerou de maneira exponencial a forma que o ser humano passou a transmitir conhecimento para seus pares. O livro tem um papel de protagonista direto em nossa evolução cultural.

É por isso que o livro apresenta essa simbologia forte, denotando inteligência, bagagem cultural e intelectual, capacidade de raciocínio e resolução de problemas. Não à toa, adoramos fazer fotos formais ou vídeos profissionais em frente a uma estante de livros. Não é em vão que recebemos um cliente importante com grandes livros de nossa área de atuação colocados estrategicamente em nossa mesa de trabalho. Conhecemos o poder do livro!

É por isso que lançar um livro traz tanta credibilidade ao autor e a seu conteúdo. Todo este poder, esta conotação extremamente positiva que o livro traz é repassada ao autor.

O poder do livro

O livro tem o poder de multiplicar a força da marca pessoal do autor, além de ser um forte aliado para marcar a autoridade do profissional dentro de sua área de atuação. O leitor reconhece, inconscientemente, que é preciso saber muito sobre uma especialidade para escrever páginas e páginas sobre ela.

Com diz Seth Godin, um dos mais influentes profissionais de marketing da atualidade e autor de 19 livros:

“Escrever um livro é uma experiência tremenda. Compensa intelectualmente e clareia seu pensamento. O livro lhe dá credibilidade. É um motor vivo de marketing e divulgação de ideias, trabalhando todos os dias para entregar sua mensagem com autoridade.”

Na prática, o lançamento de um livro próprio traz muito engajamento de público e muitas oportunidades de networking. Além disso, é uma imensa vitrine para a divulgação de seus serviços e cursos.

Bem trabalhado, a publicação de um livro pode criar uma série de oportunidades que podem transformar uma carreira, entre elas:

  • convites para eventos e palestras presenciais e online.
  • solicitações de artigos em veículos especializados
  • convites para entrevistas no rádio, tv e internet
  • atuação como fonte de informação na grande imprensa — jornais, revistas e portais

Por tudo isso, acredito firmemente que, em questão de marketing de conteúdo, nada é mais poderoso que produzir um livro de sua autoria.

Rubens Lima

rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti. É também professor de Design Editorial e MBA em Book Publishing (Edição de Livros).

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