O Layout Frankenstein!

por | 01 novembro 2017

Tenha cuidado com ele

Ele é o terror de qualquer designer editorial.

Ele é desengonçado, pesado, uma mistura de partes costuradas a esmo.

“O Capista” sempre foi seu inimigo número um.

Seu nascimento começa na entrega dos layouts — sim, de seu laboratório, o cientista editorial deseja dois, três até quatro opções de layout, se for possível.

Forma-se então um ambiente extremamente propício para o surgimento dele.

Depois da apresentação dos layouts, o despertar do ser grotesco começa com um pedido, aparentemente inocente:

“Os layouts ficaram bem legais.
Nós gostamos do fundo do layout 2. Mas o título, por favor, use o do layout 1, mas achamos melhor utilizar nele as cores que você usou no layout 3. Na chamada, manteríamos a fonte do layout 1 com o retângulo do layout 2. Quanto a imagem, sentimos que ficaria melhor com esta aqui que estamos enviando por e-mail.”

Movido por sentimentos que desafiam a razão e a técnica, sentimentos estranhos a um projeto focado no mercado — “gosto pessoal”, “intuição”, “feeling editorial” — o cientista editorial vai juntando em seu laboratório partes que não foram projetadas para atuar juntas e acaba criando este monstro improvisado, sem equilíbrio, destruindo qualquer resquício de unidade e apelo visual.

Sim, nós conhecemos este monstro grotesco das capas.

Ele é chamado “Frankenstein

Mais precisamente: “Layout Frankenstein“.

Fuja, fuja dele… ou sofra as consequências no mercado…

0 comentários

Outros Posts:

Você de capa de livro nova!

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

A Estrutura de uma Capa de Livro I

O que é quarta capa? Qual largura deve ter a orelha do livro? Tire essas e outras dúvidas nesse artigo sobre a estrutura física de uma capa de livro!

Capas de Livros: 6 dicas para Autores

Para quem é autor independente e planeja lançar seu livro, juntei 6 dicas valiosas sobre o elemento mais importante da divulgação de sua obra: A CAPA DE LIVRO!

O Papel do Designer Gráfico

O que faz um Designer Gráfico? Qual a sua missão? Parece algo simples, mas vejo que muitas pessoas que atuam na área ainda se confundem na resposta.

À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...