A Estrutura de uma Capa de Livro I

por | 21 maio 2019

O que é quarta capa? Onde fica realmente a contracapa? O que é sobrecapa? Este primeiro artigo sobre a estrutura de uma capa de livro será muito útil para tirar essas e outras dúvidas sobre como se divide fisicamente uma capa. No próximo artigo, falaremos da estrutura de conteúdo de uma capa de livro.

Recentemente, uma assistente editorial, que já trabalha há anos em uma tradicional Editora, me pediu para colocar um determinado texto na “orelha direita” da capa. Ok, mas qual é a orelha direita da capa? Obviamente, depende de como estamos olhando o livro. Na visão do designer, que trabalha com a capa aberta (ver figura abaixo), a orelha direita é a conectada à capa frontal. Claro que a assistente se referia à outra orelha (orelha da quarta capa), pois a referência dela era o livro com as páginas viradas para ela. É um exemplo prático de como o desconhecimento dos termos técnicos corretos pode atrapalhar a comunicação entre os profissionais.

estrutura de capa de livro - layout aberto

A propósito, os termos tecnicamente corretos para se referir as orelhas são: “orelha da capa” ou “primeira orelha” e “orelha da quarta capa” ou “segunda orelha”. E mais: além de um suporte para o conteúdo comercial e editorial, as orelhas tem uma função física: reforçar a estrutura da capa em encadernação brochura — normalmente impressa em papel cartão não muito grosso, de gramatura ao redor de 250 g/m². Se não tivéssemos orelhas em uma capa brochura, as pontas da capa tenderiam a dobrar e amassar com a manipulação do livro — por isso, não é muito recomendado a escolha de capa brochura sem orelhas. Justamente para melhor sustentação da estrutura, as orelhas devem ter o tamanho mínimo de metade da largura do livro até um máximo de 2 cm menor que a largura total do livro fechado. Ou seja, para um livro de tamanho fechado 14 x 21 cm, a largura das orelhas poderia ficar entre 7 cm e 12 cm.

Abaixo, nos diagramas, fica mais fácil entendermos a estrutura básica de uma capa de livro em encadernação brochura com orelhas:

estrutura de capa de livro - brochura com orelhas
estrutura de capa de livro - brochura com orelhas

Note: o que muita gente costuma chamar de contracapa, nós, no mercado editorial, chamamos de quarta capa. Sim, no livro temos quatro capas. A primeira capa, que é a principal, é também identificada como capa frontal. A segunda e terceira capas são as partes internas da capa. A quarta capa é a última capa (verso do livro). E justamente a segunda e terceira capas é que são, tecnicamente, as contracapas (a segunda pode ser chamada de contracapa anterior e a terceira de contracapa posterior).

A lombada é onde a capa se fixa ao miolo do livro. Sua espessura depende do número de páginas e também dos tipos e gramaturas dos papeis usados nas páginas internas do livro e na própria capa. Aqui um link para um vídeo (YouTube) onde explico o cálculo da lombada e forneço uma planilha para auxiliá-los nesse cálculo: Pergunte ao Capista 01 – Orelhas e lombada do livro.

Abaixo, temos a estrutura física de uma capa de livro em encadernação em capa dura. Na capa dura, o papel impresso com as informações e arte da capa é colado (empastado) em uma base de papelão (normalmente “papel paraná”). O papel impresso é cerca de 1,5 a 2,0 cm maior (sangria) que a base de papelão para que seja dobrado no verso, envolvendo a base (essa dobra chamamos de debrum). A guarda é o papel (normalmente um papel color plus colorido) colado no verso da 1ª capa e da 4ª capa, ou seja, colado na 2ª capa e 3ª capa.
estrutura de capa de livro - capa duraestrutura de capa de livro - capa dura

Já a sobrecapa é uma estrutura que envolve a capa protegendo o livro encadernado. Algumas editoras usam a sobrecapa com o mesmo projeto visual da capa, algo um tanto redundante. Outras, fazem a impressão comercial somente na sobrecapa, deixando a capa sem impressão ou apenas uma impressão sutil em relevo seco — o que dá bastante elegância à peça.

estrutura de capa de livro - sobrecapa

Quando a sobrecapa não ocupa toda a área da capa, a chamamos de cinta. Normalmente, a cinta tem a altura de um quarto ou um terço da capa, mas já vi no mercado cintas com a altura de metade da capa (ou até mais).

estrutura de capa de livro - cinta

Espero que o artigo tenha sido útil para compreenderem um pouco sobre a estrutura física de uma capa de livro. Não percam a segunda parte (A Estrutura de uma Capa de Livro II) onde falarei sobre a estrutura de conteúdo de uma capa de livro!

Gostou deste artigo sobre capas?

Então prepare-se para aprender muito mais sobre capas de livros! Muito em breve, teremos abertas as inscrições para meu curso online “Criação de Capas de Livros no InDesign”. O curso que todos pediam ao Capista está quase pronto! Conheça o conteúdo do curso e aproveite para entrar para a lista de espera, pois as vagas serão limitadas:

Outros Posts:

Você de capa de livro nova!

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

O Papel do Designer Gráfico

O que faz um Designer Gráfico? Qual a sua missão? Parece algo simples, mas vejo que muitas pessoas que atuam na área ainda se confundem na resposta.

À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...