De volta ao Júri do Prêmio Jabuti

por

O convite veio de forma inesperada e surpreendente. É muito difícil ser chamado duas vezes para fazer parte de um evento da importância e tamanho de um Prêmio Jabuti, com tantos profissionais capacitados e competentes em condições de realizar a função de jurado. A felicidade foi imensa, vi como um reconhecimento à minha primeira participação como jurado do prêmio quando utilizei uma metodologia de avaliação muito técnica e racional, fugindo de qualquer avaliação intuitiva ou opinativa. Mal eu sabia que a satisfação e alegria iriam ficar ainda maiores: fui informado que a categoria que eu teria a responsabilidade em julgar era simplesmente “Projeto Gráfico de Livro“, a mais importante para um designer gráfico editorial dentre todas as categorias do prêmio. Um orgulho imenso.

O Prêmio Jabuti é o principal prêmio literário brasileiro e um dos mais tradicionais prêmios do mercado editorial. Foi idealizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e sua primeira edição aconteceu em 1959. O Jabuti premia os melhores lançamentos editoriais em 27 categorias, cada uma delas avaliadas por um júri formado por três especialistas em cada categoria. Nos últimos anos, houve uma alteração muito positiva no perfil dos jurados: antes eram escolhidos para o júri formadores de opinião, jornalistas literários e professores acadêmicos. Mais recentemente, em muitas categorias, passaram a ter preferência no júri os profissionais de relevância no mercado editorial, de perfil mais técnico e prático — profissionais da linha de frente da produção do livro.

Na categoria “Projeto Gráfico”, o desafio era avaliar 96 obras inscritas para, em uma primeira fase, chegar aos dez finalistas e depois, em uma segunda fase, nos três vencedores do prêmio. A dificuldade foi a própria qualidade dos inscritos, um nível muito alto de projeto, evidenciando a qualidade do design editorial brasileiro. Fiquei muito orgulhoso de nossos profissionais.

Os três vencedores do Prêmio Jabuti na categoria Projeto Gráfico foram:

Prêmio Jabuti - vencedores da categoria Projeto Gráfico

1º Lugar – “Estórias da Rua que foi Balsa: Trilhas e Intuições na Educação Popular em Saúde” (Guayabo Edições), responsáveis pelo projeto gráfico: Patrícia Rezende e Valquíria Rabelo

2º Lugar – “História da Teoria da Arquitetura” (Editora da Universidade de São Paulo), do responsável pelo projeto gráfico: Casa Rex / Gustavo Piqueira

3º Lugar
– “Aniki Bóbó – Responsável pelo Projeto Gráfico” (Verso Brasil Editora), de Beatriz Lamego

Prêmio Jabuti #premiojabuti

0 comentários

Você gosta de produção de livros e design editorial?

Então vai gostar dos conteúdo que tenho para entregar periodicamente para você: posts, vídeos, PDFs, e-books, webinares grátis, cursos, workshops e palestras! E, em breve, incluirei conteúdo sobre marketing editorial! Vem pra lista do Capista, vem! Após fazer seu cadastro, você vai receber, gratuitamente, o primeiro conteúdo: um guia rápido apresentando o processo profissional de criação de capas de livros em 5 passos! Briefing, Pesquisa, Ideia, Layout e Finalização.

Mais no Blog "O Capista":

As Melhores Capas de Livros

A Paste Magazine faz uma boa seleção periódica das melhores capas de livros. Ótimo material para estarmos atentos ao que acontece no mercado internacional.

Você de capa de livro nova!

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

A Estrutura de uma Capa de Livro II

Saiba mais sobre a estrutura de conteúdo de uma capa de livro. Como é o titulo ideal? Qual o real papel do subtítulo? O que colocar na biografia do autor?

A Estrutura de uma Capa de Livro I

O que é quarta capa? Que largura deve ter a orelha do livro? Tire essas e outras dúvidas nesse artigo sobre a estrutura física de uma capa de livro!

Capas de Livros: 5 dicas para Autores

Para quem é autor independente e planeja lançar seu livro, juntei 5 dicas valiosas sobre o elemento mais importante da divulgação de sua obra: A CAPA DE LIVRO!

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...