Orçamentos para criação de capas de livros

A criação de capas de livros é uma das atividades editoriais mais importantes para o sucesso comercial de uma publicação, seja ela impressa ou digital (ebook). A capa de um livro profissional, técnico, acadêmico ou para desenvolvimento pessoal é ainda mais importante. Ela representa a própria imagem de autoridade e credibilidade do autor perante seus leitores: alunos, clientes, colegas, seguidores e mentorados. Deixar justamente o principal elemento de divulgação de seu livro nas mãos de profissionais com pouca experiência ou sem relevância no mercado editorial é um risco muito grande.

O poder de uma capa de livro


Se você é professor, consultor, coach, instrutor ou palestrante certamente está focado em ajudar seus leitores. Quer ter um livro relevante para seu público, uma obra respeitada por colegas profissionais e bem avaliada pelo mercado. Sei, pelos autores com quem trabalhei,  que realizar esse sonho é uma satisfação imensa. Representa uma grande conquista pessoal e profissional.

Infelizmente, seu conteúdo pode ser sensacional mas, sem a embalagem correta, seu futuro leitor, seus colegas ou o mercado nunca saberão disso — e todas as suas horas de dedicação poderão ter sido em vão.

A capa de livro é justamente a embalagem que ajuda a transformar suas páginas de texto em um produto de sucesso!

Por isso, sua obra merece uma capa de livro profissional e exclusiva, feita especialmente para seu livro e para seus leitores! Seria um desperdício um ótimo livro ter uma capa amadora feita por um diagramador ou uma capa genérica, baseada em modelos prontos de internet.

Uma capa profissional vai dar forte identidade à sua obra e passar a primeira impressão positiva ao leitor quanto à qualidade da sua publicação impressa ou digital. Além disso, a capa é o elemento central de toda a divulgação comercial de seu livro! É ela que vai brilhar em anúncios, resenhas, artigos, posts nas suas redes sociais e até em banners nos eventos de lançamento.

Construir uma imagem forte e profissional para seu livro é minha obsessão. E já realizei essa missão para muitos de meus autores. Veja alguns depoimentos abaixo:

“Rubens é um profissional que prima pela excelência! Desde o primeiro contato se percebe que se está diante de um profissional diferenciado. Rubens busca incessantemente compreender a necessidade do cliente, apresentando e discutindo as possibilidades de maneira muito profissional e educada e principalmente, colocando à disposição do autor a vasta experiência que possui no mercado editorial, indo inclusive, além das atribuições contratadas. E, além disso, é um profissional que cumpre os prazos (qualidade rara) e que conduz o trabalho com grande transparência!”

Ivanilto Andreoli, autor do livro "Educação Financeira para sua Vida"

“Rubens, ontem a primeira tiragem de meu livro se esgotou, ou seja, a publicação virou best-seller em apenas 24 dias depois do lançamento! Estou agradecendo a todos que contribuiram com o projeto e isso, com certeza, inclui você. Muito obrigado pelo maravilhoso trabalho de capa, que foi certeiro!”

Paulo Maccedo, autor do livro "Copywriting"

“Aquele sentimento de satisfação ao ver nosso filho pela primeira vez era o que eu queria sentir quando visse a capa do meu livro. E foi assim quando vi a capa que Rubens Lima criou. Ele conseguiu captar perfeitamente a mensagem que eu queria passar para meus futuros leitores!”

Mônica Jupiassú, autora do livro "Quer ser feliz para sempre? Separe-se!"

“O trabalho de Rubens Lima é magnífico. Ele conseguiu capturar perfeitamente o conteúdo do livro e transformá-lo na mais perfeita tradução gráfica: uma capa de livro que fala por si mesma. Não satisfeito, ainda me ajudou com o título e com o texto da contracapa. Sorte minha ter encontrado um profissional tão competente. Agradeço de coração!”

Beatriz Quadros, autora do livro "Bipolaridade"

“O Rubens me deu todo o suporte e orientação que eu precisava durante a criação da capa de meu livro, ajudando-me até nos textos de apresentação da obra. Quando ele me enviou as primeiras provas, eu não tive dúvida que a capa seria um sucesso entre meus leitores. E realmente está sendo! Se procura um capista, recomendo o Rubens Lima!”

Luciano Lima, autor do livro "Simulados para o Exame CompTia Security +"

“Rubens, fiquei muito emocionado com a capa e suas ideias para meu livro. Um trabalho criativo e emocionante. Uma capa que engaja, inspira, envolve e se vende por si mesma. Mes félicitations, todos os detalhes são bem pensados. Tentei pelo menos achar algum detalhe para te sugerir, mas seu trabalho foi simplesmente perfeito, muito profissional!”

Jac-Ssone Alerte, autor do livro "(Re) Construindo um Sonho"

“I was a little nervous working with someone internationally for my project, but my concern was unnecessary. Working with Rubens Lima was a wonderful experience. Fast, insightful, creative, and professional! His work is beautiful and perfect for my project.”

Brad Collette (EUA), autor do livro "FreeCad for Inventors"

Se suas obras estiverem dentro do meu segmento de trabalho — livros profissionais, técnicos, acadêmicos ou livros para desenvolvimento pessoal — por gentileza, preencha o formulário e receberá todas as informações sobre o processo de trabalho, prazos e valores para criação da capa de seu livro.


 

Se quiser tirar alguma dúvida ou fazer alguma pergunta específica, mande um e-mail para mim em rubens@capista.com.br. Se preferir, você pode tirar suas dúvidas em horário comercial pelo telefone ou whatsapp — ambos pelo número (11) 2155-0550.

Alguns exemplos de criação de capas de livros para autores independentes:

Conheça também as capas criadas para diversas editoras comerciais em minha página de portfólio.


Rubens Lima, O CapistaRubens Lima é formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) onde foi pupilo do professor e designer Francisco Homem de Mello (autor de “O design gráfico brasileiro: anos 60” e “Linha do tempo do design gráfico no Brasil” ambos pela Cosac Naify).

Rubens Lima é designer editorial especializado em capas de livros técnicos, profissionais e acadêmicos nas mais diversas áreas do conhecimento — Administração e Negócios, Direito, Finanças e Economia, Comunicação e Marketing, Computação e TI, Saúde, Esportes, Engenharia entre outras —  além de livros para desenvolvimento pessoal.

São mais de 20 anos de experiência no mercado editorial e centenas e centenas de capas de livros publicadas por importantes editoras desse segmento como Saraiva, Manole, Évora, Blucher, Gente, Grupo GEN, Universidade Mackenzie entre outras.

Sua atuação profissional o levou a ser convidado por três vezes para o juri do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas principais categorias de design editorial: capa de livro, projeto gráfico e ilustração.

Rubens também é professor de Design Editorial e lecionou por 3 anos no curso de pós-graduação MBA Book Publishing pela Casa Educação, instituição que revolucionou o ensino para o mercado editorial.

Seus eventos online já são conhecidos por ajudar designers em formação a desenvolverem uma carreira de sucesso. Seu último evento, “A Semana do Designer”, teve mais de 7 mil inscritos. E seu curso em vídeo Design do Zero já ajudou a profissionalizar mais de uma centena de designers iniciantes ou amadores.