O Briefing Editorial

O Briefing Editorial

Um modelo de briefing para a criação de capas de livros com as informações mais relevantes para ajudar um designer editorial a atingir um ótimo resultado.

ler mais
À Bettger com Carinho

À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.

ler mais
Logomarca? Sim!

Logomarca? Sim!

Logomarca. Esta palavra foi vítima de muito preconceito e injustiça. O desconhecimento provocou o linchamento de quem ousasse proferi-la. A partir de um artigo de Ricardo Martins, resgato finalmente a justiça.

ler mais
De volta ao Júri do Prêmio Jabuti

De volta ao Júri do Prêmio Jabuti

Um dos maiores orgulhos de minha carreira: ser convocado mais uma vez para ser jurado do Prêmio Jabuti. Desta vez, para julgar a categoria mais importante para um designer editorial: Projeto Gráfico Editorial.

ler mais
Livro Não é Caixa de Sabão em Pó

Livro Não é Caixa de Sabão em Pó

Infelizmente, na ânsia desesperada de promover o livro como produto, algumas editoras transformam suas capas de livros em verdadeiros outdoors — em um apelo desesperado e exagerado para obter a atenção do leitor.

ler mais

Você gosta de produção de livros e design editorial?


Então vai gostar dos conteúdo que tenho para entregar periodicamente para você: posts, vídeos, PDFs, e-books, webinares grátis, cursos, workshops e palestras! E, em breve, incluirei conteúdo sobre marketing editorial!

Vem pra lista do Capista, vem! Após fazer seu cadastro, você vai receber, gratuitamente, o primeiro conteúdo: um guia rápido apresentando o processo profissional de criação de capas de livros em 5 passos! Briefing, Pesquisa, Ideia, Layout e Finalização.

Mais no Blog “O Capista”:

À Bettger com Carinho

A leitura do livro clássico de Frank Bettger mudou minha visão profissional. 20 anos depois, a chance de retribuir postumamente ao autor, criando a capa para sua obra.

Logomarca? Sim!

Logomarca. Esta palavra foi vítima de muito preconceito e injustiça. O desconhecimento provocou o linchamento de quem ousasse proferi-la. A partir de um artigo de Ricardo Martins, resgato finalmente a justiça.

De volta ao Júri do Prêmio Jabuti

Um dos maiores orgulhos de minha carreira: ser convocado mais uma vez para ser jurado do Prêmio Jabuti. Desta vez, para julgar a categoria mais importante para um designer editorial: Projeto Gráfico Editorial.

Livro Não é Caixa de Sabão em Pó

Infelizmente, na ânsia desesperada de promover o livro como produto, algumas editoras transformam suas capas de livros em verdadeiros outdoors — em um apelo desesperado e exagerado para obter a atenção do leitor.

Razões para um Briefing Ruim

Muitos editores falham terrivelmente ao elaborar o briefing de criação para seu designer gráfico editorial. Por que isso acontece?

O Layout Frankenstein!

O “cientista” editorial vai juntando em seu “laboratório” partes que não foram projetadas para atuar juntas e acaba criando este monstro improvisado das capas de livros, destruindo a unidade do projeto e o apelo visual.

O Teorema do Capista

A razão para o processo de criação de capas de livros nas Editoras ser lento e desgastante é explicado pelo “Teorema do Capista”

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais…