Aumente o título do livro!

por

Sem nenhuma dúvida, em mais de duas décadas criando capas de livros, a solicitação que mais ouvi por parte de editores foi o sonoro: “Aumente o título do livro“!!

Em segundo e terceiro lugares ficam, com certeza:
Aumente o nome do autor!” e “Aumente o tamanho da chamada!“.

Nós, capistas, até tentamos explicar tecnicamente porque aumentar todo elemento textual não seria interessante para o layout da capa mas, diante da insistência do editor, acabamos acatando todos os pedidos. E todos esses elementos acabam ficando ENORMES na capa. O editor fica satisfeito mas, quem sofre é a qualidade final da capa.

Evitaríamos facilmente este tipo de situação, se o editor soubesse de duas coisas:

1) Seu designer gráfico editorial, o especialista em comunicação visual que você contratou, dispõe de outras opções técnicas para destacar qualquer informação na capa, como o título do livro, sem precisar necessariamente “aumentá-lo“.

Realmente, um designer gráfico tem outras maneiras de destacar um elemento textual em uma capa. Para citar algumas:
• manipular a composição de cores e as relações de constraste;
• alterar o posicionamento do elemento em relação aos outros elementos;
• alterar o posicionamento do elemento em relação ao ponto focal da composição;
• ajustar o peso, o desenho ou a compressão da fonte em que o texto está redigido.

2) Em qualquer composição visual, quem procura destacar TUDO, acaba não destacando NADA.

Através de diversos pedidos de alterações no layout, por desconhecimento do termo “hierarquia visual”, os editores acabam equiparando os elementos da capa (todos grandes e destacados), deixando o leitor confuso sem saber o que olhar primeiro. A hierarquia da capa é destruída.

Duas sugestões que podem ser úteis aos editores e autores que realmente querem trabaljar bem com seus designer e explorar todo o potencial do profissional que contratou:

Antes iniciar o projeto de uma capa, o editor ou produtor editorial de compartilhar com seu designer gráfico qual será a hierarquia visual da publicação.
Por exemplo: “Capista, neste livro, o que vai vender mesmo é o nome do autor, ele é o bam-bam-bam da área e tem leitores cativos — a hierarquia então é autor, título e chamada, ok?”

Quando analisar uma capa, evite apontar o problema e já dar a sua solução como, por exemplo:(“Preciso destacar o nome do autor, aumente o tamanho da letra”. O correto seria passar o problema a seu designer gráfico editorial: “Preciso destacar mais o nome do autor”) e deixar seu capista sugerir maneiras de fazer isso, sem destruir a unidade do layout apresentado.

No mercado editorial o diálogo entre editores e designers editoriais precisa melhorar muito — assim como o conhecimento do editor em relação ao que seu designer sabe fazer. Este texto é uma das minhas pequenas contribuições para isso.

0 comentários

Gosta de Design Editorial e Produção de livros?

Então vai gostar dos diversos conteúdos que preparei para você: posts, vídeos, PDFs, e-books, webinares grátis, cursos, workshops e palestras! Vem pra lista do Capista, vem!

...não se preocupe, que não vou inundar sua caixa postal. Eu odeio spam 🙁

Mais no Blog "O Capista":

As Melhores Capas de Livros

A Paste Magazine faz uma boa seleção periódica das melhores capas de livros. Ótimo material para estarmos atentos ao que acontece no mercado internacional.

Você de capa de livro nova!

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

A Estrutura de uma Capa de Livro I

O que é quarta capa? Que largura deve ter a orelha do livro? Tire essas e outras dúvidas nesse artigo sobre a estrutura física de uma capa de livro!

Capas de Livros: 5 dicas para Autores

Para quem é autor independente e planeja lançar seu livro, juntei 5 dicas valiosas sobre o elemento mais importante da divulgação de sua obra: A CAPA DE LIVRO!

O Briefing Editorial

Um modelo de briefing para a criação de capas de livros com as informações mais relevantes para ajudar um designer editorial a atingir um ótimo resultado.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...