À Bettger com Carinho

por | 04 agosto 2018

O ano era 1998. Depois de dois estágios e dois empregos em seguida — O estúdio Adesign e a Agência de Propaganda Fischer — eu estava, pela primeira vez, sem emprego fixo. Fazendo (poucos) trabalhos freelancers e pensando em montar meu próprio negócio.

Nessa época, fui a diversas palestras para começar a ganhar conhecimento para empreender. Em uma delas, o palestrante argumentava sobre a importância de conhecer técnicas de vendas em qualquer negócio que você esteja envolvido. Como material complementar, ele indicou o livro “Do Fracasso ao Sucesso na Arte de Vender” de Frank Bettger (1888 -1981). Sai dali e fui voando para a velha Livraria Siciliano comprar o livro!

Fiquei deslumbrado com a obra do autor americano. Eu, que até então só pensava na parte técnica de minha profissão, recebi uma verdadeira iluminação profissional. Compreendi a importância de saber vender meu serviço, de entender como o outro ser humano pensa, tentando descobrir suas reais necessidades e desejos. Aprendi a falar (um pouco) menos e saber escutar quando se interage com um cliente (sabendo “escutar” inclusive o que não é dito).  E, principalmente, Bettger me ensinou a realmente me importar com o lado humano do cliente, a querer genuinamente ajudá-lo. Não à toa, esta obra é a base de muitos livros sobre vendas até hoje. Guardo com carinho esta edição que comprei há 20 anos, na tentativa de não esquecer esses ensinamentos.

Livro Do Sucesso ao Fracasso em vendas Original

Voltando a 2018. Uma bela tarde recebo um e-mail de um editor me perguntando se eu estava disponível para criar a capa de um livro antigo sobre vendas, cuja primeira edição foi lá pelos anos 1950. Para minha surpresa, o livro era justamente o clássico de Frank Bettger, agora renomeado no Brasil com o título “Do Fracasso ao Sucesso em Vendas”. Fiquei muito emocionado. A vida realmente é um ciclo. Eu tinha agora a chance de retribuir postumamente ao velho Bettger, todos os ensinamentos que ele me entregou em seu livro.

O desafio era difícil, esse livro sempre teve péssimas capas ao longos dos anos e o descaso das várias editoras pelas quais passou (aqui e lá fora). Além disso, o mercado de livros sobre vendas tem certos clichês que precisam ser respeitados, ao mesmo tempo que precisamos dar um toque de criatividade, dando diferencial ao livro para chamar a atenção do leitor em meio a tantos livros de vendas.

Abaixo, algumas capas nacionais e internacionais que o livro “sofreu” ao longo dos anos:

Livro Do Fracasso ao Sucesso em vendas Original

Fracasso ao Sucesso em Vendas

Por ser um livro de muita importância para mim, sofri um bocado para criar as opções de layouts para a Editora. O inimigo era uma cobrança ferrenha vinda… de mim mesmo!

Na primeira apresentação de layouts, optei por mostrar um layout mais forte e outro mais dinâmico. Ambos tentando explorar conceitualmente esta “virada” do fracasso para o sucesso, tentando visualmente dar um ar mais contemporâneo à publicação e usando recursos visuais para manter o resultado bem conectado ao universo de vendas.

Frank Bettger Do Fracasso ao Sucesso em Vendas Layouts

A Editora escolheu o primeiro layout mas solicitou que as cores fossem mais vivas, que chamassem mais a atenção. Pediu também que fosse retirada a textura do layout original. O layout final aprovado e publicado foi este aqui:

Frank Bettger Do Fracasso ao Sucesso em Vendas - design final

Torço para que o velho Bettger, onde quer que esteja, fique satisfeito com minha contribuição para sua obra. Da minha parte, a sensação de saber que a mais recente edição do livro que mudou minha atuação profissional tem a minha assinatura é de uma felicidade imensa.

Do Fracasso ao Sucesso em Vendas

0 comentários

Outros Posts:

Você de capa de livro nova!

Acompanhe a evolução dos layouts no processo de criação da capa do livro “Você de Emprego Novo!” da psicóloga e coach Taís Targa.

Softwares para Design Gráfico

Muitos designers iniciantes se confundem quanto à função de cada software de design. Existem 3 tipos básicos de ferramentas para criação. Vamos conhecê-los?

A Estrutura de uma Capa de Livro I

O que é quarta capa? Qual largura deve ter a orelha do livro? Tire essas e outras dúvidas nesse artigo sobre a estrutura física de uma capa de livro!

Capas de Livros: 6 dicas para Autores

Para quem é autor independente e planeja lançar seu livro, juntei 6 dicas valiosas sobre o elemento mais importante da divulgação de sua obra: A CAPA DE LIVRO!

O Papel do Designer Gráfico

O que faz um Designer Gráfico? Qual a sua missão? Parece algo simples, mas vejo que muitas pessoas que atuam na área ainda se confundem na resposta.

Rubens Lima

Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência na criação de capas de livros para tradicionais editoras do mercado. Profissional com centenas de capas publicadas e, por três vezes jurado do Prêmio Jabuti — o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro — nas categorias capa de livro, projeto gráfico e ilustração. É professor de Design Editorial no curso de pós-graduação MBA Book Publishing e no curso EAD de Formação de Editores.
Conheça mais...