2 – O Designer Editorial

Os 7 Segredos do Design de Capas de Livros são sete artigos curtos e bem objetivos que tratam desde temas básicos até os problemas do dia a dia em relação ao processo de design gráfico editorial. O Objetivo é positivo: tentar esclarecer melhor este “árduo” processo e melhorar a relação do designer gráfico editorial com todos os profissionais envolvidos nesta produção: editores, autores, produtores e livreiros. Afinal, temos um ponto em comum que sempre vai nos unir: compartilhamos o amor por este objeto precioso chamado livro.

Qual a verdadeira missão do Designer Editorial como capista?


Uma editora novata pode dizer:
“…o designer deve ficar livre para criar uma capa muito linda!!

Um autor pode replicar:
“…na verdade, o designer deve fazer uma capa para explicar o conteúdo do meu livro!”

Quase posso escutar um designer dizendo:
“…o designer deve fazer um layout espetacular, cheio de ousadia para ganhar prêmios!”

Enquanto um diretor comercial rebate:
“…para mim o designer editorial deve ajudar a vender o livro… e ponto!”

De forma resumida e direta, a verdadeira missão do designer capista é:

“Traduzir em linguagem visual todas as intenções comerciais e estratégicas da editora em relação ao livro — respeitando a identidade do segmento editorial da obra — e, ao mesmo tempo, cativar e envolver seu público-leitor”

Se você gosta de design editorial e produção de livros como eu...

...então, certamente eu gostaria de conhecer você! Deixe seu nome e e-mail que eu te aviso se tiver conteúdo novo e útil sobre o tema: um post no meu blog, um vídeo novo, um webinar em vídeo, uma palestra marcada ou até um workshop presencial. Vem para a lista do Capista!

* indicates required