Os 7 Segredos do Design de Capas de Livros

Os 7 Segredos do Design de Capas de Livros são sete artigos curtos e bem objetivos que tratam desde temas básicos até os problemas do dia a dia em relação ao processo de design gráfico editorial. O Objetivo é positivo: tentar esclarecer melhor este “árduo” processo e melhorar a relação do designer gráfico editorial com todos os profissionais envolvidos nesta produção: editores, autores, produtores e livreiros. Afinal, temos um ponto em comum que sempre vai nos unir: compartilhamos o amor por este objeto precioso chamado livro.

Quais as funções de uma capa de livro?
Muitos profissionais que trabalham no mercado editorial podem achar que sabem a resposta a esta pergunta. Mas não é tão fácil assim — muitos pensam na capa como obra artística ou meramente estética — mas poucos sabem as reais funções de uma capa de livro e sua importância.

Qual a verdadeira missão do Designer Editorial como capista?
Infelizmente, muitos ainda pensam que a função do designer editorial, principalmente o capista, é dar uma solução estética para o livro — vestir o livro em uma bela roupagem. Veja neste artigo qual o verdadeiro papel de um designer em relação à capa de livro!

Quais são as etapas de criação de capas de livros?
Este artigo mostra como um capista trabalha para criar uma capa de livro. O processo de design é mais “conhecimento e esforço” do que “dom e talento” como muitos nos fazem acreditar — e é muito mais técnico e menos intuitivo do que as pessoas pensam. Como qualquer projeto sério, é composto por etapas bem definidas que ajudam — e muito — a se chegar em um bom resultado!
Como seria um briefing ideal para criação de capa de livro?
O briefing é o documento mais importante para a criação de qualquer peça de design gráfico. Muitas editoras apresentam inúmeras dificuldades para prover as informações que serão realmente úteis para seu designer iniciar a criação — e por simples desconhecimento e falta de informação. Este artigo resolve definitivamente a questão.
Qual a diferença entre um designer e um artista visual?
Muitos imaginam, romanticamente, o designer gráfico como um artista, que explora todo seu dom e talento em criações intuitivas e emocionais. Nada mais longe da realidade. Apesar de terem pontos em comuns, são inúmeras as diferenças entre um designer e um artista visual ou plástico.
As principais dicas para trabalhar bem com seu capista
Como extrair o máximo do profissional contratado para criar capas de livros? Aqui temos dicas úteis para editores, produtores editoriais e autores sobre o que evitar no processo de criação para que o desenvolvimento de suas capas de livros flua de maneira rápida e eficiente.
Quais são os principais obstáculos nas Editoras para a criação de uma capa eficiente?
Existem processos que são práticos, objetivos e eficientes. Os resultados são alcançados de maneira rápida e com o mínimo de desgaste. E existe o processo de criação de capas de livros dentro das Editoras. Normalmente o contrário de tudo isso. São problemas graves em seus processos de trabalho e hierarquia — e a melhor maneira de corrigi-los é ter a humildade para identificá-los. Este artigo pode ser de grande ajuda para isso.

Se você gosta de design editorial e produção de livros como eu...

...então, certamente eu gostaria de conhecer você! Deixe seu nome e e-mail que eu te aviso se tiver conteúdo novo e útil sobre o tema: um post no meu blog, um vídeo novo, um webinar em vídeo, uma palestra marcada ou até um workshop presencial. Vem para a lista do Capista!

* indicates required