Rubens Lima, designer gráfico editorial

Uma lição para ser lembrada sempre

por | 10 mar 2016

Talvez quem conheça as palestras do TED (www.ted.com) e se interessa por design gráfico editorial já tenha ouvido falar da palestra que o sempre inusitado capista americano Chip Kidd ministrou em junho de 2013. Nesta apresentação, ele conta uma passagem que aconteceu na primeira aula de seu catedrático favorito na Penn State University, o professor Lanny Sommese. Resumindo, a primeira coisa que o professor fez após entrar na sala de aula foi desenhar uma maçã e explicar que:

Rubens Lima - Chipp Kidd

E o professor Sommese completou:

“…pois se você fizer isso, estará tratando seu público como idiota. E seu público merece um tratamento melhor.”

Esta importante lição básica, por incrível que pareça, é uma das coisas mais difíceis para um designer explicar a autores e editores do meu ramo de atuação (livros técnicos, acadêmicos e profissionais). Muitos deles insistem para que você explique visualmente o conteúdo do livro na capa ou que ilustre o título do livro da maneira mais literal possível — e qualquer layout diferente disso é rejeitado.

Nestes meus 20 anos de carreira, pude perceber que alguns autores ou editores fazem isso pela natural (e compreensível) falta de conhecimento sobre comunicação visual — mas a grande maioria deles o faz por subestimar seu público leitor — pelo receio de que o público não compreenda uma opção mais diferenciada e criativa.

A grande ironia é que a área de livros técnicos, científicos e profissionais (CPT) é onde temos justamente os leitores mais graduados e preparados para compreender uma metáfora visual mais complexa ou mais criativa. E esta vantagem é raramente aproveitada. Pena.

Para quem quiser conferir a palestra completa do Chip Kidd:

Gostou desta seção? Aprendeu algo com ela? Tem alguma dúvida?
Comente, pergunte, escreva para mim! Adoro sua participação e seus comentários!


Compartilhe esta página:

 
 
 
 

Blog “O Capista”

Blog sobre Design Gráfico Editorial e criação de Capas de Livros com artigos, dicas, projetos, novidades e um espaço de discussão sobre design gráfico editorial

Infelizmente, nesta nova roupagem do Blog (que existe desde 2010), os comentários originais dos posts foram perdidos — mas o espaço para opiniões, dúvidas, comentários permanece para vocês participarem! Sejam bem-vindos!

Siga O Capista onde preferir:

 
 
 
 

Parceiros:

 

Blog Editorial:

Consultoria de Vendas:

Assessoria de Imprensa e Editorial:

Estúdio de Ilustração: