Rubens Lima, designer gráfico editorial

No juri do Prêmio Jabuti 2016

por | 21 nov 2016

Rubens Lima Jabuti 2016O convite chegou de surpresa. E aceitei sem questionar. Afinal, fazer parte do principal prêmio literário e editorial brasileiro como jurado é uma grande honra. Ser convidado para julgar a categoria Ilustração representa um reconhecimento importante de minha carreira de dez anos como ilustrador freeancer e depois mais dez anos dirigindo a ILUSTRANET, estúdio on-line ilustração e desenho.

Assim que chegaram as dezenas de livros para serem analisados e avaliados, senti também o peso da responsabilidade de colocar em notas o trabalho e o esforço de todos os profissionais envolvidos nestas publicações. Achei o método de julgamento estruturado pela comissão organizadora do prêmio extremamente justo e eficiente — e com base nisso, criei meus próprios métodos de avaliação para fugir de qualquer julgamento intuitivo ou com base em gosto pessoal. Meu julgamento seria técnico. Diante disso, me dediquei ao máximo em ler e analisar cada obra, cada ilustração, com o respeito absoluto ao trabalho de cada profissional.

Os vencedores do Jabuti na categoria ilustração, depois de duas rodadas de avaliação dos três jurados da categoria, foram os ilustradores:

1) Vânia Mignone por Novelas Exemplares / Cervantes (Cosac Naif)

2) Eduardo Brettas por Terra Papagalli / Silveira (Marte Edições)

3) Mateus Velasco por Quando me Descobri Negra / Santana (SESI-SP)

Gostou desta seção? Aprendeu algo com ela? Tem alguma dúvida?
Comente, pergunte, escreva para mim! Adoro sua participação e seus comentários!


Compartilhe esta página:

 
 
 
 

Blog “O Capista”

Blog sobre Design Gráfico Editorial e criação de Capas de Livros com artigos, dicas, projetos, novidades e um espaço de discussão sobre design gráfico editorial

Infelizmente, nesta nova roupagem do Blog (que existe desde 2010), os comentários originais dos posts foram perdidos — mas o espaço para opiniões, dúvidas, comentários permanece para vocês participarem! Sejam bem-vindos!

Siga O Capista onde preferir:

 
 
 
 

Parceiros:

 

Blog Editorial:

Consultoria de Vendas:

Assessoria de Imprensa e Editorial:

Estúdio de Ilustração: