PALESTRAS

“O Rubens Lima é um profissional bem organizado, tanto no desenvolvimento do seu trabalho como quando se põe a fazer palestras. Devido à sua larga experiência como capista, conhece bem os trâmites, a metodologia e o contexto editorial para produzir capas com poder de venda. Seu discurso é coerente, porque é daqueles que pesquisa sobre sua atividade e sabe o que faz.”

Prof. Elcio Sartori – Professor de Graduação e Coordenador de Pós-Graduação na Faculdade de Belas Artes de São Paulo

“Foi um sucesso a palestra que Rubens Lima ministrou sobre criação de capas de livros. Os ouvintes adoraram pois ele explicou e exemplificou tudo a respeito de projeto: a escolha de cores, tipografia, seleção de imagens e toda composição criativa de uma capa. Com certeza foi uma parceria ótima para o SENAI”

F. Romanetti – SENAI/SP

1) O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CAPAS

FOCO: Editoras, Associações de Editoras e do mercado livreiro e Universidades.

PÚBLICO-ALVO: Editores, produtores e assistentes editoriais e estudantes de produção editorial e/ou comunicação.

Esta palestra tem como objetivo ajudar os profissionais e estudantes ligados à produção do livro a compreender melhor o processo de criação do designer gráfico editorial. Deste modo poderão melhorar seus procedimentos internos (briefings e processo de aprovação), otimizando prazos e custos. A atividade trata dos problemas mais comuns na relação entre designer, produtor editorial e editor e engloba assuntos como as etapas de criação (do briefing à produção final); a prática profissional, além da apresentação de cases profissionais de Rubens Lima.

2) DESIGNER GRÁFICO: PROFISSÃO CAPISTA

FOCO: Universidades, escolas e outras instituições ligadas à Educação e a Cultura

PÚBLICO-ALVO: estudantes e interessados em produção editorial, design gráfico e comunicação.

A palestra apresenta aspectos práticos da atuação de um designer especializado em capas de livros: o processo de trabalho, as etapas de criação, a apresentação dos projetos, a relação com as editoras e com o mercado livreiro. A atividade engloba também apresentação de cases do capista, mostrando processos passo-a-passo: do briefing inicial da editora, passando pelos ajustes e modificações da editora, até a aprovação final dos layouts e impressão da capa.

3) CRIANDO CAPAS DE LIVROS

FOCO: Feiras e bienais do livro, Eventos literários

PÚBLICO-ALVO: público genérico, pessoas interessadas em livros e literatura

Além de uma apresentação visual comentada, mostrando projetos interessantes de capas de livros nacionais e internacionais, o capista faz também um apanhado sobre a importância das capas de livros, sua história, sua função estética e comercial e mostra a evolução dos projetos gráficos do início do século XX até os dias de hoje. A palestra apresenta um pouco do processo de criação do designer, apresentando um case real de criação de capa de livro.

Material necessário:
Data show conectado a computador.

Por gentileza, preencha o formulário abaixo:

Seu nome completo:*

Nome da empresa ou instituição que representa:*

Seu Email na empresa:*

Palestras que ficou interessado em contratar:*
123personalizada

Descrição da necessidade e tipo de evento:*