OS 7 SEGREDOS DA CRIAÇÃO DE CAPAS DE LIVROS

A maioria das Editoras tem inúmeras dificuldades em sua estrutura (e hierarquia) para conseguir elaborar um briefing eficiente. Mas o que seria um briefing eficiente?

4 – Briefing para uma capa de livro

Segue aqui um exemplo de estrutura de briefing que, muitos designers adorariam receber:

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BRIEFING DE CAPA DE LIVRO
Sugestão de estrutura

A) Informações editoriais

Área/Assunto:
Título do livro:
Autor (es):
Chamada:
Outros textos frontais: (destaques, splashes, citações etc)

B) Informações técnicas

Tamanho do livro: A x L (mm)
Orelhas: L (mm) ou sem orelhas
Número de páginas estimado: (para previsão de lombada)
Cores: 4x4, 4 x 0, 4 x 1 etc
Acabamentos: brochura, capa dura, espiral, laminações

C) Informações comerciais

Público-alvo: quem é o leitor do livro, sexo, faixa etária, profissão específica? Focado em leigos ou em profissionais da área? — ou seja, qualquer informação que ajude o designer a saber para quem o livro será vendido para que capa e leitor “falem” a mesma linguagem.

Posicionamento/estratégia da editora ou autor: o posicionamento em relação à publicação, ou seja, com que imagem a editora quer “vender” o livro para o público. Exs: O melhor livro deste autor; O único livro sobre o assunto; Lançamento focado na figura do autor; O mais atualizado livro sobre Equipamentos Náuticos; O livro mais antigo e tradicional sobre Marketing e Ponto-de-Venda etc

Expectativas da editora (em relação ao design da capa): orientação e/ou recomendações dos autores, do editor do livro, da diretoria sobre o que pode ser feito e o que não querem que faça de jeito nenhum (informação colhida e reunida pelo produtor editorial ou editor de arte para o designer).
Por exemplo: já temos dois livros deste assunto com fundo azul, por favor evitar fundos nesta cor.

Referências: imagens ou links com livros concorrentes ou livros do mesmo autor ou livros do assunto ou até capas livros que a editora ache interessante. Qualquer referência que a Editora imagine ser importante para o designer.

Outros comentários ou observações: Texto livre com informações e recomendações adicionais.

Anexos: são os arquivos digitais com texto de apresentação e/ou prefácio e o sumário. O ideal é mandar o briefing ao seu designer sempre com estes textos (mesmo que não definitivos). Além de informações sobre o conteúdo do livro, estes textos dão pistas importantes ao designer sobre o posicionamento da editora em relação à publicação

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