OS 7 SEGREDOS DA CRIAÇÃO DE CAPAS DE LIVROS

Muitos profissionais que trabalham no ramo editorial acham a resposta para esta pergunta um tanto óbvia — mas não é bem assim…

1 – Qual a função de uma capa de livro?

A capa de um livro tem três funções básicas:

1) PROTEÇÃO
A primeira e mais básica função de uma capa de livro é proteger seu frágil, caro e valioso conteúdo. Nos primeiros livros, a capa, de material duro e resistente, tinha apenas esta função, sem palavras, sem imagens.

2) IDENTIDADE
Com o tempo e a evolução das técnicas de impressão, a capa adquiriu mais um propósito: identificar o livro.

Passamos então a encontrar na capa informações sobre a publicação: sobre o que é este livro, quem criou o conteúdo, quem produziu.

Outra função relacionada à identidade é dar a publicação uma aparência específica, distinta — uma identidade própria. O objetivo é diferenciar um livro de outros similares — torná-lo único — o conceito básico de identidade visual.

3) APELO COMERCIAL
A partir da evolução dos meios de produção e o surgimento do formato brochura, o custo do livro baixou bastante — e o que era um produto de luxo, para poucos, se tornou um produto de varejo, acessível a uma camada maior da população. A capa de um livro, por ser o primeiro contato do leitor (consumidor) com a publicação (produto) ganha a função de chamar a atenção do leitor e seduzí-lo para efetivar a compra da obra, sendo utilizadas para isso técnicas de comunicação visual e escrita.

Conclusão:
Se repararem bem, estas três funções acima são as mesmas de uma embalagem de qualquer produto: um computador, uma pizza, um brinquedo, um sabão em pó. Ao mesmo tempo, a capa de livro não é uma embalagem qualquer — existem duas características que a fazem ser diferente:

1) A capa embala um produto muito especial, simplesmente o objeto que revolucionou a transmissão de conhecimento (antes feita oralmente). Com o livro, a difusão do conhecimento se ampliou e tornou-se mais rápida, influenciando a própria evolução da humanidade. As pessoas tem uma relação de afeto, apego e respeito pelo “objeto livro” difícil de se achar paralelo em outro produto.

2) A capa de um livro é uma das raras embalagens que é parte do produto. Não é descartável e, em condições normais, permanece conectada ao produto durante toda a vida útil dele.

Gostou desta seção? Aprendeu algo com ela? Tem alguma dúvida?
Comente, pergunte, escreva para mim. Adoro sua participação e seus comentários!