O CAPISTA??

— Olha, se você é o capista, não precisa de briefing, use sua criatividade!
— Ah não! Pede para o capista aumentar este título!
— Quem tá falando? Rubens?…hmmm…não, não sei… aaaah tá, o capista!
— Vixi, nosso diretor mudou tudo, achei melhor avisar você que é o capista!

De tanto ouvir estas coisas durante esses anos todos, fui percebendo que meu nome cada vez menos importava e eu estava virando esta figura sem gênero, sem nome, esta abstração chamada “o capista”. Foi desta ideia que surgiu, em 2010, o primeiro blog “O Capista”, um blog com o foco em esclarecer melhor para editores, autores e produtores editoriais o dia a dia desta profissão de designer gráfico editorial especializado em capas de livros — vulgo “capista”. Em seguida, para resumir os tópicos que eram abordados no blog, foi criada a página “Os 7 segredos da criação de capas de livros” que fez bastante sucesso em 2013. Agora, boa parte deste material está reunido neste site que engloba o Blog, “Os 7 segredos” e muito mais. Espero que você, que gosta de livros e design gráfico editorial, tenha uma ótima navegação!
A seu dispor…

Abraços,
Rubens Lima
rubens@capista.com.br

Resumo

Rubens Lima é formado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAU-USP) e professor de pós-graduação (MBA) em Book Publishing / Edição de Livros pela Casa Educação. É designer gráfico editorial há mais de 20 anos, com centenas de capas de livros profissionais e acadêmicos publicadas por editoras tradicionais deste setor, entre elas Saraiva, Manole, Évora, Blucher, Gente, GEN e Universidade Mackenzie. Em 2016, recebeu a honra de ser jurado do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro. Seus eventos online já são conhecidos por ajudar designers em formação a desenvolverem uma carreira de sucesso. Seu último evento, “A Semana do Designer”, teve mais de 7 mil inscritos. Dirige também, desde 2006, a Ilustranet, estúdio on-line de ilustração e desenho coordenando uma equipe de talentosos ilustradores que atende grandes marcas e clientes como Mapfre, Vale, Danone, Kraft Foods, Hyundai, Editora Ática, Editora Moderna, FTD Educação, Kroton, entre outros.

Início de uma paixão

Foi na FAU-USP que Rubens Lima descobriu sua verdadeira vocação, nas disciplinas ligadas ao Design e à Comunicação Visual ministradas pelo professor e designer Francisco Homem de Mello (autor de “O design gráfico brasileiro: anos 60” e “Linha do tempo do design gráfico no Brasil” ambos pela Cosac Naify). A partir dali, o arquiteto foi se distanciando das plantas, cortes e fachadas e iniciou sua carreira em design gráfico.

Sua ligação com o mercado editorial começou logo em um de seus primeiros estágios, na Adesign. O principal cliente da empresa era a Publifolha, divisão de publicações e projetos especiais da Folha de S. Paulo. Os três anos que trabalhou ali, passando de Estagiário a Diagramador e depois a Designer, renderam experiência técnica, teórica e prática na abordagem visual de diferentes projetos editoriais da Folha (livros, guias, fascículos, capas de livros e revistas). Foi também ali que realizou seus primeiros trabalhos como ilustrador profissional.

 

Acumulando experiências

Nos anos que se passaram, Rubens Lima teve experiências importantes em praticamente todas as áreas do Design e Comunicação Visual: Ilustração, Identidade Visual Corporativa, Sinalização/Ambientação, Internet, Multimídia e Marketing Promocional — esta última vertente em suas duas passagens pela agência Fischer America, até hoje uma das maiores agências de comunicação do país. Esta bagagem acumulada nas empresas que trabalhou serviu-lhe como base para estabelecer sua carreira como designer gráfico autônomo e ilustrador free-lancer.

 

A independência e a volta ao mundo editorial

Com uma carreira sólida estabelecida na área de Design Gráfico, Rubens Lima pôde escolher com liberdade a área que gostaria de se dedicar como profissional autônomo e independente. E a escolha não foi difícil, optou pela suas grandes paixões: a área de ilustração e o design de capas de livros. Na área de ilustração, criou, em 2006 a ILUSTRANET, Estúdio on-line de ilustraçao e desenho, comandando uma equipe de 10 ilustradores.

Na área de design, logo focou no mercado que mais se adequava ao seu perfil: o mercado de livros CTP (publicações científicas, técnicas e profissonais) e suas obras de negócios, administração, direito, saúde, marketing, comunicação, engenharia, contabilidade e tantas outras. Um mercado difícil, sem as mesmas liberdades criativas que capas de livros do mercado de ficção permitem. Mas justamente a limitação na criação, imposta pela própria estrutura das Editoras, é que Rubens considera fator motivador, o grande obstáculo a ser superado a cada criação de capa, visando sempre atingir algum diferencial nas prateleiras.

Hoje, Rubens Lima tem centenas de capas de livros publicadas por importantes editoras deste segmento, entre elas Saraiva, Manole, Évora, Blucher, Gente, GEN e Universidade Mackenzie, além de milhares de ilustrações publicadas como ilustrador freelancer e por seu estúdio, a ILUSTRANET.

• Aqui uma seleção de capas de livros criadas por Rubens Lima
• Conheça a ILUSTRANET, Estúdio on-line de ilustração e desenho

 

 

“Rubens Lima é um parceiro para todos os desafios. Um designer que nos ajuda a resolver problemas de projeto de forma muito profissional, nos auxiliando a fugir do “achismo” que costuma cercar as decisões relacionadas a capas dos livros. Desta maneira, sempre nos leva ao melhor resultado.”

 

Rosângela Barbosa
Editora Gente

“Criatividade. Profissionalismo. Flexibilidade. São algumas das palavras que definem bem o trabalho do Rubens como capista. Mesmo em uma área de muitas limitações como a de livros profissionais e de negócios, ele sempre consegue uma solução visual que nos surpreende.”

 

Ricardo Yoshiaki
Editora Manole

“Designer de grande imaginação, Rubens Lima cria capas de livros muito interessantes para nossa Editora. Além de inovador, é um capista extremamente profissional, desmistificando a imagem do artista anárquico e descompromissado com seus clientes.
É um grande parceiro!”

 

Joana Figueiredo
Editora Mackenzie

Preencha o formulário abaixo para solicitar informações para criação de capas de livros para sua editora:

Seu nome completo: *

Nome da Editora: *

Tipo de editora: *
Editora ComercialPrestadora de Serviços

Seu Email na Editora: *

Preencha o formulário abaixo para solicitar os valores para criação da capa de seu livro ou e-book por Rubens Lima:

Seu nome completo: *

Seu Email principal: *

Título da Obra: *

Tipo de publicação: *
ImpressoE-bookAmbos

Fale-me sobre sua obra: *