Rubens Lima, designer gráfico editorial

A alegria de ensinar Design Gráfico

por | 5 fev 2017

Em um post recente, eu havia exposto meu novo lema “Design para todos” e minhas intenções de levar conhecimentos e fundamentos em Design Gráfico para designers amadores ou designers iniciantes que tiveram uma formação aquém do que o mercado profissional necessita.

Este final de ano consegui realizar dois passos importantes neste caminho.

Rubens Lima Workshop 20 anosO primeiro deles em meados de outubro, o Workshop “20 anos de Design Gráfico”. A ideia era passar aos participantes o passo a passo bem prático da criação de capas de livros e ainda curiosidades e dicas do dia a dia da profissão de design gráfico editorial. No workshop, foram 3.800 inscritos (!!!) em 7 dias. Depois, vieram 7 dias de aulas em 3 vídeos de 30 minutos e interação com os participantes através de um grupo formado no facebook apenas para este fim. Recebemos quase 120 comentários elogiosos à oficina e eu não podia estar mais feliz e realizado:

Estou muito feliz por ter adquirido estes conhecimentos do seu workshop! A cada dica, a cada explicação é uma janela que se abre. Impressionante. Gostei muito do seu processo de criação e já comecei a aplicar na forma como eu trabalho. Muito obrigada por partilhar um pouco da sua vasta experiência. #ansiosaparaoutrasaulas Sucesso Rubens! Parabéns!  (Marilia P. Barbosa)

O outro passo foi bem mais ousado e veio em dezembro: 10 aulas em vídeo de 30 a 50 minutos, focadas nos fundamentos do Design Gráfico. Sim, nada sobre softwares, adobe, illustrator, photoshop. E muito sobre etapas de projeto, composição, tipografia, elementos visuais e cor. Era o curso online “Como Criar Um Design Profissional do Zero”. Um curso até então inexistente no mercado e que buscava, além de completar a formação deficiente de muitos designers iniciantes ou amadores, dar a oportunidade de designers mais um pouco mais experientes resgatarem conceitos e métodos importantes do projeto de Design, mas esquecidos no dia-a-dia “mecânico” de trabalho. A ideia era dar a chance para estes profissionais darem um salto profissional, uma melhoria significante em suas carreiras. Estamos finalizando o curso de nossa primeira turma, agora em fevereiro — mas o retorno já tem sido muito positivo também:

— O curso “Design do Zero” ofereceu material exclusivo de um profissional relevante no mercado. Com toda sua experiência, o Rubens nos ensinou técnicas para produzirmos layouts verdadeiramente profissionais e ainda dá dicas valiosas com relação à carreira de designer gráfico. As dúvidas são respondidas de forma clara, simples e rápida. Eu estou muito satisfeita, foi o melhor investimento que fiz em 2016. (Cynara Campanati, aluna da 1ª turma do curso)

Este ano, o plano é abrir novas turmas destes dois cursos e ajudar a suprir a deficiência teórica e técnica de muitos profissionais do ramo, dando as ferramentas necessárias para sua evolução.

Gostou desta seção? Aprendeu algo com ela? Tem alguma dúvida?
Comente, pergunte, escreva para mim! Adoro sua participação e seus comentários!


Compartilhe esta página:

 
 
 
 

Blog “O Capista”

Blog sobre Design Gráfico Editorial e criação de Capas de Livros com artigos, dicas, projetos, novidades e um espaço de discussão sobre design gráfico editorial

Infelizmente, nesta nova roupagem do Blog (que existe desde 2010), os comentários originais dos posts foram perdidos — mas o espaço para opiniões, dúvidas, comentários permanece para vocês participarem! Sejam bem-vindos!

Siga O Capista onde preferir:

 
 
 
 

Parceiros:

 

Blog Editorial:

Consultoria de Vendas:

Assessoria de Imprensa e Editorial:

Estúdio de Ilustração: