Rubens Lima, designer gráfico editorial

O trabalho com autores independentes

por | 30 mar 2016

Autores independentes, além de sofrer com todo o processo de criação, edição e publicação de seu livro, sofrem bastante na hora de encontrar profissionais de qualidade para criarem suas capas.

Acabam fazendo o serviço com profissionais amadores ou empresas sem tradição em design gráfico editorial, sem condições de oferecer um serviço eficiente.

O resultado, se houver muita sorte, acaba ficando até esteticamente aceitável— mas, normalmente, acaba ficando longe de uma solução profissional focada no mercado.

Designers editoriais profissionais, os verdadeiros profissionais capistas, normalmente trabalham em um patamar de valores acima do que autores independentes conseguem investir.

Este fato me incomodava já há algum tempo. Eu, que sempre trabalhei com editoras, neste semestre resolvi dar minha contribuição: criar uma faixa especial de preços de criação de capas de livros para atender diretamente estes autores independentes. Mas será que os valores que eu consegui estabelecer, mesmo que abaixo dos valores pagos pelas editoras com quem trabalho, seriam suficientes para atender estes autores?

A resposta veio rápido:

No primeiro mês de lançamento dos valores especiais, três autores já estavam desenvolvendo as capas de seus livros comigo — o que me deixou muito feliz.

Layouts das capas em desenvolvimento para autores independentes
(clique na imagem para ver em tamanho maior)

Na verdade estou gostando muito de atender diretamente os autores. São sempre muito respeitosos e valorizam bastante nosso trabalho.

Diferente do que eu imaginava, eles compreendem e respeitam nossas orientações como especialistas na área de design. Entendem que não estão apenas contratando um “desenho” ou uma “arte” para a capa de seu livro — mas sim uma consultoria sobre a imagem que seu livro deve ter mercado editorial e porquê. Para minha surpresa, respeitam muito mais nosso trabalho e interferem muito menos nele do que as Editoras. A relação pessoal de confiança nos conhecimentos do profissional capista é vital para isso.

Gostou desta seção? Aprendeu algo com ela? Tem alguma dúvida?
Comente, pergunte, escreva para mim! Adoro sua participação e seus comentários!


Compartilhe esta página:

 
 
 
 

Blog “O Capista”

Blog sobre Design Gráfico Editorial e criação de Capas de Livros com artigos, dicas, projetos, novidades e um espaço de discussão sobre design gráfico editorial

Infelizmente, nesta nova roupagem do Blog (que existe desde 2010), os comentários originais dos posts foram perdidos — mas o espaço para opiniões, dúvidas, comentários permanece para vocês participarem! Sejam bem-vindos!

Siga O Capista onde preferir:

 
 
 
 

Parceiros:

 

Blog Editorial:

Consultoria de Vendas:

Assessoria de Imprensa e Editorial:

Estúdio de Ilustração: