Rubens Lima, designer gráfico editorial

Apelo Visual

por | 8 fev 2016

No segredo número 1 “Qual a função da capa de livro?” pudemos ver que uma das funções da capa é ser elemento importante para promover a venda do livro — a capa é que vai prover ao livro o apelo visual capaz de chamar a atenção do leitor/comprador da publicação.

Durante o processo de criação de uma capa de livro, uma das batalhas entre designers e editores/gerentes comerciais é justamente a diferença de tom deste apelo visual.

Se pudéssemos descrever o apelo visual como som (sinestesia), seria mais ou menos o seguinte:

Rubens Lima - capa• Apelo Visual da capa para o Designer

Um assovio objetivo, em um tom especial, encantador, quase irresistível, que hipnotiza o leitor dizendo: “Olá, venha dar uma olhada em mim, sou diferente, único. Veja como meu conteúdo é interessante, tenho certeza que vc vai me levar…”

 

 

 

Rubens Lima - capa• Apelo visual da capa para a Editora

Gritos ruidosos, altos, estridente, dizendo: “Eu tô aqui!!! Eu tô aqui!!! Eu sou bom!! Compre-me!!!! Compre-me pelamordedeus!!! Olhe para mim!!!!”

 

 

Enquanto as Editoras tendem sempre trilhar o caminho mais fácil para chamar a atenção (“aumente o título, aumente o nome do autor, coloque cores chamativas”), o designer deve, sempre que possível, insistir em criar este apelo visual utilizando outros recursos mais criativos, principalmente conceituais, sem partir para técnicas visuais no estilo “Casas Bahia”.

Afinal, este capista aqui ainda prefere acreditar que “livraria não é bem um supermercado e capa de livro não é exatamente uma caixa de sabão em pó.

Gostou desta seção? Aprendeu algo com ela? Tem alguma dúvida?
Comente, pergunte, escreva para mim! Adoro sua participação e seus comentários!


Compartilhe esta página:

 
 
 
 

Blog “O Capista”

Blog sobre Design Gráfico Editorial e criação de Capas de Livros com artigos, dicas, projetos, novidades e um espaço de discussão sobre design gráfico editorial

Infelizmente, nesta nova roupagem do Blog (que existe desde 2010), os comentários originais dos posts foram perdidos — mas o espaço para opiniões, dúvidas, comentários permanece para vocês participarem! Sejam bem-vindos!

Siga O Capista onde preferir:

 
 
 
 

Parceiros:

 

Blog Editorial:

Consultoria de Vendas:

Assessoria de Imprensa e Editorial:

Estúdio de Ilustração: